Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
NBA/Basquete / JÁ É LENDA!

Nikola Jokic: o campeão da NBA que prefere cuidar de cavalos

Duas vezes MVP da NBA e atual campeão da liga, o sérvio Nikola Jokic é conhecido por ‘odiar’ o basquete, apesar de praticá-lo com maestria

Nikola Jokic, astro da NBA - Getty Images
Nikola Jokic, astro da NBA - Getty Images

Estamos acostumados a acompanhar jogadores declaradamente apaixonados pelo esporte que praticam. Mas, por conta de uma brincadeira na internet, o sérvio Nikola Jokic agora é conhecido por ‘odiar’ jogar basquete, mesmo sendo tão bom. Piadas à parte, o pivô do Denver Nuggets se firmou como um dos maiores nomes da NBA atual, mesmo mostrando que preferia estar com seus cavalos na Sérvia.

Nascido em 19 de fevereiro de 1995, na cidade de Sombor, o pivô chegou à NBA em 2015, draftado pelo Denver Nuggets na escolha número 41 do Draft. Na época, o jogador era praticamente um anônimo e estava muito longe da popularidade das primeiras escolhas daquela classe, que continha nomes como Andrew Wiggins, Jabari Parker e Joel Embiid.

Mas, a escolha do sérvio chamou a atenção por um motivo inusitado. Quando foi anunciado como reforço da franquia do Colorado, estava passando uma propaganda da rede de fast food Taco Bell, mostrando toda a relevância que o jogador tinha na época. Da visão esportiva, a escolha de Nikola praticamente não teve repercussão, pois se tratava de um pivô de 19 anos que fazia pouco tempo que havia começado a ganhar minutos no KK Mega Basket, de seu país natal.

Escolhido a terceira rodada, era tratado como um ‘role player’, o famoso jogador para compor elenco, ainda mais por ser estrangeiro, visto que muitos europeus não conseguem nem mesmo chegar à NBA - mas isso vem mudando. Antes de ir para os Estados Unidos, Jokic jogou mais um ano na Sérvia. Somente em 2015 começou sua trajetória no melhor basquete do mundo, vindo do banco. Mas, com pouco tempo, seu talento o colocou nos cinco titulares.

Mesmo sendo lento e pesado, muito diferente do pivô norte-americano, que é forte e atlético, que protege o aro e ataca com vigor, Jokic começou a chamar a atenção e seu bom desempenho em sua temporada de estreia lhe rendeu a terceira colocação na votação para Rookie of the Year (Novato do Ano). Vale lembrar que, em um primeiro momento, Nikola precisou disputar posição com outro pivô europeu nos Nuggets: Jusuf Nurkic. Mas, no meio da temporada de 2016/17, o bósnio foi negociado e o sérvio decolou.

Agora, com 29 anos e quase 10 anos de carreira na NBA, Nikola Jokic é um verdadeiro vencedor. Duas vezes MVP (2020/21 e 2021/22) e concorre como grande favorito ao terceiro na atual temporada, foi responsável pela campanha impressionante do Denver Nuggets nos playoffs de 2022/23, varrendo o Los Angeles Lakers de LeBron James nas finais de conferência e batendo o Miami Heat por 4 a 1 nas finais, sendo eleito MVP das Finais.

Nikola Jokic campeão da NBA - Créditos: Getty Images
Nikola Jokic campeão da NBA - Créditos: Getty Images

Indiferença aos títulos individuais

Jokic sempre deixou claro que não se importa com premiações que o consagrem como jogador individualmente falando, afirmando que as honrarias não significam nada para ele e sempre valorizou os feitos coletivos de sua equipe. O desprezo é tanto que o sérvio chegou a perder a taça de MVP das finais e não sabe mais onde ela está.

Com uma celebração muito tranquila após ser campeão da NBA, diferente de muitos jogadores que aproveitam para extravasar, Jokic disse em entrevistas já como vencedor das finais coisas como : “O trabalho está feito, podemos ir para casa agora”, “Sim, eu preciso ir para casa. Aos domingos, meus cavalos correm” e “O basquete não é a principal coisa da minha vida. Só é algo que eu sou bom”.

Paixões fora de quadra

Ser bom no basquete não move o coração de Nikola Jokic, mas outras coisas fora de quadra sim. Romântico e muito familiar, o sérvio é casado com a compatriota Natalija Jokic desde outubro de 2020. Mas, a relação dos dois é mais antiga que isso, pois quando o jogador se mudou para Denver, em 2015, ela o acompanhou.

O astro joga todas as partidas de basquete com sua aliança de casamento amarrada no cadarço de seu tênis esquerdo desde o dia em que a união foi formalizada, quatro temporadas atrás. “Coloco a aliança de casamento no meu tênis simplesmente porque é família. Eles estão sempre ao meu lado, e só quero dar-lhes amor”, afirmou Jokic.

Enquanto a maioria dos jogadores do Nuggets comemoravam com seus colegas de time o título da NBA, Jokic preferiu compartilhar um momento mais íntimo com seus irmãos, sua esposa e sua filha, Ognjena, que roubou a cena na entrega do troféu ao estar ao lado do pai.

Sonho de cuidar de cavalos

Mas, sua verdadeira paixão está muito longe dos Estados Unidos. Jokic costuma passar suas férias em sua cidade natal de 47 mil habitantes na Sérvia, onde consegue cuidar de seus cavalos. A admiração por esse tipo de animal vem de muito antes. Em 2020, durante uma entrevista ao “The Athletic”, Nikola revelou que tinha 12 anos quando assistiu a uma corrida de cavalos pela primeira vez. A paixão foi imediata.

“Gosto de estar perto deles e notar suas diferentes características. Você consegue perceber enquanto trabalham que eles são basicamente como nós. São atletas, corredores. São criaturas magníficas”, afirmou o sérvio.

Nikola comprou seu primeiro cavalo, o Dream Catcher, depois de começar sua carreira na NBA, que até hoje é definido como “amigo” pelo atleta. “Ele não fala, mas a gente consegue conversar, entende?”, afirmou o jogador. O sérvio estava andando de cavalo quando recebeu seu segundo prêmio de MVP, sendo surpreendido pelos membros dos Nuggets que viajaram até a Sérvia para lhe entregar o troféu, incluindo o preparador físico brasileiro e amigo pessoal, Felipe Eichenberger. “Meu sonho é mudar-me novamente para a Sérvia e me tornar um técnico de trote após minha carreira no basquete”, revelou.