Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
NBA/Basquete / GUIA NBA

Tudo que você precisa saber para a volta da NBA na 'bolha' da Disney

Liga de basquete retoma nesta quinta-feira, 30, depois de quatro meses de paralisação

Gabriela Santos Publicado em 28/07/2020, às 16h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Duelo entre Lakers x Clippers antes da paralisação, em março de 2020 - GettyImages
Duelo entre Lakers x Clippers antes da paralisação, em março de 2020 - GettyImages

Depois de quatro meses de paralisação, a temporada 2019/20 da NBA volta na próxima quinta-feira, 30. Por conta da pandemia de coronavírus, a fase final da liga de basquete será disputada na “bolha” do complexo esportivo da Disney, em Orlando, na Flórida.

Antes mesmo do encerramento da temporada regular, a NBA foi suspensa no dia 11 de março, faltando aproximadamente 20 jogos de cada equipe a serem disputados. Seu retorno foi confirmado pela liga em 4 de junho. O último confronto possível para as Finais está previsto para 13 de outubro.

Após meses de paralisação, a NBA não voltará a mesma para a conclusão de 2019/20. Com calendário impactado, a competição cumprirá rígidos protocolos de saúde para evitar contágio e terá um formato diferenciado de classificação.

A chegada das equipes, inclusive, foi bem organizada e os times desembarcaram em Orlando divididos nos dias 7, 8 e 9 de julho, para cumprir a quarentena obrigatória antes do início das atividades em grupo preparatórias para a volta da liga.

Para a volta da competição, a NBA não obrigou os jogadores a retomarem e confirmou que não vai punir os atletas que optaram por não disputar o restante da temporada. Eles apenas receberão os vencimentos de acordo com os jogos perdidos.

Como forma de controle, a liga vem testando diariamente os jogadores que estão na “bolha” do Complexo Disney. Em caso de contágio, o atleta cumprirá quarentena em seu quarto ao menos por sete dias e só poderá sair quando testes consecutivos indicarem negativo para a Covid-19. Adam Silver, comissário da NBA, informou que precisará uma grande onda de contágio para que a temporada seja novamente interrompida.

Nesta última semana, de 22 a 28 de julho, as equipes entraram em quadra para disputar jogos de pré-temporada.

Como será a disputa na “bolha” da Disney?

Com tantas partidas que faltavam para o encerramento da temporada regular, a NBA não conseguiria encerrar cerca de 300 partidas a tempo para a disputa dos playoffs e o início da edição 2020/21. 

Portanto, a NBA decidiu cortar as equipes que não tinham chances matemáticas de se classificar para a fase final, reduzindo para 22 franquias que disputarão a reta final da temporada, com cada equipe disputando oito partidas para concluir a fase regular, que será realizada entre os dias 30 de julho e 14 de agosto.

Os resultados dos jogos definirão os classificados aos playoffs e suas respectivas posições. Cada equipe poderá contar com o máximo de 17 jogadores, com redução para 15 no início dos playoffs.

Quais são as 22 equipes que estão disputa da Disney?

Conferência Leste:

1º – Milwaukee Bucks (53-12)
2º – Toronto Raptors (46-18)
3º – Boston Celtics (43-21)
4º – Miami Heat (41-24)
5º – Indiana Pacers (39-26)
6º – Philadelphia 76ers (39-26)
7º – Brooklyn Nets (30-34)
8º – Orlando Magic (30-35)
9º – Washington Wizards (24-40)

Conferência Oeste:

1º – Los Angeles Lakers (49-14)
2º – Los Angeles Clippers (44-20)
3º – Denver Nuggets (43-22)
4º – Utah Jazz (41-23)
5º – Oklahoma City Thunder (40-24)
6º – Houston Rockets (40-24)
7º – Dallas Mavericks (40-27)
8º – Memphis Grizzlies (32-33)
9º – Portland Trail Blazers (29-37)
10º – New Orleans Pelicans (28-36)
11º – Sacramento Kings (28-36)
12º – San Antonio Spurs (27-36)
13º – Phoenix Suns (26-39)

As equipes estão divididas em três hotéis de luxo no complexo: o Grand Destino, o Grand Florian e o Yatch Club. A ordem prioridade vai de acordo com a sua posição na tabela.

Como funciona a repescagem?

