Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Fórmula 1 / CURIOSIDADES!

GP do Japão: veja curiosidades do circuito que foi palco de títulos da F1

Etapa do Japão já consagrou mais de 10 títulos mundiais da Fórmula 1, incluindo o mais recente e bizarro de Max Verstappen; veja outras curiosidades

Grande Prêmio do Japão - Getty Images
Grande Prêmio do Japão - Getty Images

No início da madrugada deste domingo, 7, o brasileiro acompanha o Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1, quarta corrida da temporada de 2024, que acontece no Circuito de Suzuka. Nele, muitos títulos mundiais da categoria já foram decididos, incluindo o mais recente e inusitado de Max Verstappen.

Tal qual as etapas da Austrália e da China, o circuito traz para os brasileiros o desafio de enfrentar o fuso horário para acompanhar o esporte. Porém, vale a pena acompanhar a prova que tem o costume de brindar a torcida com momentos históricos em suas curvas.

Na Fórmula 1 desde a década de 1970, o Japão construiu uma história impressionante na categoria, se destacando por consagrar pilotos. Mas, também já registrou vitórias emblemáticas e pistas inesquecíveis. Veja algumas curiosidades sobre o GP japonês.

Antes mesmo da Fórmula 1

As primeiras edições do GP do Japão aconteceram ainda na década de 1960, mas não como provas da F1. A estreia do circuito veio em 1963, durante uma disputa de provas esportivas vencida pelo britânico Peter Warr.

Um ano depois, seu compatriota venceu a corrida de Fórmula Livre. Em 1973, aconteceu a primeira vitória de Motoharu Kurosawa, durante uma disputa da Fórmula 2000 (atual Super Fórmula). O Grande Prêmio nipônico se revezou entre categoria até marcar sua estreia na F1, em 1976.

Estreia da sorte

E se engana quem pensa que a prova demorou para se tornar histórica. Já em 1976, em seu ano de estreia, uma disputa emblemática nas curvas japonesas decidiu o título daquela temporada. Michael Andretti, da Lotus, largou na frente e venceu, com Patrick Depailler, da Tyrrell, ficando em segundo, e James Hunt, da McLaren, chegando em terceiro. Como Niki Lauda, da Ferrari, abandonou a corrida nas primeiras voltas, por conta do cenário perigoso criado pela chuva e neblina, Hunt arrematou o título sobre o austríaco por somente um ponto, por 69 a 68.

Suzuka é marcante, mas não a primeira

As curvas incomuns do Circuito de Suzuka podem chamar a atenção e atrair olhares dos torcedores, tendo o formato de oito, sendo um clássico do automobilismo. Porém, é sempre bom ressaltar que o país asiático já recebeu corridas da categoria em outras pistas, sendo a principal delas Fuji, nos anos de 1976, 1977, 2007 e 2008. Além dela, Aida também já recebeu algumas disputas, em 1994 e 1995, com o Grande Prêmio do Pacifico.

Novidade na área

Em 2023, o GP do Japão encerrou uma tradição importante da prova acontecer no segundo semestre, geralmente entre os meses de setembro ou outubro. Mas, a partir deste ano, acontece em abril, entre as etapas da Austrália e China, como um esforço da F1 de regionalizar o calendário e encurtar as viagens, diminuindo a emissão de gás carbônico para o deslocamento dos pilotos.

Muito perto de um novo recorde

O maior vencedor do GP é o alemão Michael Schumacher, com seis triunfos. Porém, o lendário britânico Lewis Hamilton está na cola, com quatro. O corredor da McLaren ainda não conseguiu igualar a marca, mas pode chegar ainda mais perto caso vença neste domingo, 7. Entretanto, os torcedores sabem que o grande favorito segue sendo Max Verstappen, da Red Bull Racing, que já venceu duas vezes no Japão.

Criador do campeões

O título mencionado de James Hunt foi só o primeiro a ser decidido pelo GP japonês, que acabou se tornando um grande criador de vencedores. Até 2022, foram 13 títulos decididos pela etapa do Japão, incluindo o de Max Verstappen, naquele ano.

Entre as duas conquistas, outros sete pilotos também se consagraram campeões por lá: Nelson Piquet (1987), Ayrton Senna (1988, 1990 e 1991), Alain Prost (1989), Damon Hill (1996), Mika Hakkinen (1998 e 1999), Michael Schumacher (2000, 2003) e Sebastian Vettel (2011).

Título após a corrida

A conquista do holandês veio em 2022 de uma forma muito incomum. Depois de uma forte chuva cair sobre a pista no domingo, a organização decidiu encerrar a corrida com somente 28 voltas, de um total de 53 previstas.

O monegasco da Ferrari, Charles Leclerc, veio em segundo, e o mexicano Sergio Pérez, companheiro de Verstappen, ficou em terceiro. Entretanto, o piloto da escuderia italiana, que até então era vice-líder do campeonato, foi punido depois da prova e acabou perdendo uma posição. Desta forma, o corredor da escuderia austríaca acabou abrindo uma margem suficiente para se consagrar campeão.

Max Verstappen vencendo o GP do Japão em 2022 - Créditos: Getty Images
Max Verstappen vencendo o GP do Japão em 2022 - Créditos: Getty Images