Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ENQUETE

Após redenção no Fluminense, Diniz merece permanência na Seleção? Vote

Diniz se sagrou como técnico de sucesso no Fluminense e agora mira lugar definitivo na Seleção Brasileira; veja a trajetória do comandante tricolor

Redação Publicado em 15/11/2023, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fernando Diniz na comemoração do Fluminense - Getty Images
Fernando Diniz na comemoração do Fluminense - Getty Images

Fernando Diniz já faz parte da história do Fluminense e do futebol brasileiro como um todo. No dia 4 de novembro de 2023, já na prorrogação, o Tricolor das Laranjeiras bateu o Boca Juniors por 2 a 1 (com gols de Cano e John Kennedy), em pleno Maracanã, e faturou a sua primeira taça na competição continental.

Além disso, no começo do ano, o professor havia ajudado o Flu a conquistar o Campeonato Carioca em uma grande final contra o Flamengo (com virada no placar agregado), sem contar a Taça Guanabara, que também foi obtida. Os troféus estaduais foram os seus primeiros como técnico em um clube da elite do futebol brasileiro.

Até 2018, Diniz havia treinado times de menor expressão no cenário nacional, ainda que tenha conseguido duas Copas Paulistas e um estadual da Série A3. Depois desse período, colecionou passagens oscilantes por Athletico-PR, pelo próprio Fluminense, São Paulo, Santos e Vasco, até retornar ao clube que o faria campeão da América.

A saída do Tricolor Paulista foi, nas palavras do próprio técnico, a mais dolorosa de sua carreira. Diniz foi demitido após o São Paulo ficar seis jogos sem ganhar e não conseguir sustentar a liderança nas rodadas finais do Brasileirão 2020, o que o levou a perder o título para o Flamengo.

Diniz fatura Libertadores com o Fluminense em 2023
Diniz fatura Libertadores com o Fluminense em 2023 (Créditos: Getty Images)

Em 2021, no Santos e no Vasco, as situações eram mais emergenciais. O Peixe vinha de um momento de instabilidade, enquanto o Cruzmaltino buscava, à época, o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro. Após uma sequência de maus resultados, foi dispensado por ambos os clubes. No ano seguinte, retornaria ao Fluzão, porém, teria que esperar mais uma temporada para deixar o seu nome marcado no clube com títulos.

Assim, com o seu trabalho de sucesso a longo prazo no Tricolor das Laranjeiras, a CBF confiou ao treinador a função de comandar, interinamente, a Seleção Brasileira. Com o seu estilo que prioriza a posse e o toque de bola, fluidez posicional, recuperação de atletas descredibilizados e o depósito de confiança nas jovens promessas, Diniz tem uma tarefa árdua à frente da Amarelinha.

Até então, desde que assumiu o elenco nacional, o treinador sustenta um desempenho equilibrado: estreou com a goleada sobre a Bolívia (5 a 1), obteve uma vitória suada contra o Peru (1 a 0), ficou no empate com a Venezuela (1 a 1) e foi derrotado pelo Uruguai (2 a 0). A Seleção de Fernando Diniz volta a campo nesta quinta-feira, 16, para recuperar a boa fase nas Eliminatórias Sul-Americanas, diante da Colômbia, às 21h (horário de Brasília).

Fernando Diniz merece seguir como técnico da Seleção Brasileira?

  • Sim
  • Não