Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira
Colunistas / Eduardo Colli / JOGOS OLÍMPICOS

As primeiras vezes dos americanos nos Jogos Olímpicos (que nunca se esquecem...)

Com 2523 medalhas no total e o primeiro país a superar 1000 ouros, que no Rio conquistou a 1022ª dourada, a maior potência olímpica merece um “As primeiras vezes”

Redação Publicado em 05/08/2021, às 18h17 - Atualizado às 18h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Michael Phelps, nadador americano maior recordista de medalhas olímpicas, com 28 - GettyImages
Michael Phelps, nadador americano maior recordista de medalhas olímpicas, com 28 - GettyImages

ATENAS/1896...

...ao estabelecer 13,71 metros na prova do salto triplo, o primeiro dia de competições terminou com o americano James Bennet Connolly se tornando o primeiro campeão olímpico após o renascimento das Olimpíadas. Oriundo de Nova York, essa é a também primeira medalha olímpica e primeira medalha de ouro dos Estados Unidos, o país que ocupa o primeiro lugar no ranking de medalhas por países da história olímpica. 

...americano de Baltimore, Robert Garret foi o primeiro multimedalhista com quatro (duas de ouro – arremesso de dardo e peso – e duas de prata – salto em distância e em altura). E outros três americanos conquistaram duas: Tom Burke (o primeiro corredor a utilizar a então revolucionária técnica de largada agachada), Ellery Clark e Robert "Bob" Garrett, todas de ouro. 

...a prova de tiro para pistolas militares foi dominada por dois irmãos americanos: John e Sumner Paine, a primeira dupla de irmãos a terminar em primeiro e segundo lugar na mesma competição. 

...na prova de pistola livre, só participou Sumner Paine, que em primeiro lugar, tornando-se assim o primeiro parente de um campeão olímpico a sê-lo também. 

PARIS/1900...

...o americano Ray Ewry, o primeiro campeão olímpico (ganhou oito medalhas em três jogos) havendo sofrido pólio na infância: em Paris juntou os três primeiros ouros.

...Margaret Abbott ao vencer o torneio de simples do golfe, se sagrou a primeira mulher americana a ser campeã olímpica.

...primeiro corredor a atacar as barreiras, passando por elas muito mais que saltando, Alvin Kraenzlein venceu os 110 e 200 metros com barreiras, os 60 metros rasos e o salto em distância. Nos 116 anos seguintes, apenas dois outros americanos no atletismo: Jesse Owens e Carl Lewis igualaram as 4 medalhas de ouro em uma edição.

SAINT LOUIS/1904...

...George Poage, dos EUA, terceiro colocado nos 200 e 400m com barreiras, se tornou o primeiro atleta negro a ganhar uma medalha nos Jogos.

...o americano George Eyser que na juventude foi atropelado e competia com uma perna de pau, se tornou o primeiro campeão olímpico com deficiência física. 

...alegando cansaço, o americano Fred Lorz, desistiu da maratona no quilômetro 15 e pegou uma carona de carro até o estádio para trocar de roupas. Faltando sete quilômetros para chegar, o carro quebrou e recuperado, ele voltou a correr. Foi recebido com grande ovação pelo público e percorreu a última volta como vencedor. Após ser fotografado ao lado do presidente Roosevelt, alegou cansaço indo para os vestiários trocar-se e foi embora. O primeiro trambiqueiro dos Jogos. 

...o verdadeiro vencedor da maratona foi Thomas Hicks, inglês de nascimento que competiu pelos Estados Unidos. Muito cansado durante a prova, Thomas recebeu em público, e na frente dos árbitros, injeções de sulfato de estricnina, massagens nas pernas, gemas de ovos e doses de conhaque ministradas por seu treinador. O primeiro caso de doping nos Jogos Olímpicos dos tempos modernos. 

LONDRES/1908...

...pela primeira vez registra-se um empate: os estadunidenses Edward Cooke e Alfred Gilbert terminam em primeiro no então chamado de salto com vara, ambos saltaram 3,71m, sem desempate.

...na final dos 400 m livres do atletismo, corrida no dia 23 de julho contava com um britânico e três americanos, após os árbitros britânicos acusarem o americano John Carpenter de cometer uma falta contra o britânico Wyndham Halswelle, a prova foi encerrada e John desclassificado. Após muita confusão, a prova foi remarcada para o dia 25 de julho. Como os três americanos em protesto não participaram, pela primeira vez, uma corrida teve um único atleta, o britânico Wyndham Halswelle que ganhou o ouro. 

...a Grã-Bretanha, nação anfitriã, pela primeira e única vez liderou o quadro de medalhas em uma olimpíada, com um total de 145 (suas 56 de ouro mais que dobraram as dos Estados Unidos: nunca mais voltaria a acontecer).

...na primeira e única disputa da estranha prova do mergulho em distância, na qual os competidores tinham 60 segundos para alcançar a maior distância, vitória do americano William Dickey com 19,05 metros.

ESTOCOLMO/1912...

...o primeiro “photo finish” (sistema que combina fotografias e cronometragem semielétrica) usado nos Jogos serve para desempatar o segundo lugar, disputado por dois estadunidenses: Abel Kiviat e Norman Taber, cronometrados com o mesmo tempo de 3m59s9, nos 1.500m rasos. A imagem favorece Kiviat. 

...descendente dos índios Sac, conhecido como “Wa-Tho-Huck”, que significa caminho brilhante, Jim Thorpe medalha de ouro no pentatlo e no decatlo, foi considerado pelo Rei Gustavo da Suécia como o maior atleta do mundo. Em 1913, acusado pelo COI de ser uma atleta profissional, foi o primeiro campeão olímpico a ter suas medalhas cassadas.

...o primeiro de uma longa linha de grandes nadadores havaianos, Duke Kahanamoku foi o melhor velocista do início do século XX. Na cinco provas olímpicas que participou, ganhou 3 e foi vice por duas vezes. Em sua vida, ele fez pontas em vários filme, teve um papel proeminente em um caso histórico da Suprema Corte e ficou conhecido mundialmente como o pai do surfe moderno.

ANTUÉRPIA/1920...

... no boxe, o americano Edward Eagan conquista sua primeira medalha de ouro. Membro da equipe vencedora do Bobsleigh para 4 integrantes, ele é o primeiro e único atleta a conquistar medalha de ouro nas Olimpíadas de Verão e de Inverno. 

...Carl Osburn conquistou no total 11 medalhas, 5 de ouro nas prova: carabina por equipes em 1921; carabina militar em pé 300 metros, carabina militar ajoelhado por equipes 300 metros, carabina militar por equipes 300 + 600 metros e carabina livre por equipes em 1920. Ele é o primeiro do ranking do atiradores olímpicos de todos os tempos e apenas Michael Phelps tem mais medalhas olímpicas que ele.

...Ethelda Bleibtrey conseguiu um feito que nunca será igualado, venceu todas as provas femininas da natação em 1920 e se tornou a primeira mulher americana a ganhar o ouro olímpico na natação.

...com 126 vitórias consecutivas, John Brendan Kelly Senior venceu skiff simples  quando bateu o britânico Jack Beresford. Em parceria com Paul Costello venceu no “Skiff duplo”. Além de ser o primeiro americano com três medalhas de ouro no remo, seus filhos se tornaram famosos. Jonh Jr. competiu em 4 Olimpíadas e sua filha Grace Kelly, famosa atriz de cinema, que se tornou a Princesa de Mônaco.

PARIS/1924...

...durante a infância, o americano Johnny Weissmuller contraiu poliomielite e por indicação médica começou a nadar, se destacando como velocista. Em 1922, ele foi o primeiro homem a nadar os 100 metros livres abaixo de 1 minuto. Em Paris - 1924, ele ganhou quatro medalhas e em Amsterdã, se tornou bicampeão dos 100m livres. Em 1929, convidado pelo estúdio MGM, Johnny se tornou o primeiro atleta e o primeiro campeão olímpico, a representar Tarzan, o Rei da Selva, um grande sucesso do cinema.

...Pete Desjardins, o primeiro a vencer as duas provas dos saltos ornamentais na mesma edição: plataforma e trampolim.

AMSTERDÃ/1928...

...com apenas 16 anos, a norte-americana Betty Robinson foi à primeira mulher a conquistar uma medalha de ouro no atletismo (100 m rasos). A canadense Ethel Catherwood foi a primeira a vencer uma prova que não fosse corrida (salto em altura) e a polaca Halina Konopacka a primeira a ganhar uma prova de arremesso (disco). Mas, ao final da prova de 800 metros algumas mulheres desmaiaram, assim surgiram argumentos que defendiam a exclusão feminina das Olimpíadas devido a sua incapacidade física para provas de resistência. 

