Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Testeira
Colunistas / Eduardo Colli / NÃO DÁ PARA ESQUECER!

As 54 primeiras vezes do Brasil nos Jogos Olímpicos (que nunca se esquecem...)

Brasil ficou uma única fez fora dos Jogos Olímpicos, até sua primeira participação, em 1920

Redação Publicado em 04/08/2021, às 15h05 - Atualizado às 15h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Primeiras vezes do Brasil nas Olimpíadas - GettyImages
Primeiras vezes do Brasil nas Olimpíadas - GettyImages

ATENAS/1896...

Primeira vez do Brasil nos Jogos Olímpicos 1896 (Crédito: GettyImages)

...pela primeira vez o Brasil não participa.

ANTUÉRPIA/1920...

Primeira vez do Brasil nos Jogos Olímpicos 1920 (Crédito: GettyImages)

...pela primeira vez o Brasil participa.

...o atirador Guilherme Paraense foi o primeiro brasileiro a se coroar com o ouro (seu colega Afrânio da Costa, o primeiro a pendurar uma medalha de prata no pescoço, e a equipe de pistola livre, uma de bronze, a primeira equipe do Brasil a ganhar uma medalha olímpica).

LOS ANGELES/1932...

Primeira vez do Brasil nos Jogos Olímpicos 1932  (Crédito: GettyImages)

...aos dezessete anos, MariaLenk a primeira brasileira e a primeira sul-americana a participar dos Jogos. Ela participou dos 100 metros livres e dos 100 e 200 metros costas da natação.

...sem dinheiro, o governo brasileiro colocou 69 atletas a bordo do navio Itaquicê, com 50 mil sacas de café. Nos portos durante a viagem, pela primeira vez e única da história olímpica brasileira, cada atleta tinha uma cota a vender para participar dos Jogos. Apenas 45 atletas conseguiram.

BERLIM/1936...

Primeira vez do Brasil nos Jogos Olímpicos 1936 (Crédito: GettyImages)

...Maria Lenk não conseguiu ganhar medalhas em Olimpíadas, mas foi a primeira nadadora a introduzir a técnica do nado borboleta em uma prova de peito. Em 1939, ela se tornou a primeira pessoa entre homes e mulheres da América do Sul a quebrar os recordes mundiais da natação, nos 200 e 400 metros peito. Em 1988, ela se tornou a primeira e única nadadora brasileira a integrar o Hall da Fama da Federação Internacional de Natação (FINA).

LONDRES/1948...

Primeira vez do Brasil nos Jogos Olímpicos 1948 (Crédito: GettyImages)

...dirigido por MoacirDaiuto, basquete masculino, trouxe a primeira medalha em esportes coletivos, o bronze, após derrotar o México por 52 a 47 na disputa de terceiro lugar. Em toda a olimpíada, o time sofreu apenas uma derrota, frente à França, e acumulou sete vitórias com esses nomes: Alberto Marson, Alexandre Gemignani, Alfredo Rodrigues da Mota, Affonso Azevedo Évora, João Francisco Brás, Luís Benvenuti, Marcus Vinícius Dias, Massinet Sorcinelli, Nilton Pacheco de Oliveira, Ruy de Freitas e Zenny de Azevedo (o Algodão).

HELSINQUE/1952...

Primeira vez do Brasil nos Jogos Olímpicos 1952 (Crédito: GettyImages)

...com 16,22m no salto triplo, primeiro sul-americano e primeiro brasileiro a ser recordista mundial, Adhemar Ferreira da Silva conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil no Atletismo.

...chefiada pelo major Sylvio de Magalhães Padilha, e ainda contou com José Telles da Conceição, medalha de bronze no salto em altura. A delegação brasileira, pela primeira vez, ultrapassou o número de 100 atletas: levou exatamente 108 esportistas, e tudo bastante bem-organizado e preparado.

MELBOURNE/1956...

Primeira vez do Brasil nos Jogos Olímpicos 1956 (Crédito: GettyImages)

...a estrela de Adhemar Ferreira da Silva voltou a brilhar. O atleta quebrou sua própria marca e alcançou o recorde olímpico no salto triplo, com 16,35 metros e pela primeira vez na história olímpica, um atleta brasileiro e sul-americano era bicampeão olímpico na mesma prova.

ROMA/1960...

Primeira vez do Brasil nos Jogos Olímpicos 1960 (Crédito: GettyImages)

...o nadador Manuel dos Santos Junior conquista a primeira medalha olímpica brasileira da natação, o bronze. Ele terminou a prova com o tempo de 55s4, contra os 55s2 do australiano John Devit (primeiro lugar e novo recordista olímpico) e do americano LanceLarson (segundo lugar).

