Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Fórmula 1 / GP DO BRASIL

F1: Pérez lidera no primeiro treino livre do GP de São Paulo

Nesta sexta-feira, 11, foi realizado o primeiro treino livre da F1 no GP de São Paulo, pelo qual Sergio Pérez obteve a melhor posição; Max Verstappen completou a dobradinha

Redação Publicado em 11/11/2022, às 13h44 - Atualizado às 13h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sergio Pérez, piloto da Red Bull Racing na F1 - Getty Images
Sergio Pérez, piloto da Red Bull Racing na F1 - Getty Images

Nesta sexta-feira, 11, Sergio Pérez liderou o primeiro treino livre da F1 pelo GP de São Paulo. Com muitas disputas internas entre equipes (principalmente na Red Bull Racing e na Ferrari), Checo ficou à frente com o tempo final de 1m11s853, que foi seguido pelo bicampeão Max Verstappen, com 1m11s861 e Carlos Sainz Jr, que anotou 1m12s104. 

Charles Leclerc que 'tropeçou' em alguns momentos ao longo da prova, conseguiu se garantir logo na sequência de seu colega da Ferrari, em 1m12s349. O heptacampeão Lewis Hamilton, cuja visita ao Brasil tem gerado grande repercussão, chegou a conquistar um lugar no "pódio" do TL1, mas acabou surpreendendo no fim, estacionado em 16º lugar.

O TREINO

Desde o início, os colegas de equipe Max Verstappen e Sergio Pérez brigaram para assumir o topo do TL1 em Interlagos. Embora o mexicano tenha começado com 1m14s447, o jovem bicampeão fez jus ao seu título e assumiu a ponta com 1m14s104. Além disso, após sete minutos de treino, Bottas havia tomado a vice-liderança de Checo e chegando, até mesmo, a passar o holandês de maneira pontual, com 1m13s807.

No entanto, Verstappen respondeu e reassumiu a liderança. Carlos Sainz Jr., que ocupou a 4ª posição, reclamou no rádio da Ferrari a respeito da lentidão de Lando Norris na pista, que teria atrapalhado o espanhol a conseguir um bom lugar na primeira etapa da dinâmica. Outros carros também estavam sendo conduzidos mais vagarosamente, como o de Lance Stroll, o que também atrapalhou Charles Leclerc.

Carlos Sainz, da Ferrari, no primeiro treino livre do GP de São Paulo pela F1
Carlos Sainz, da Ferrari, no primeiro treino livre do GP de São Paulo pela F1 (Créditos: Getty Images)

No giro de pneus macios, Pérez conseguiu se colocar à frente do colega Verstappen mais uma vez, a somente 0s008 do piloto de 25 anos. Leclerc e Sainz, por sua vez, disputaram a terceira posição atrás dos representantes da Red Bull. George Russell, que já esteve em 14º, surpreendeu ao conquistar provisoriamente a 4ª posição, distando apenas 0s3 do último giro do mexicano.

Hamilton, após um erro na curva 8, conseguiu se superar e pular para terceiro, mas foi desbancado por Carlos. Nos minutos finais Leclerc operou um milagre sobre Pérez e tomou a vice-liderança a 0s004 de distância, à frente de Verstappen. No entanto, o top 3 final foi consolidado com o mexicano, o holandês e o espanhol de 28 anos.

CLASSIFICAÇÃO COMPLETA: