Novak Djokovic - Getty Images
LÍDER INCONTESTÁVEL

Djokovic alcança 400 semanas como líder do ranking de tenistas mundial

Sérvio Novak Djokovic estende recorde como número 1 do mundo e já começa a planejar primeiros passos históricos para 2024

Redação Publicado em 20/11/2023, às 14h59 - Atualizado às 16h51

Novak Djokovic parece não se cansar de alcançar marcas históricas na sua carreira de tenista. Desta vez, nesta segunda-feira, 20, o sérvio chegou às 400 semanas como número 1 do mundo. Somando os pontos do heptacampeonato do ATP Finals neste último domingo, 19, o tenista mais uma vez lidera o ranking. Com 36 anos de idade, o jogador segue com uma meta de conquistar o "Golden Slam", quando se vence os quatro Grand Slams da temporada, além das Olimpíadas de Paris.

“Bem, você pode ganhar quatro Slams e um ouro olímpico. Sempre tive as maiores ambições e objetivos. Isso não será diferente no próximo ano. A motivação que tenho ainda está lá. Meu corpo tem me servido bem, me ouvido bem. A motivação, especialmente para os maiores torneios desportivos, ainda está presente. Ainda me inspira a continuar”, afirmou o sérvio. Djoko já era o recordista de semanas como número 1 desde o dia 8 de março de 2020, quando superou as 310 semanas de Roger Federer. Pelo menos até o Australian Open, em janeiro do ano que vem, o tenista continua na liderança.

pic.twitter.com/y1KSwLSTQB

Djokovic chegando a Málaga para representar a Sérvia pela Copa Davis.

— Mundo Do Tênis 🎾 (@mundodotenispod) November 20, 2023

Graças ao seu desempenho em 2023, Djokovic chegou às 400 semanas no topo. Vencedor do ATP Finals, o tenista conquistou também três Grand Slams, Australian Open, Roland Garros e US Open, foi vice no Wimbledon, perdendo para Carlos Alcaraz. Ainda conquistou dois Masters e um ATP 250, fechando o ano com sete títulos. “Muito, muito orgulhoso. Quatro dos cinco torneios (grandes)... para ser honesto, não poderia pedir mais. É uma grande recompensa pelo que minha equipe e eu passamos neste ano, sendo um dos anos de maior sucesso que já tive na minha carreira”, comentou.

A primeira vez que Djokovic assumiu a liderança do ranking foi em julho de 2011, ficando por 53 semanas seguidas, até julho de 2012. Depois de alguns meses fora, voltou em novembro de 2012, ficando até outubro de 2013. Entre julho de 2014 e novembro de 2016, conquistou o maior período seguido: 122 semanas.

Show Player

 

Novak Djokovic

Leia também

Swiatek supera Sabalenka e é campeã do WTA de Roma


Sabalenka não esperava chegar na final em Roma: “Fiquei meio surpresa”


Swiatek supera Gauff e busca tricampeonato no ATP de Roma


Sabalenka bate Ostapenko e vai às semifinais do WTA de Roma


Thiago Monteiro luta, mas perde para Zhang nas oitavas de Roma


Algoz de Djokovic, Tabilo comemora classificação: “É uma loucura”