TÓQUIO/1964...

Primeira vez do Brasil nos Jogos Olímpicos 1964 (Crédito: GettyImages)

...nos campeonatos mundiais de 1959 e 1963, o Brasil se tornou oprimeiro país a ser bicampeão mundial de basquete. Nos Jogos de Tóquio, ganhamos o bronze, com a soma das experiências dos veteranos e da disposição dos novos talentos. Os doze jogadores: Amaury Antônio Passos, Wlamir Marques, Ubiratan Pereira Maciel, Carlos Domingos Massoni (o Mosquito), Friedrich Wilhelm Braun, Carmo de Souza (o Rosa Branca), Jathyr Eduardo Schall, Edson Bispo dos Santos, Antônio Salvador Sucar, Victor Mirschawka, Sérgio de Toledo Machado e José Edvar Simões.

...única mulher da delegação, Aída dos Santos a primeira brasileira a disputar o salto em altura olímpico, não trouxe nenhuma medalha, mas foi um exemplo de determinação e coragem. Sozinha — viajou sem treinador — e conquistou o quarto lugar com a marca de 1,74 metro.

...eleito como membro do COI, o Major Sylvio de Magalhaes Padilha se tornou o primeiro e único dirigente brasileiro a ocupar um alto cargo no Comitê, foi vice-presidente de 1975 a 1978.

CIDADE DO MÉXICO/1968...

Primeira vez do Brasil nos Jogos Olímpicos 1968 (Crédito: GettyImages)

...pela primeira vez na história olímpica brasileira, um atleta quebrar um recorde mundial e não ganha a medalha de ouro, Nelson Prudêncio saltou 17,27m, mas poucos minutos depois, foi superado pelo soviético Viktor Saneyev com 17,39 metros. Prudêncio conquistou a medalha de prata.

...primeiras medalhas em dois esportes, o bronze no boxe, com o peso-mosca Servílio de Oliveira, e na vela, com Reinald Conrad e Bukhard Cordes, na classe flying dutchmann.

MUNIQUE/1972...

Primeira vez do Brasil nos Jogos Olímpicos 1972 (Crédito: GettyImages)

...o terceiro lugar com a medalha de Chiaki Ishii na categoria meio-pesado é a primeira medalha olímpica brasileira no judô.

MONTREAL/1976...

Primeira vez do Brasil nos Jogos Olímpicos 1976 (Crédito: GettyImages)

...então recordista mundial com 17,89 metros no salto triplo, João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, ganhou sua primeira e única medalha olímpica, o bronze.

MOSCOU/1980...

Primeira vez do Brasil nos Jogos Olímpicos 1980 (Crédito: GettyImages)

...pela primeira vez uma dupla do Brasil é ouro (no caso, foram duas duplas e ambas na vela): Alex Welter e Lars Björkström na classe Tornado, e Marcos Soares e Eduardo Penido na classe 470.

LOS ANGELES/1984...

Primeira vez do Brasil nos Jogos Olímpicos 1984 (Crédito: GettyImages)

...pela primeira vez o Brasil conquista oito medalhas (uma de ouro, cinco de prata e duas de bronze) atingindo até aqui sua melhor participação olímpica.

...o meio-fundista JoaquimCruz, campeão dos 800 metros rasos, num sprint inesquecível superou o até então imbatível recordista mundial da prova Sebastian Coe, da Grã-Bretanha, e conquistou a primeira medalha de ouro brasileira no atletismo desde as vitórias de Adhemar Ferreira da Silva no salto triplo, trinta anos antes.

...duas equipes brasileiras, ambas masculinas, pela primeira vez conseguem medalhas de prata, uma no futebol (com Gilmar Rinaldi, Ronaldo, Pinga, Mauro Galvão, Ademir, André Luís, Paulo Santos, Dunga, Kita, Gilmar Popoca, Silvinho, Luiz Carlos Winck, Davi, Tonho, Chicão, Mílton Cruz e Luís Henrique) e outra no vôlei de quadra (equipe formada por Bernardinho, Xandó, Badalhoca, Montanaro, Ruy, Renan, William, Amauri, Marcus Vinicius, Domingos Maracanã, Bernard e Fernandão).

...na natação, primeira medalha de um revezamento, o bronze nos 4x200 m livres, fruto do esforço de Djan Garrido Madruga, Marcus Laborne Mattioli, Ciro Marques Delgado e Jorge Luiz Leite Fernandes.

SEUL/1988...

Primeira vez do Brasil nos Jogos Olímpicos 1988 (Crédito: GettyImages)

...Aurélio Fernandes Miguel, no judô, conquista a primeira medalha de ouro, com cinco vitórias na categoria meio-pesado.

