Bola do Campeonato Brasileiro Série A 2023 - Foto: Mourão Panda / América

Campeonato Brasileiro promete grandes emoções na reta final

A briga pela parte de cima e de baixo da tabela está em aberto

Diogo Figueiredo, sob supervisão de Gabriella Vivere Publicado em 07/11/2023, às 16h43 - Atualizado às 17h56

O Campeonato Brasileiro está se consolidando cada vez mais como um dos campeonatos mais complicados do futebol mundial. Antes mesmo do início do torneio, fica muito difícil apontar apenas um favorito para se consagrar campeão no final da temporada, e também os candidatos ao rebaixamento. Equipes surpreendem ao longo do campeonato, enquanto outros times tradicionais deixam a desejar, fazendo péssimas campanhas e se aproximando da zona de rebaixamento.

Na atual edição, até estava encaminhando para um título tranquilo após ótima campanha do Botafogo-RJ no primeiro turno, porém, tropeços nas últimas rodadas deixaram vivas outras equipes que sonham com o troféu. Em um determinado momento do campeonato, a equipe carioca chegou a abrir 12 pontos de vantagem para o segundo colocado, mas viu equipes como Palmeiras, RB Bragantino, Grêmio, Atlético-MG e Flamengo se aproximarem cada vez mais.

Outro fator importante para as equipes continuarem sonhando com o topo são os diversos confrontos diretos entre o G6, dando ainda mais emoção para o final do campeonato. O líder Botafogo terá pela frente decisões contra RB Bragantino e Grêmio, enquanto o Palmeiras enfrenta o Flamengo, no qual a equipe carioca também sonha com mais uma conquista.

Restando apenas 7 rodadas, para algumas equipes somente 6 jogos, a disputa pela ponta segue da seguinte forma: 1º Botafogo (59 pontos/ 31 J), Palmeiras (59 pontos/ 32 J), RB Bragantino (58 pontos/ 31 J), Grêmio (56 pontos/ 32 J), Atlético-MG (53 pontos/ 32 J) e Flamengo (53 pontos/ 31 J), fechando assim o G6 do Campeonato Brasileiro.

Na segunda parte da tabela, equipes sofrem com o nível técnico e são ameaçadas a serem rebaixadas para a segunda divisão no próximo ano. Clubes tradicionais como Vasco, Santos, Cruzeiro e Corinthians estão na luta para se manter no maior campeonato do Brasil.

Atualmente, a zona de rebaixamento conta com a presença do Cruzeiro (37 pontos/ 31 J), Goiás (35 pontos/ 32 J), Coritiba (23 pontos/ 32 J) e América-MG (21 pontos/ 32 J), onde esses dois últimos estão cada vez mais perto do rebaixamento.

Do lado de fora, mas com chances reais de entrarem no Z4, encontram-se o Cuiabá (41 pontos), Corinthians (40 pontos), Santos (38 pontos), Bahia (37 pontos) e Vasco da Gama (37 pontos), todas as equipes com 32 jogos disputados.

A incerteza e a competitividade continuam a marcar o campeonato, mantendo os torcedores ansiosos pelas próximas rodadas que definirão o destino das equipes.

 


 

briga Brasileirao Disputa

Leia também

Botafogo Judô é vice-campeão da primeira etapa do Circuito Hajime de 2024


Lutador aceita luta contra Poatan e desafia ‘até no xadrez’


Jaylen Brown aponta evolução de Derrick White: “Uma nova versão”


Mercedes passa por desafios mas diz que está a todo vapor nas atualizações do W15


Norris afirma que pode vencer de novo mas garante Verstappen como campeão


Jungle Fight e governo do DF promovem campanha para ajudar o RS