Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
NBA/Basquete / FORA!

Quem são os jogadores que não podem mais concorrer aos prêmios da NBA?

Alguns dos astros da liga não podem mais serem eleitos aos prêmios individuais da temporada de 2023/24 da NBA; entenda o motivo

Redação Publicado em 12/03/2024, às 17h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Donovan Mitchell - Getty Images
Donovan Mitchell - Getty Images

As novas regras da NBA irão impactar e muito na forma como os prêmios individuais da temporada de 2023/24 da liga serão distribuídos. Jogadores como Donovan Mitchell, do Cleveland Cavaliers, e Joel Embiid, do Philadelphia 76ers, são dois dos principais que não estão mais na disputa. O ala-armador da franquia de Ohio atingiu o número máximo de 16 partidas longe das quadras depois de não participar da derrota para o Phoenix Suns, nesta última segunda-feira, 11, é o caso mais recente. Mas, existem outros exemplos.

Este é o primeiro ano das regras mais rígidas da liga sobre a elegibilidade de atletas às premiações individuais. Isso foi acordado pelos jogadores, além de executivos e times na hora da aprovação do novo acordo de trabalho fechado entre a NBA e a NBPA, que começou a vigorar já nesta temporada. Aliás, este foi um dos temas mais polêmicos, visto que agora o campeonato apenas permite que atletas possam competir por prêmios individuais e eleições aos times ideias, se disputarem pelo menos 66 partidas ao longo do ano. Ou seja, o limite de jogos perdidos passa a ser de 16 por campanha. Isso motiva os jogadores que têm maior disponibilidade.

Mitchell é o nome mais recente na polêmica, pois sofreu uma lesão no joelho direito na partida contra o Chicago Bulls no final de fevereiro, com os Cavs anunciando que o ala-armador perderia pelo menos três jogos em sequência. Porém, sua ausência já é mais duradoura do que o previsto. Caso retorne nesta quarta-feira, 13, contra o New Orleans Pelicans, atinge somente o máximo de 65 partidas na temporada.

Além de Donovan Mitchell, outro nome que foi prejudicado sobre o novo acordo é Joel Embiid, que era grande favorito para o prêmio de MVP, mas sua lesão no joelho o eliminou da candidatura. A regra virou polêmica por conta dos contratos e valores recebidos pelos jogadores estarem ligados às eleições para times All-NBA e prêmios individuais. O jornalista da “ESPN” norte-americana, Bobby Marks, montou uma lista de alguns dos grandes nomes que não podem mais concorrer aos troféus por conta da nova regra da NBA. Veja!

Joel Embiid (Philadelphia 76ers)
Jimmy Butler (Miami Heat)
Kyrie Irving (Dallas Mavericks)
Ja Morant (Memphis Grizzlies)
Jamal Murray (Denver Nuggets)

Julius Randle (New York Knicks)
LaMelo Ball (Charlotte Hornets)
Zach LaVine (Chicago Bulls)
Desmond Bane (Memphis Grizzlies)
Darius Garland (Cleveland Cavaliers)

Kristaps Porzingis (Boston Celtics)
Bradley Beal (Phoenix Suns)
Tyler Herro (Miami Heat)
Evan Mobley (Cleveland Cavaliers)
Draymond Green (Golden State Warriors)

OG Anunoby (New York Knicks)
Khris Middleton (Milwaukee Bucks)
Russell Westbrook (Los Angeles Clippers)
Chris Paul (Golden State Warriors)

Além disso, o repórter ainda citou Karl-Anthony Towns, que já tem 60 jogos disputados, mas sofreu uma grave lesão no joelho e deve desfalcar o Minnesota Timberwolves até os playoffs. Da mesma forma, Trae Young, do Atlanta Hawks, que entrou 51 vezes em quadra, também é listado como nome a se observar, visto que lesionou o dedo, perdendo pelo menos mais duas semanas. Por fim, existe Devin Booker, que voltou justamente na partida entre Suns e Cavs, podendo ainda atingir a meta de 66 jogos, mas terá que atuar em 16 das 18 partidas que ainda restam na temporada.