Equipe de Ronaldinho foi vice-campeã na edição passada - Divulgação
E-SPORTS

Troféu de Phygital Games vai para o espaço

Torneio tem conceito PHYGITAL: jogos misturam físico e digital

Redação Publicado em 01/12/2023, às 17h25

Existe uma nova modalidade competitiva que mescla atividades esportivas reais e virtuais, e está chegando com toda força no cenário internacional: o “PHYGITAL GAMES” que são competições que misturam esportes reais tradicionais físicos (“PHY” de Physical) com jogos de videogame virtuais (“GITAL” de digital). O conceito Phygital foi idealizado pela empresa Games of the Future, com sede na cidade de Kazan, República do Tartaristão, na Rússia.

Os jogos iniciam no videogame e terminam no esporte real tradicional, utilizando os mesmos atletas, que devem atuar de forma híbrida, competindo tanto como atletas de games como atletas de esportes reais. A estrutura da competição esbanja tecnologia e inovação com mais de 10 modalidades esportivas Phygital. O troféu dos vencedores é extremamente moderno, tem formato de um console de videogame com design que chama a atenção.

E para dar um toque ainda mais especial e espacial, a organização do evento promoveu uma atividade extremamente audaciosa e surpreendente: uma das taças de campeão dos Phygital Games foi enviada na manhã de hoje para o espaço! Sim, é isso mesmo: o troféu Phygital foi colocado em um foguete espacial e agora já está a caminho do espaço sideral.

Abaixo, o vídeo do lançamento do foguete que foi transmitido ao vivo pelo YouTube:


O Troféu iniciou sua trajetória na cidade de Moscou, passou por Kazan, chegou no Cosmódromo de Baikonur e na manhã de hoje 01/12/2023, a cápsula com o Troféu GOF foi lançada da Estação Espacial Internacional no foguete transportador Soyuz-2.1, Progress MS-25.

Como mensagem oficial ao público, a organização do evento Games of the Future, escreveu: “O símbolo do movimento Phygital mundial olhará para o planeta terra do espaço sideral”.

O evento mundial do GAMES of the FUTURE será realizado de 23 de fevereiro a 3 de março de 2024, com equipes de mais de 60 países e 2000 players competindo em 16 modalidades esportivas Phygital, com destaque para esportes tradicionais como:

➢ PHYGITAL FOOTBALL: jogos de futebol começam no videogame PS5 no jogo FIFA Volta e o placar do jogo virtual segue no escore do jogo na quadra, com mesmo formato no virtual e no real. O resultado final do jogo é o agregado de gols entre a partida no FIFA Volta e o jogo real de futebol 5x5 em quadra de grama sintética de 10 minutos.

➢ PHYGITAL Basketball: jogos de basquete começam no videogame no jogo NBA2k até 21 pontos e terminam na quadra com jogos 2vs2 de 10 minutos.

➢ PHYGITAL Hockey: jogos de hóquei no gelo começam no jogo EA NHL e também terminam na quadra com jogos 2vs2.

➢ PHYGITAL Racing: piloto começa no simulador com 3 voltas no videogame e depois faz 5 voltas num kart de corrida real.

➢ PHYGITAL MMA: jogo começa no Mortal Kombat e termina no ringue com uma luta de MMA.
Além dessas modalidades, o evento prevê: ➢ Torneio de CSGO e Laser Tag

➢ Battle Challenge de MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) ➢ Speedrun games: jogo Mario Bros.

➢ Corrida de drones.
Para garantir vaga no Mundial, as equipes devem disputar os eventos qualificatórios ou serem convidadas pela organização do evento com base no histórico de conquistas. A empresa Phygital Games Brasil, do empresário Paulo Ribas é a responsável pela seleção das equipes brasileiras.

Do Brasil, as equipes Vivo Keid Stars no Dota2, e Team Solid e Flamengo eSports no CSGO já participaram do torneio. Além deles, a R10 Team, do ex-atleta Ronaldinho Gaúcho, foi vice- campeã na edição realizada em maio de 2023 no Phygital Football representando o Brasil. E em outubro passado, a R10 organizou as equipes de Phygital Basketball da Espanha e de Phygital Football do Chile, conquistando o título em ambas as modalidades.

A previsão é que a partir de 2024, as competições oficiais de Phygital Games sejam realizadas em diversos países do mundo, inclusive no Brasil, que almeja sediar o mundial de 2025 ou de 2026.


 

phygital GAMES esports

Leia também

Seleção feminina de vôlei terá dificuldade em renovação, acredita Zé Roberto


Lutador gaúcho do UFC Vinícius 'Lok Dog' comenta sobre situação no RS


NBB: Vasco x Bauru decidem quem enfrenta o Flamengo na semifinal


Força e fé: Brasileira Nathiely De Jesus é uma das estrelas do ADXC 4


Campeão no vale tudo, Wander Braga planeja lançar livro sobre sua trajetória


Botafogo Judô é vice-campeão da primeira etapa do Circuito Hajime de 2024