...a primeira americana a conquistar um bicampeonato olímpico é Dorothy Poynton-Hill na prova da plataforma 10 metros.

LOS ANGELES/1932...

...os árbitros, pela primeira vez numa olimpíada, mudaram o resultado de uma final depois de rever as imagens da chegada. O terceiro lugar nos 110 metros com barreiras, que na primeira visão favoreceu o local Jack Keller, foi repassado finalmente para o britânico Donald Finlay.

...surge a primeira estrela feminina para valer: a estadunidense Mildred Didrikson, que ganha três medalhas, duas de ouro e uma de prata. A polivalência que mostrará durante o resto de sua carreira a consagra, para muitos, como a desportista mais completa do século. 

...primeira em popularidade com a torcida americana, Helele Madison venceu três provas da natação: 100m livres, 400m livres e revezamento 4x100m livres.

BERLIM/1936...

...por causa do nazismo, pela primeira vez aparece com força o tema do racismo: as vitorias do negro Jesse Owens na frente do próprio Adolf Hitler e de outros negros americanos, demonstrando no atletismo que a raça ariana não era superior, é o ponto marcante dos últimos Jogos antes da 2ª Guerra Mundial. 

...o primeiro Torneio Olímpico de Basquetebol foi realizado em quadras externas, as mesmas utilizadas para as partidas de Tênis, com piso de argila e areia. A seleção americana, que era formada na sua maioria por jogadores da equipe da Universal Pictures venceu o Canadá na final e se sagrou o primeiro país a ser campeão olímpico nesse esporte. Os americanos venceram todos os torneios de basquete masculino de 1936 até 1968.

LONDRES/1948...

...Alice Coachman, dos EUA, transforma-se na primeira mulher negra a ganhar uma medalha de ouro. Ela venceu o salto em altura. Anos mais tarde, Coachman seria a primeira mulher negra a representar a marca de um produto de consumo, sendo escolhida pela Coca-Cola para uma campanha publicitária. 

...pela primeira vez uma atleta consegue ganhar duas medalhas de ouro nas provas de saltos ornamentais: Victoria Manola Draves, filha de pai filipino e mãe inglesa, ela conquistou suas medalhas para os Estados Unidos, nacionalidade que ele tinha conseguido depois do casamento. 

...aos 17 anos, o americano Robert Mathias disputava pela primeira vez a prova completa do Decatlo. Regular nas dez provas, conquistou a medalha de ouro. 

...Sammy Lee, o primeiro americano de origem asiática a ganhar uma medalha olímpica e o primeiro bicampeão olímpico da plataforma dos saltos ornamentais.

…o primeiro e único velocista da história do atletismo olímpico a vencer os 100m rasos e os 110m com barreiras é Harrison Dillard.

...em sua primeira participação nos Jogos, os soviéticos não falaram com ninguém durante dois dias até que o pastor protestante e doutor em Teologia, o americano Robert Richard, na prova do Salto com Vara, conseguiu alterar a situação na final que reuniu 9 atletas, 3 deles americanos e 3 soviéticos.

...poucos americanos foram bem no levantamento de peso olímpico, um deles foi Norb Schemansky, o primeiro pesista que ganhou quatro medalhas olímpicas.

HELSINQUE/1952...


...Tommy Kono foi o primeiro e único halterofilista a estabelecer recordes mundiais em quatro categorias de peso distintas. Ele ganhou 3 medalhas olímpicas: 2 ouros e 1 prata.

...o americano Eric Ridder campeão olímpico na classe 6 metros, se tornaria em 1964, o primeiro velejador a vencer também a America's Cup, como sub-capitão do barco Constellation em 1964. 

..."Marvelous" Mal Whitfield é o primeiro e único americano a ganhar dois títulos olímpicos nos 800 metros e um entre apenas seis homens medalhados nos 400 e 800 metros. Em 1954, ele se tornou o primeiro afro-americano a vencer o prestigioso James E. Prêmio Sullivan concedido ao melhor atleta amador do país.

...dezesseis anos antes de Dick Fosbury apresentar seu famoso "flop", outro inovador americano do atletismo foi Parry O'Brien. Usando um método mais tarde apelidado de "O'Brien Glide", ele se tornou o primeiro arremessador de peso a movimentar o corpo em 180 graus na sequência dos lançamentos. Com a força rotacional adicional, O'Brien se uniu a outro americano Ralph Rose como o único arremessador a ganhar duas medalhas de ouro e o único com  medalhas em três Olimpíadas.

