Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Fórmula 1 / DESIGUALDADE

Hamilton detona falta diversidade de gênero na F1

Heptacampeão da F1, Lewis Hamilton demonstrou insatisfação com a ausência de mulheres na elite do automobilismo; FIA estabeleceu projeto de incentivo em 2022

Lewis Hamilton, piloto da Mercedes pela F1 - Getty Images
Lewis Hamilton, piloto da Mercedes pela F1 - Getty Images

Lewis Hamilton, heptacampeão da F1, abriu o jogo sobre a falta de diversidade de gênero na elite do automobilismo. Vale destacar que a última vez em que uma mulher pilotou um carro da categoria foi em 2018, quando Tatiana Calderon participou de um teste da Alfa Romeo. Poucas competidoras femininas estiveram nas pistas de maneira oficial, como Maria Teresa de Filippis e Lella Lombardi.

“Nos 16 anos em que estou correndo nesse esporte, apenas homens estiveram presentes. Isso é um problema”, pontuou Hamilton. O piloto britânico explicou que a igualdade entre homens e mulheres na F1 não é uma prioridade da instituição: “Não prestamos atenção suficiente ou demos importância à falta de diversidade de gênero na categoria”.

F1 ACADEMY

A FIA criou, recentemente, uma categoria focada exclusivamente na formação e preparo de mulheres para a elite do automobilismo: a F1 Academy. O projeto é liderado por Susie Wolff, esposa de Toto Wolff, chefe de equipe da Mercedes. Em 2015, ela havia sido a primeira mulher em 22 anos a participar de uma sessão na categoria, pela Williams.