Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
NBA/Basquete / MUNDIAL DE BASQUETE!

Copa do Mundo de Basquete 2023: horários, onde assistir e mais

A Copa do Mundo de Basquete 2023 será iniciada na madrugada desta sexta-feira, 25; confira as principais informações do torneio, que contará com a Seleção Brasileira

Brasil disputará a Copa do Mundo de Basquete 2023 - Getty Images
Brasil disputará a Copa do Mundo de Basquete 2023 - Getty Images

Na madrugada desta quinta-feira, 25, a Copa do Mundo de Basquete 2023 terá as suas primeiras partidas. O torneio é organizado pela FIBA (órgão máximo do esporte no mundo) e está indo para a sua 19ª edição na história. Fique por dentro de tudo da competição e como acompanhar a Seleção Brasileira!

Vale destacar que a Copa do Mundo de Basquete terá mais de um país como sede, algo inédito no torneio: Indonésia, Filipinas e Japão vão receber os jogos ao longo do campeonato. Além disso, a atual edição conta com o maior número de seleções disputando o título em toda a sua trajetória, 32 no total.

SELEÇÕES PARTICIPANTES

  • África: Angola, Cabo Verde, Egito, Costa do Marfim e Sudão do Sul.
  • Américas: Brasil, Canadá, República Dominicana, México, Porto Rico, Estados Unidos e Venezuela.
  • Ásia e Oceania: Austrália, República Popular da China, República Islâmica do Irã, Japão, Jordânia, Líbano, Nova Zelândia e Filipinas.
  • Europa: Finlândia, França, Geórgia, Alemanha, Grécia, Itália, Letônia, Lituânia, Montenegro, Sérvia, Eslovênia e Espanha.

ETAPAS

Todas as equipes foram enquadradas em oito grupos com quatro membros em cada um; os times se enfrentam em turno único, ao longo de três rodadas. As duas melhores seleções de cada tabela avançam para as eliminatórias. Na segunda fase, as equipes classificadas disputam mais dois jogos contra as seleções que ainda não enfrentaram em um cruzamento de grupos pré-selecionado.

Seleção Brasileira vai disputar o Mundial de Basquete
Seleção Brasileira vai disputar o Mundial de Basquete (Créditos: Getty Images)

Ao somar todos os pontos, das duas fases, avançam duas equipes de cada novo grupo para as quartas de final. Os triunfantes desses jogos, por sua vez, avançarão para as etapas seguintes do torneio, as semifinais, até que duas seleções se enfrentarão na grande final. A Seleção Brasileira está no grupo G, o mesmo que Irã, Espanha (atual campeã) e Costa do Marfim.

AGENDA BRASILEIRA

ONDE ASSISTIR?

Para quem deseja acompanhar os jogos do Brasil e das demais seleções na Copa do Mundo de Basquete 2023, os canais da ESPN (sinal fechado) vão transmitir as partidas. Da mesma maneira, o serviço de streaming da Star+ também exibirá os confrontos. O SportBuzz trará a repercussão e os destaques no pós-jogo.

O QUE ESTÁ EM JOGO?

Vale destacar que não é somente o título que está em jogo: o Brasil tem a possibilidade de garantir uma vaga nas Olimpíadas de Paris, já que as duas melhores equipes das Américas vão faturar a classificação para os Jogos de 2024. Ainda assim, no ano que vem, haverá uma segunda chance para participar do torneio, por meio de uma repescagem no Pré-Olímpico.