MELBOURNE/1956...

...a americana Patricia McCormick, se tornou a primeira bicampeã olímpica nas duas provas: trampolim e plataforma dos Saltos Ornamentais. 

...campeões olímpicos em plena Guerra Fria, a bela tcheca Olga Fikotova e o americano Harold Connoly se apaixonaram, o primeiro “love story” que comoveu o mundo. Eles se casaram em Praga, com o casal Zátopek como padrinhos. 

...Bobby Morrow é sem dúvida o maior velocista branco da história com seu triplo sucesso olímpico: 100 e 200 metros e revezamento 4 x 100 metros.
Ele foi o primeiro velocista desde Jesse Owens a ganhar a medalha de ouro nas três provas de velocidade.

ROMA/1960...

...no decatlo, o vencedor foi Rafer Jonson. Em 1984, ele se tornou o primeiro porta-bandeira negro da delegação americana.

...Wilma Rudolph a primeira mulher da história a vencer os 100 metros, 200 metros e o revezamento 4x100 metros.

...o primeiro americano a disputar sete edições dos Jogos foi J. Michael Plumb. Ele é o líder do país no hipismo com 2 ouros e 4 pratas.

TÓQUIO/1964...

...Michael Larrabee, professor de matemática de uma escola de Los Angeles, ganhou a medalha de ouro nos 400 metros, aos 30 anos de idade. Seus alunos riram dele quando lhes contou que iria tentar a classificação para os Jogos. Larrabee se tornou o primeiro branco a ganhar a prova depois de 32 anos. 

...o americano Don Schollander se torna o primeiro nadador a ganhar quatro medalhas de ouro numa única Olimpíada.

...o americano Bob Hayes campeão olímpico dos 100 metros rasos e do revezamento 4x100 metros rasos em Tóquio, três anos depois, se tornou o primeiro e único atleta olímpico, a sagra-se campeão do futebol americano, ao conquistar o título do Super Bowl jogando pelo Dallas Cowboys. 

...em 1960, aos 13 anos, Donna de Varona foi a integrante mais jovem da equipe olímpica de natação. Entre 1960 e 1964, ela se tornou a  nadadora mulher mais conhecida do mundo, estabeleceu 18 recordes mundiais nesse ínterim e ganhou três ouros em Tóquio. Ela foi a primeira locutora esportiva feminina nos Estados Unidos e a primeira a cobrir as Olimpíadas para a televisão, o que fez em 1968, 1972 e 1976. 

MÉXICO/1968...

...a norte-americana Wyomia Tyus se tornou a primeira pessoa entre homens ou mulheres, a ganhar os 100 metros do atletismo em duas olimpíadas consecutivas. 

...pela primeira se supera a marca de 8,80 metros no salto em distância. Pela primeira e única vez em sua carreira, o americano Bob Beamon atingiu a prodigiosa distância de 8,90 metros. Considerado o recorde mundial do século, foi quebrado apenas em agosto de 1991, quando Mike Powell fez 8,95 metros.

...primeira mulher a vencer os 200, 400 e 800 metros livres da natação na mesma edição, a americana Debbie Meyer. 

...a politização dos Jogos Olímpicos se torna inevitável pela grande visibilidade que começaram a ter os atletas; assim, pela primeira vez, os negros americanos Tommie Smith y John Carlos, ouro e bronze dos 200m rasos, reivindicaram a luta dos direitos civis em seu país, fazendo o sinal de protesto do movimento Black Power.  O COI, por decisão de seu presidente, o americano branco Avery Brundage, com o pretexto que isso agredia o espírito olímpico, suspendeu os atletas e os expulsou da vila olímpica. A partir daí os outros negros americanos, solidarizados com seus colegas, repetiram o gesto cada vez que subiram ao pódio ou usavam algum elemento identificador do movimento como as boinas que luziram Lee Evans, Larry James e Ron Freeman quando venceram os 400m rasos. 

...o arremessador de disco Al Oerter se torna o primeiro homem a ganhar quatro medalhas de ouro na mesma especialidade. 

...utilizando pela primeira vez sua revolucionária técnica de saltar de costas no salto em altura, seu inventor, o americano Dick Fosbury conseguiu 2,24 metros e a medalha de ouro. 

...enquanto vários atletas negros protestavam, ao vencer a categoria dos pesados, o boxeador George Foreman foi o primeiro negro nesses Jogos, a comemorar a medalha de ouro agitando nos quatro cantos do auditório uma pequena bandeira. 

