Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / RECORDE BRASILEIRO!

Antes da estreia da seleção, brasileira bate recorde na Copa do Mundo

Antes da Seleção estrear na Copa do Mundo Feminina, árbitra brasileira quebra recorde na competição, dentre tantos outros em sua carreira; veja

Brasileira bate recorde na Copa do Mundo Feminina - Getty Images
Brasileira bate recorde na Copa do Mundo Feminina - Getty Images

O início da Copa do Mundo Feminina já tem um novo recorde brasileiro, antes mesmo da estreia da seleção. Isso porque, a árbitra assistente Neuza Inês Back igualou a marca de Carlos Eugênio Simon ao participar do apito do jogo entre Austrália e Irlanda, para confirmar participação em três edições diferentes de Mundiais.

Antes, o gaúcho obtinha o recorde de forma isolada, tendo apitado as competições masculinas realizadas em 2002, 2006 e 2010. De forma diferente, Neuza tem dois Mundiais masculinos no currículo, sendo em 2018 e 2022, além de estar participando da edição feminina deste ano de 2023.

Além disso, a experiente árbitra de 38 anos também participou de dois jogos olímpicos, os realizados no Rio de Janeiro e em Tóquio, em 2016 e 2020, respectivamente. Neuza vive o auge de sua carreira, que começou com grande influência de seu irmão, o também árbitro, André Back.

"Minha relação com a arbitragem começou por conta do meu irmão que era árbitro da Federação Catarinense e me convidou para fazer parte do quadro. As minhas primeiras escalas foram como delegada, me interessei e fui fazer o curso (de árbitros). Em 2007, prestei a prova, passei e a partir daí comecei a fazer parte do quadro", afirmou em entrevista há algum tempo.

Neuza Inês Back em ação
Neuza Inês Back em ação / Créditos: Getty Images

Outra curiosidade relevante de Neuza, é que a árbitra principal de seu trio na Copa do Mundo, Edina Alves é sua grande amiga há 15 anos. Mais do que isso, ambas dividem um apartamento em Jundiaí, no interior de São Paulo, até os dias de hoje. Nesta quinta-feira, 20, ambas se juntaram a Leila Cruz para apitar o primeiro jogo da anfitriã, a Austrália.