Xavi, técnico do Barcelona, e Vini Jr, jogador do Real Madrid - Getty Images
RACISMO NA LA LIGA

Xavi, técnico do Barcelona, se pronuncia após racismo contra Vini Jr

Vini Jr sofreu ataques racistas em partida do Real Madrid válida pela La Liga; Xavi, comandante do Barcelona, abriu o jogo sobre as ofensas contra o brasileiro

Ligia de Toledo Saicali Publicado em 22/05/2023, às 11h32

Xavi, técnico do Barcelona, falou sobre o caso de racismo contra Vini Jr, do Real Madrid. O brasileiro sofreu com ataques e ofensas na última partida dos Merengues, diante do Valencia, pela La Liga 2022/2023. O confronto do Campeonato Espanhol havia sido interrompido após o ocorrido no Estádio de Mestalla.

“Bom, eu fico feliz com essa pergunta. Sempre penso que essas coisas acontecem em um ambiente de trabalho. Eu não sei o motivo, mas o futebol é o único esporte que aceita insultos”, ponderou Xavi em entrevista coletiva. “Eu trabalho na área técnica e me chamam de ‘filho de algo’, ou o que possa imaginar. E eu estou trabalhando. Eu não vejo um padeiro passar por isso, ou um pedreiro, ou um jornalista. Só no futebol”.

Show Player

Além disso, o treinador do Blaugrana completou: “Os insultos precisam parar, precisam estar fora do futebol. Acho que é uma mensagem para o presidente da liga, da federação, todos. Quem tem que aguentar um insulto? Se você insulta um pedreiro, ele te acerta com o ladrilho na cabeça. Temos que nos impor. Com insultos, a partida tem que parar, ninguém é obrigado a aguentar este tipo de coisa”.

O comandante do Barcelona ainda expôs o que deve ser feito, em sua opinião, para que os casos de racismo cessem. “Precisamos ser ríspidos com este tipo de coisa, acho que é um tema educacional. Precisamos educar as pessoas de alguma maneira que elas entendam que não se vai a um estádio de futebol insultar alguém. Não vamos ao teatro ofender alguém. Posso não gostar, mas não ofendo”, disse.

Vini Jr, do Real Madrid, na partida contra o Valencia (Créditos: Getty Images)

 

Apesar da existência de inúmeros casos similares, Xavi afirmou: “Não acho que chegue ao ponto de assumir que a La Liga ou a Espanha são racistas. Mas há atos racistas. E devemos condenar estes atos. Muitos dizem que os futebolistas e os treinadores devem ser um exemplo para a sociedade, mas se estamos em um entorno que nos ofende e nos xingam de tudo, não podemos ser um exemplo. E é isso que se passa com Vini, não tem como não se revoltar”.


 

Real Madrid Barcelona Valencia Xavi la liga Vini Jr racismo

Leia também

Santos tropeça e perde para o Amazonas na Série B


Após pronunciamento de Mbappé, Luis Enrique crava: “PSG vai...”


Flamengo vence o Corinthians em casa pelo Brasileirão


CBF pede posicionamento de clubes sobre paralisação


Alisson celebra fase no São Paulo e crava objetivo: “Meu sonho é...”


Campeão antecipado, Real Madrid amassa Granada na LALIGA