...nos 400 metros livres, Claudia Kolb foi a primeira nadador a vencer a prova com 13 segundos de vantagem sobre a segunda colocada.

MUNIQUE/1972...

...no basquete masculino, em uma final disputadíssima, quando falta pouco mais de um segundo para acabar o jogo contra os soviéticos, pela primeira vez os americanos assumiram a liderança do placar em 50 a 49. Após os protestos dos soviéticos que o cronômetro havia avançado quando seu treinador pediu um tempo técnico, pela primeira vez na história, William Jones o presidente da FIBA a época, interferiu e a partida recomeçou faltando três segundos. Tempo suficiente para que os soviéticos virassem pela primeira vez o placar para 51 a 50. Pela primeira vez na história após 63 vitórias, a equipe de basquete masculino dos Estados Unidos perdeu uma partida. Após sete medalhas de ouro consecutivas, os americanos pela primeira vez ficaram apenas com a prata. Pela primeira vez no basquete, um time não compareceu para receber suas medalhas. Em protesto os americanos não subiram no pódio e até hoje, nenhum atleta reclamou sua medalha. 

...pela primeira vez um atleta conquista sete ouros e quebra sete recordes: o nadador norte-americano Mark Spitz. Duas dessas façanhas com minutos de diferença num mesmo dia. 

...enfrentando as nadadoras da Alemanha Oriental no auge do doping sistémico daquele país, Shirley Babashoff é muitas vezes lembrada não por suas marcas, mas pelo que poderia ter sido. Mesmo assim, ela é a primeira americana a terminar até a 5ª colocação nas 10 finais olímpicas que participou, com oito medalhas.

...superando uma contusão no joelho, Dan Gable é segundo alguns especialistas o maior lutador produzido nos Estados Unidos. Mesmo com uma séria contusão no joelho, ele foi campeão olímpico e o primeiro lutador americano a vencer todas as lutas sem ter nenhum ponto contra.

MONTREAL/1976...

...Edwin Moses conquistou seu primeiro ouro nos 400 metros com barreira. Entre 1977 e 1987, ele venceu essa prova 122 vezes consecutivamente. Ao conquistar seu segundo ouro em 1984, ele se tronou o único americano do atletismo, a vencer uma prova antes e uma prova depois do boicote de seu país aos Jogos de 1980.

...depois de ser 10º colocado em 1972, com 8.618 pontos, Bruce Jenner quebrou o recorde mundial do decatlo e ganhou o ouro. Após os Jogos, se tornou uma personalidade da Tv e do cinema. Casou e se divorciou de Kris Kardashian, ex-esposa de Robert, um dos advogados de OJ Simpson, e estrela de um reality show nos Estados Unidos. Em 2015, Jenner corajosamente anunciou que se identificou como mulher, e não como homem, se tornando o primeiro campeão olímpico a mudar de sexo.

...com quatro medalhas de ouro, todas em tempo recorde mundial, e uma de prata, John Naber foi o primeiro homem a nadar menos de 56 segundos nos 100 metros e o primeiro homem a quebrar a barreira de dois minutos pelos 200 metros.

...após Lanny Bassham e Margaret Murdock empatarem em primeiro lugar na carabina em três posições, Bassham sugeriu que as duas medalhas de ouro fossem divididas, mas o pedido foi recusado. Então, os dois compartilharam o degrau mais alto do pódio. Como não havia as provas femininas na época, e elas competiam com os homens, Margaret se tornou a primeira mulher a ganhar uma medalha olímpica no tiro.

…Evelyn Ashford ganhadora de cinco medalhas, quatro de ouro e uma de prata, é a primeira mulher a romper a barreira dos 11 segundos em uma olimpíada.

...nesta edição, os Estados Unidos ganhou 7 das 11 categorias do boxe e deste sete campeões, sem dúvida o melhor foi Sugar Ray Leonard. Como profissional, em 1979 ganhou seu primeiro título mundial do derrotar Wilfred Benitez dos médios.

...com as medalhas de ouro em 1976 e 1984, Darrell Pace é o primeiro e único arqueiro olímpico de ambos os sexos a vencer a competição individual moderna duas vezes e um dos poucos americanos a manter um nível de classe mundial durante o boicote dos EUA em 1980. Em 2011, a Federação Mundial de Tiro com Arco nomeou a Pace como seu "Atleta do Século 20".

LOS ANGELES/1984...