Nos dias 15 e 16 acontecerão os confrontos de repescagem pela última vaga de cada conferência para os playoffs, caso sejam necessárias as disputas. Atualmente, são oito equipes em cada conferência que estão posicionadas para os playoffs. Outras seis equipes lutam para se aproximar da zona de repescagem.

Como vai acontecer? Depois da conclusão das oito partidas da temporada regular, as equipes que ficaram entre os 1º e 7º colocados de cada conferência garantem vaga nos playoffs. Caso os times na 9ª posição no Leste e no Oeste tiverem quatro vitórias a menos que os oitavos colocados de suas conferências, haverá uma repescagem pela última vaga em cada ‘chave’. No entanto, se a vantagem for maior que quatro jogos, a repescagem não acontecerá.

Início dos playoffs

O formato desta fase segue o mesmo, com a disputa do melhor de sete jogos. Os playoffs começam no dia 17 agosto, e as semifinais de conferência, no dia 31 de agosto. Em 15 de setembro, começam as finais de conferência e, por fim, as finais da temporada começam e 30 de setembro e podem ir até no máximo 13 de outubro.

Locais das partidas e treinos

A volta da temporada terá apenas três ginásios: The Arena (2 quadras de treino 1 quadra de jogo); Visa Athletic Center (1 quadra de treino e 1 quadra de jogo); e HP Field House (1 quadra de jogo).

As franquias ainda podem realizar os treinamentos em outros sete ginásios com quadras de dimensões diferentes.

Protocolo de segurança

A NBA estabeleceu um protocolo de segurança e saúde, de 113 páginas, e aponta o uso obrigatório de máscaras em todas as exposições públicas, exceto para jogos e treinos. Além disso, a recomendação é de pelo menos 1,80m de distanciamento entre os indivíduos. Os atletas estão instalados nos hotéis e devem cumprir as restrições previstas no relatório. 

Os jogadores também estão orientados a evitar hábitos como lamber os dedos, cuspir, limpar o nariz, colocar a mão no protetor bucal, compartilhar equipamentos, trocar camisas e até mesmo secar a bola com a camisa. Eles estão permitidos a apertar as mãos em jogos e treinos, mas apenas com seus companheiros de equipe.

Para a retomada da temporada, a liga não fará testes para substâncias recreativas, mas os testes que detectam medicamentos e diuréticos que melhoram a performance continuam, e podem resultar em punições disciplinares.

A NBA permitirá que familiares dos jogadores entrem na bolha após a primeira rodada dos playoffs. Dito isso, eles precisarão cumprir uma quarentena de três dias antes do contato com os atletas no complexo esportivo.

Prêmios individuais

Como apenas 22 das 30 franquias estão em disputa no Complexo Disney, a NBA só vai considerar partidas realizadas até a paralisação, em março, para decidir o MVP da temporada e também de outros prêmios individuais.

Onde assistir aos jogos na volta da NBA?

Na TV fechada, os canais ESPN e SporTV exibem a maior parte das partidas. A Band transmite alguns jogos selecionados na TV aberta. Pela internet, a NBA League PAss, serviço de streaming, oferece todas as partidas e a VIVO tem exclusividade de alguns confrontos.

Calendário da NBA na volta

22 de julho a 28 de julho – Scrimmage Schedule – amistosos de pré-temporada
30 de julho a 13 de agosto – Seeding Games - conclusão da temporada regular
15 e 16 de agosto (se necessário) – Play-in Tournament – repescagem dos playoffs
17 de agosto – Início dos Playoffs
31 de agosto – Início das semifinais de conferência
15 de setembro – Início das finais de conferência
30 de setembro – Jogo 1 da NBA Finals
13 de outubro – Jogo 7 da NBA Finals (se necessário)


5 itens de basquete para os amantes do esporte

1- Bola de Basquete Nike Dominate 8P Tamanho 7 - https://amzn.to/2JmU6Xs

2- Mini Tabela de Basquete Nba Los Angeles Lakers - https://amzn.to/2qG4UJr

3- Tênis Nike Air Zoom Generation Kings Rook Lebron James QS - https://amzn.to/2MJsAFo

4- Bolsa Fitness Fred Hard Basquete - https://amzn.to/36fzc6m

5- Testeira NBA Headband Nike - https://amzn.to/2BUvmSh

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.