...na vela, as primeiras medalhas da família brasileira com mais pódios olímpicos, os Grael. Foram dois bronzes: na classe star, com Torben Grael e Nelson de Barros Falcão, e na classe tornado, com Lars Grael e Clinio Freitas.

BARCELONA/1992...

Primeira vez do Brasil nos Jogos Olímpicos 1992 (Crédito: GettyImages)

...pela primeira vez uma equipe brasileira – primeira vez no vôlei masculino – é ouro num esporte coletivo nos Jogos (Marcelo Negrão, Jorge Édson, Giovane, Paulão, Maurício, Janelson, Douglas, Carlão, Talmo, Pampa, Tande e Amauri).

...com Rogério Sampaio, o primeiro ouro brasileiro nos meio-leves do judô.

ATLANTA/1996...

Primeira vez do Brasil nos Jogos Olímpicos 1996 (Crédito: GettyImages)

...noventa e dois anos depois de terem começado os Jogos, e trás 76 anos de participação brasileira, Jacqueline Silva e Sandra Pires, do vôlei de praia, tornam-se as primeiras campeãs de nosso país. Adriana Samuel e Mônica Rodrigues no vôlei de praia e a equipe de basquete (Hortência, Paula, Janeth, Marta, Alessandra, Branca, Adriana, Leila, Roseli, Silvinha, Cíntia, Tuiú e Cláudia Pastor) também levaram a prata. A seleção de vôlei de quadra foi bronze (Ana Moser, Ida, Ana Paula, Leila, Hilma, Virna, Márcia Fu, Filó, Ana Flávia, Fernanda, Fofão e Sandra Suruagy). As primeiras mulheres do Brasil que subiram ao pódio olímpico.

...ao lado de Marcelo Ferreira, primeira medalha de ouro de Torben Grael, o "Turbina", na classe Star da Vela. Ele e Robert Scheidt são os primeiros colocados no ranking de medalhas brasileiras com 5 medalhas cada. Seu irmão Lars ganhou dois bronzes em Seul – 1988 e Atlanta – 1996. Martine a filha de Torben, ao lado de Kahena Kunze foi ouro na classe 49er FX em 2016. Com oito medalhas, a família Grael é a primeira colocada no ranking de famílias brasileiras ganhadoras de medalhas olímpicas.

...primeiro do ranking de medalhas da natação brasileira, quatro no total, Gustavo encerra suas participações olímpicas com duas medalhas: prata nos 200m livres e bronze nos 100m livres.

SYDNEY/2000...

Primeira vez do Brasil nos Jogos Olimpicos 2000 (Crédito: GettyImages)

...pela primeira vez desde 1980, o Brasil não conquista nenhuma medalha de ouro, foram seis de prata.

...a primeira medalha em provas de rezemanento do atletismo foi conquistada nos 4x100m, Vicente Lenilson, Edson Luciano, André Domingos e Claudinei Quirino, com 37s90, deixaram a boa equipe cubana para trás e fecharam a prova em segundo, perdendo apenas para os americanos, cujo favoritismo era absoluto.

ATENAS/2004...

Primeira vez do Brasil nos Jogos Olímpicos 2004 (Crédito: GettyImages)

...na maratona, faltando pouco mais de sete quilômetros para a chegada, Vanderlei Cordeiro de Lima era o primeiro colocado com 150 metros de vantagem e pela primeira vez desde 1896, houve influência externa que afetou o resultado quando foi empurrado para fora da pista pelo ex padre irlandês Cornelius Horan. Na cerimônia de encerramento dos Jogos, Vanderlei se tornou o primeiro e único latino-americano outorgado com a Medalha Pierre de Coubertin, a maior condecoração de cunho humanitário-esportivo concedida pelo COI.

...pela primeira vez o Brasil consegue cinco medalhas de ouro.

...Rodrigo Pessoa é o primeiro atleta do Brasil a ganhar uma medalha de ouro por cassação de outro competidor (o cavaleiro Cian O’Connor, da Irlanda, que ministrou medicamentos proibidos a sua montaria, caracterizando uma infração na regra olímpica antidoping).

...pela primeira vez um brasileiro é o maior medalhista mundial num esporte olímpico: o iatista Torben Grael, com cinco, conquistadas em seis Jogos.

...pela primeira vez a ginástica brasileira classificou uma equipe completa para os Jogos, a feminina.

PEQUIM/2008...

Primeira vez do Brasil nos Jogos Olímpicos 2008 (Crédito: GettyImages)

...Brasil conquista sua primeira medalha de ouro na natação, com o velocista César Cielo, nos 50 metros livres.