...pela primeira vez, desde a maravilhosa performance de Jesse Owens em 1936, outro americano, Carlton “Carl” Lewis conquistou quatro medalhas de ouro no atletismo.

...Valerie Brisco Hooks torna-se a primeira atleta a se impor nos 200m e 400m rasos na mesma olimpíada.

...Mary Lou Retton se tornou a primeira norte-americana a conquistar o ouro da prova geral na ginástica e a primeira norte-americana que recebeu uma nora ´10´ (ela derrotou as romenas, tradicionais medalhistas na especialidade).

...eleita a maior atleta feminina do século 20 pela Sports Illustrated, Jackie Joyner-Kersee é a primeira atleta a ganhar duas medalhas de ouro consecutivas no heptatlo em 1988 e 1992 e ainda, somou mais três medalhas no salto em distância. Ícone do esporte feminino, seu legado é imenso, uma mulher atleta em sua aparência elegante, poderosa e digna.

...impedida de competir em 1980, Tracy Caulkins venceu as duas provas medley, 200 e 400 metros e o revezamento. Primeira nadadora a ganhar 48 provas e a estabelecer 63 recordes americanos.

...pela primeira vez, o mundo assiste assustado no final da maratona feminina, a cambaleante suíça Gabriela Anderson se arrastar por cinco angustiantes minutos para cobrir os últimos 200 metros. A americana Joan Benoit foi a primeira vencedora da maratona feminina.

…em 1976, após uma lesão, Connie Carpenter-Phinney que era patinadora, passou a treinar ciclismo e no mesmo ano, ganhou o campeonato nacional. Em 1984, nas primeiras disputas do ciclismo feminino, ganhou a prova individual de estrada.

...com recordes mundiais que duraram 20 anos, Mary T. Meagher é a primeira do ranking do nado borboleta de todos os tempos, ela é a “Madame Butterfly”, a madame borboleta. Em 1984, ela venceu as duas provas desse nado e o revezamento 4x100 metros.

...a prata de Peter Vidmar na competição geral foi a primeira medalha conquistada por um ginasta americano naquele evento desde 1904. Ele também levou para casa o ouro individual no cavalo com alças e foi um contribuidor chave para o primeiro, e até agora único, título olímpico do time dos EUA . Embora Vidmar certamente tenha se beneficiado do boicote soviético, vale a pena mencionar que os atuais campeões mundiais da China estiveram presentes no encontro olímpico.

SEUL/1988...

...Steve Timmons e Karch Kiraly são os melhores jogadores de vôlei da seleção americana e fizeram parte da primeira seleção americana a ser bicampeão olímpica.

...a carreira olímpica de Greg Louganis teve todas as marcas de grandeza, do  trauma de seu ferimento na cabeça em 1988 e a recuperação subsequente até seu reinado de uma década. Tornou-se o primeiro e único homem a vencer os eventos de trampolim e plataforma em Olimpíadas consecutivas.

...desde Mark Spitz, Matt Biondi foi o primeiro nadador a ganhar sete medalhas em uma edição olímpica. Na carreira, Matt ganhou 11 medalhas, sendo 8 ouros.

…sem nunca ter nadado um revezamento, primeira nadadora a ganhar cinco medalhas de ouro nas provas dos 400 e 800 metros, Janet Evans encantou multidões com seu estilo de moinho de vento, sua marca registrada. Seu recorde mundial dos 800 metros durou 19 anos.

...Terry Schroeder é um dos mais conhecidos jogadores americanos de polo aquático, competiu em três edições e conquistou duas pratas. Schroeder foi imortalizado como o primeiro jogador ter seu corpo usado para o modelo da figura masculina colocada fora do Los Angeles Memorial Coliseum antes das Olimpíadas de 1984. 

...americano Roy Jones Jr foi muito melhor durante toda a luta contra o sul-coreano Park Si-hun na final da categoria médio leve. Aplicou 86 golpes e recebeu 32, mesmo assim Park foi declarado vencedor. Quando os árbitros foram questionados sobre o resultado, o primeiro a responder foi o árbitro do Marrocos: “o americano venceu facilmente, tão facilmente de fato, que eu votei no sul-coreano para o placar apontar 4 a 1 e não 5 a 0, para não criar embaraços para o país anfitrião”. Infelizmente para Roy, os juízes de Uganda e do Uruguai pensaram o mesmo.

...Bruce Baumgartner é o primeiro do ranking em medalhas olímpica na luta, quatro no total: 2 ouros, 1 prata e 1 bronze.

