Ítalo Ferreira: do Rio Grande do Norte para o mundo! - Getty Images
SURFE

WSL Studios lança documentário especial sobre o campeão de surfe Ítalo Ferreira

Produção exibe toda a trajetória do campeão mundial, desde a infância humilde em Baía Formosa (RN) até a conquista do título

Redação Publicado em 13/04/2020, às 10h56

Momentos do surfista Ítalo Ferreira com a família, amigos e a namorada, Mari Azevedo; sua performance nas ondas e o grande ápice da carreira, quando se consagrou campeão mundial no ano passado, ao vencer o Circuito Mundial de Surfe (World Championship Tour) em 20 de dezembro. Tudo isso está no documentário especial sobre a vida do atleta, produzido pela WSL Studios, que estreou dia 9 de abril, com legendas em português na plataforma da World Surf League na internet, no aplicativo da Liga para dispositivos mobile e também no Canal da WSL no Youtube.

Trata-se de um episódio da ‘Sound Waves’, uma das séries produzidas e exibidas pela WSL nas suas plataformas, que retrata momentos vividos pelos melhores surfistas do mundo durante seu dia a dia, o que inclui vida pessoal, treinamentos e disputas de etapas do campeonato. Cada episódio mostra a jornada de um surfista. A série já exibiu episódios com o brasileiro Lucas Chumbo, o havaiano Kai Lenny; o californiano Conner Coffin e a costa-riquense Brisa Hennessy, entre outros.

O episódio de ‘Sound Waves’ com Ítalo traz cenas comoventes, com o surfista contando sobre sua infância no esporte e a vida muito humilde até conseguir, com o surfe, melhorar as condições de sua família que até hoje reside e trabalha em Baía Formosa, no litoral do Rio Grande do Norte.

“Com oito anos de idade, como eu não tinha prancha, usava a tampa do isopor onde meu pai guardava os peixes que vendia nas praias. Mas como eu era muito magrinho conseguia ficar em pé nela”, conta o atleta. 

Vários outros depoimentos fazem parte do documentário, como o da mãe do atleta ,Katiana Ferreira; e de seu amigo, o também surfista Jadson André.

A história de Ítalo Ferreira, 25 anos, é impressionante e muito especial. Nascido e criado em Baía Formosa, a 90 km de Natal, começou a brincar de pegar onda ainda bem pequeno, utilizando tampas de geladeiras de isopor utilizadas por seu pai, peixeiro. Aos 11 anos de idade ganhou sua primeira prancha e, a partir de então, ele não parou mais.

Não só praticou o esporte como foi aperfeiçoando as suas manobras, tanto que na temporada do WCT de 2015 foi eleito ‘estreante do ano’, despontando-se na busca do título mundial daquela temporada (quando ficou em sétimo lugar).

Quatro anos depois, na temporada de 2019, conseguiu ganhar de Gabriel Medina na última e decisiva prova da disputa em Pipeline, no Havaí. Antes dele, apenas os paulistas Gabriel Medina, em 2014 e 2018, e Adriano de Souza, o ‘Mineirinho’, em 2015, conquistaram o título para o Brasil. Das últimas seis edições do Circuito Mundial de Surfe da WSL, quatro títulos vieram para o Brasil.

Vale destacar que Ítalo e Medina garantiram a vaga nas Olimpíadas de Tóquio, quando o esporte estreará nos Jogos Olímpicos.


5 itens que todo surfista precisa ter

1- Prancha de Surfe Taruga softboard 7.6 - https://amzn.to/2Wgv6pH

2- Parafina Bullys Cool - Água Fria - https://amzn.to/2BFqgcp

3- Leash Taruga bodyboard amador 4 pés - https://amzn.to/2MKfIil

4- A História da Rip Curl: 50 Anos de Altas Ondas, Negócios Internacionais, Personagens Destemidos e a Busca Pela Onda Perfeita - https://amzn.to/2MNwvkM

5- Capa de Prancha - https://amzn.to/2MLjpUU

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Lucas Chumbo Ítalo Ferreira Gabriel Medina ítalo ferreira WSL Circuito Mundial de Surfe World Surf League Surfe

Leia também

MLB: Shohei Ohtani bate recorde entre japoneses da liga e Dodgers massacram


‘Ça Va Paris’: Especial recebe Vanderlei Cordeiro de Lima, Sheilla Castro e Maurício Lima


NHL: Ryan Hartman, do Minnesota Wild, é suspenso por conduta antidesportiva


Lucas Moraes recebe Capacete de Ouro por atuação e feito inédito


MLB: Shohei Ohtani revela roubo de ex-intérprete: “Contou mentiras…”


Talento do kart, João Francisco fecha patrocínio de renomada marca italiana