...no primeiro ouro da seleção de vôlei feminino do Brasil, destaque para Valeskinha, neta de Aída dos Santos, a primeira brasileira a disputar uma prova olímpica de atletismo, o quarto lugar no salto em altura em 1964.

...a judoca Ketleyn Quadros leva a primeira medalha individual feminina do Brasil, o bronze na categoria até 57 quilos.

... Maurren Maggi ao vencer o salto em distância por apenas 1cm de vantagem sobre a russa Tatiana Lebedeva, 7,04 contra 7,03m, se torna a primeira mulher brasileira a vencer uma prova no atletismo.

LONDRES/2012...

Primeira vez do Brasil nos Jogos Olímpicos 2012 (Crédito: GettyImages)

...planejando ser o último ginasta a se apresentar na final, Arthur Zanetti mudou um movimento de grau A para um de grau D nas eliminatórias, e com a nota 15.616 pontos passou para a final em quarto. Na final, o favoritíssimo chinês Yibing Chen fez 15.800 e na sequência, Arthur com uma ótima apresentação fez 15.900. Arthur o primeiro brasileiro e o primeiro sul-americano a vencer uma prova de ginástica artística.

...no primeiro dia de competições, a piauiense Sarah Menezes chegou à final depois de vencer quatro lutas. Enfrentando a romena Alina Dumitru (campeã em Pequim-2008), Sarah abriu vantagem de um "shido" quando faltavam 49 segundos. Quando faltavam 18 segundos, Sarah aplicou um "wazari" e venceu. A primeira medalha de ouro do judô feminino.

...após duas derrotas na primeira fase, a Seleção Brasileira feminina de vôlei nas quartas-de-final, em uma partida emocionante devolveu a sofrida eliminação de Atenas 2004 para as russas por 3 sets a 2 (24-26, 25-22, 19-25, 25-22 e 21-19) e ao vencer as americanas na final por 3 a 1, se transformou na primeira equipe brasileira a manter o título olímpico conquistado quatro anos antes.

RIO DE JANEIRO/2016...

Primeira vez do Brasil nos Jogos Olímpicos 2016 (Crédito: GettyImages)

...pela primeira vez na história olímpica, o Brasil conquista 7 medalhas de ouro: futebol masculino; vôlei masculino; Alison e Bruno Schmidt no vôlei de praia ; Robson Conceição na categoria até 60kg do boxe; Thiago Braz no salto com vara (com novo recorde olímpico de 6,03 metros); Rafaela Silva na categoria até 57kg no judô e Martine Grael e Kahena Kunze na classe 49er FX.

...com o primeiro ouro no futebol masculino, o Brasil se tornou o quarto país que sediou os Jogos e venceu o torneio de futebol, os outros são: Grã-Bretanha, Bélgica e Espanha.

...pela primeira vez, o Brasil terminou os Jogos na 13ª colocação com 19 medalhas: 6 de ouro, 6 de prata e 7 de bronze.

...a Seleção Brasileira de voleibol masculino se tornou a primeira equipe a disputar quatro finais consecutivas: duas medalhas de ouro e duas prata.

...o primeiro e inédito ouro do futebol foi conquistado com Neymar jogando muito e na final, o goleiro Weverton defendendo a última cobrança do atacante alemão Petersen.

...após ser eliminada em 2012, a judoca Rafaela Silva sofreu ataques racista no twitter. No Rio, pela primeira vez lutando literalmente em casa, ela nasceu e cresceu na favela carioca da Cidade de Deus que fica a poucos quilômetros do Parque Olímpico, na categoria até 57kg, ganhou a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos.

...com a prata da superação de Diego Hypolito e o bronze da insistência com Arthur Mariano Nory, pela primeira vez, o Brasil colocou dois ginastas no pódio da prova de solo.

...Isaquias Queiroz o primeiro brasileiro a conquistar três medalhas na mesma Olimpíada: prata no C-1 1000m e no C-2 1000m e bronze C-1 200m da canoagem.

TÓQUIO/2020...

Primeira vez do Brasil nos Jogos Olímpicos 2020 (Crédito: GettyImages)

...a delegação brasileira pela primeira vez irá competir com mais de 300 atletas em uma edição realizada em outro país. A delegação brasileira em 2016 foi de 465 atletas.

...Robert Scheidt aos 47 anos de idade, com 5 medalhas: 2 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze é o primeiro no ranking de medalhas do Brasil e Rodrigo Pessoa, o primeiro campeão olímpico brasileiro no hipismo, irão participar pela sétima vez dos Jogos.

...Formiga, meio-campista duas vezes medalhas de prata (2004 e 2008) será a primeira mulher a participar pela sétima vez dos Jogos.