BARCELONA/1992...

...primeira participação dos jogadores profissionais de basquete da NBA, a liga norte-americana. Com um jogador universitário Christian Laettner e onze monstros: David Robinson, Pat Ewing, Larry Bird, Scottie Pippen, Michael Jordan – o maior de todos os tempos –, Clyde Drexler, Karl Malone, John Stockton, Chris Mullin, Charles Barkley e Magic Johnson foi formado o primeiro e inigualado ´dream team`, time dos sonhos da história olímpica. Com oito vitórias em oito partidas, pela primeira vez no torneio de basquete uma equipe venceu todas as partidas por uma diferença de, no mínimo, 32 pontos. 

...primeiro ele prometeu à sua mãe que morreu de câncer, ganhar o título olímpico e o fez derrotando Marco Rudolph, que o havia derrotado na final do Campeonato Mundial de 1991. Depois, como boxeador profissional, Oscar de la Hoya ganhou dez títulos mundiais em seis divisões diferentes. 

...diagnosticada com uma doença autoimune grave conhecida como doença de Graves em 1990, Gail Devers superou a doença para forjar uma das carreiras mais longas e bem-sucedidas velocista do atletismo feminino. Desde Wyomia Tyus em 1968, Gail se tornou a primeira bicampeã olímpica dos 100 metros.

...com doze medalhas no total, sendo 8 de ouro (todas em revezamentos) Jenny Thompson é a primeira do ranking de medalhas entre as mulheres americanas. 

ATLANTA/1996...

...Michael Johnson o primeiro homem a vencer os 200m (com 19s32 e novo recorde mundial) e 400 metros rasos na mesma Olimpíada. 

...a nadadora americana Amy Van Dyken foi a atleta mais condecorada em Atlanta: venceu 50 m, 100 m, revezamento 4x100 m nado livre e revezamento 4x100 m medley, tornando-se a primeira mulher de seu país a conquistar quatro títulos em uma única Olimpíada.

...pela primeira vez, um saltador colocou em seu pescoço a quarta medalha de ouro consecutiva no salto em distância. Aos 35 anos, Carl Lewis saltou 8,50 metros e se igualou a Alfred “Al” Oerter no lançamento do disco, outro americano tetracampeão olímpico.

...a primeira medalha de ouro dos Estados Unidos na prova por equipes feminina da ginástica artística foi um drama. Na última rotação, mesmo com o tornozelo quebrado, Kerri Strug realizou seu último salto sobre a mesa e garantiu a vitória. 

...jogando com Kent Steffes, Karch Kiraly se tornou o primeiro e único homem a vencer a medalha de ouro no vôlei de praia e de quadra.

...o primeiro torneio olímpico de Softball é vencido pelas americanas, com destaque para Lisa Fernandez considerada a melhor jogadora de softball da história e três vezes campeã olímpica: 1996, 2000 e 2004.

...depois de Mary Lou Retton e antes de Simone Biles, a primeira grande ginasta americana foi Shannon Miller.

...Mia Hamm (2 ouros e 1 prata), a primeira grande jogadora de futebol feminino olímpico.

...primeira ginasta afro-americana de sucesso foi Dominique Dawes.

SYDNEY/2000...

...Marion Jones, dos Estados Unidos, se torna a primeira mulher a ganhar cinco medalhas no atletismo na mesma Olimpíada. Jones, anos depois confessaria que correu dopada. Como o COI baniu suas medalhas, pela primeira vez na história dos 100m feminino, a medalha de ouro ficou sem vencedora, com a duas corredoras: a grega Aikaterini Thanou e a jamaicana Tanya Lawrence, dividindo a prata. 

...as irmãs Williams, Serena e Venus são as primeiras colocadas no ranking de conquistas olímpicas do tênis. Juntas possuem oito medalhas de ouro, quatro de cada.

...no basquete feminino, a jogadora com mais medalhas é Teresa Edwards com 4 ouros e 1 bronze, a primeira conquistada em 1984.

...o mais velho membro da família Lopes, Steven foi o primeiro dos lutadores de taekwondo a conquistar medalhas olímpicas em três edições consecutivas.

ATENAS/2004...

...Michael Phelps primeiro nadador a conquistar oito medalhas, sendo seis de ouro. 

...Natalie Coughlin ganhou medalhas em cada uma das 12 provas que participou e se tornou a primeira mulher americana a ganhar seis medalhas em um dos Jogos de verão.

...a primeira americana desde Florence Griffith-Joyner em Seul 1988, a ganhar três medalhas de ouro no atletismo na mesma edição é Allyson Felix. Após os Jogos do Rio, ele acumulava seis medalhas de ouro e três de prata.

...a primeira medalha de Sheryl Swoopes no basquete feminino foi em Atlanta e a terceira e última em Atenas. Oito anos depois da sua despedida, Swoopes é a segunda maior cestinha olímpica da equipe dos EUA, a terceira maior assistente e a quarta melhor reboteira.

...empatado som o compatriota Anthony Ervin em 2000 e vencedor isolado em 2004, Gary Hall Jr é o primeiro nadador a vencer duas vezes consecutivas os 50 metros livres, a prova mais rápida da natação.

PEQUIM/2008...

…durante a primeira década do século 21, Aaron Peirsol foi o melhor nadador de costas do mundo. Aaron Peirsol ganhador de cinco medalhas de ouro olímpicas.

...única americana bicampeã no sabre individual, em 2004, Mariel Zagunis herdou a vaga olímpica com desistência de uma atleta da Nigéria e ganhou sua primeira medalha de ouro.

...na sua primeira participação olímpica, LeBron James aos 19 anos ficou praticamente o tempo todo no banco e sua seleção perdeu a hegemonia, ficando apenas com o bronze. Em 2008 e 2012, jogando muito ele liderou o time na conquista do bicampeonato.

...Lisa Leslie é a primeira tetracampeã de basquete da história olímpica: 1996, 2000, 2004 e 2008.

...Dara Torres é a primeira nadadora americana a competir em cinco edições de 1984 a 2008 e conquistou 12 medalhas, quatro de cada cor.

...Nastia Luikin é a primeira americana que nasceu na Rússia e que ganhou a medalha de ouro no individual geral da ginástica artística.

Michael Phelps, nadador na Rio 2016 (Crédito: GettyImages)

LONDRES/2012...

...Michael Phelps dos EUA se torna o primeiro tricampeão da mesma prova na natação, após conquistar o ouro nos 200 metros medley. 

...com 22 medalhas, Michael Phelps o primeiro atleta entre homens e mulheres a superar a marca de 20 medalhas e o primeiro lugar absoluto no ranking geral de medalhas.

...Kerri Walsh Jennings e Misty May-Treanor primeiras tricampeãs olímpicas no vôlei de praia. 

...em pouco tempo, Gabby Douglas passou de terceira melhor ginasta de seu país para a melhor do mundo, conquistando o título individual geral feminino. Ela foi a primeira afro-americana a ganhar essa competição.

Simone Biles, ginasta campeã na Rio 2016 (Crédito: FettyImages)

RIO DE JANEIRO/2016...

...pela primeira vez na história olímpica de todos os tempos, ao vencer os 200m medley, Michael Phelps chegou 13 medalhas de ouro em provas individuais e quebrou um recorde que durava mais de 2 mil anos, de Leónidas de Rodes, atleta das Olimpíadas da Antiguidade, com 12 vitórias. 

...Phelps é o primeiro tetracampeonato da natação, ele venceu os 200m medley. Ele é também o primeiro atleta a vencer dez provas de revezamento, superando a compatriota Jenny Thompson, que conquistou oito ouros por equipes. Apenas com os ouros no revezamento, Phelps seria o primeiro colocado em número de vitórias olímpicas da era moderna. 

...com cinco medalhas de ouro, Michael Phelps consolidou o primeiro lugar entre os maiores medalhistas da história: 23 contra 9 medalhas dos segundos colocados: a soviética Larissa Latynina, o finlandês Paavo Nurmi e os compatriotas Mark Spitz e Carl Lewis. Phelps é também o primeiro colocado no total de medalhas: 28 contra 18 de Larissa.

...Kim Rhode é a primeira pessoa entre homens e mulheres a ganhar medalhas em provas individuais em seis edições dos Jogos de Verão. A primeira mulher a conquistar medalhas em um período de 20 anos (ou mais), de 1996 a 2016. 

...Katie Ledecky, a primeira nadadora a ter 9 dos 10 melhores tempos da história nos 400 metros livres. Ela saiu do Rio com quatro medalhas de ouro e uma de prata. 

...primeiro país a superar a marca de mil medalhas de ouro, os Estados Unidos.

Katie Ledecky, nadadora americana na Rio 2016 (Crédito: GettyImages)