Tiago Nunes comenta sobre saída do Corinthians e opina sobre futebol brasileiro - GettyImages
OPINOU!

Tiago Nunes comenta sobre saída do Corinthians e opina sobre futebol brasileiro: "Moedor de técnicos"

Treinador foi demitido do comando da equipe Alvinegra há cerca de dois meses

Redação Publicado em 06/11/2020, às 16h30

Convidado do quadro "GE Divide Tela", do site "Globo Esporte", o treinador Tiago Nunes, que foi demitido do Corinthians há dois meses analisou sua passagem pelo time Alvinegro em entrevista ao repórter André Hernan.

Contratado no fim do ano passado, o técnico assumiu em janeiro e ficou no comando do clube paulista por 27 jogos.

"Era um momento de transformação, a ideia desde o início era que se moldasse uma ideia de muito tempo, de um time mais defensivo que finalizava pouco, mas era muito eficiente, que tinha transições rápidas, mas que não era propositivo, para um time como se entende como atual. As rupturas causam desconforto, problemas e instabilidade", disse antes de completar.

"Em nível de ganho profissional foi uma experiência única (...). Me transformou num treinador muito melhor do que o que eu era quando cheguei em janeiro a São Paulo", concluiu.

Sobre essa experiência, Tiago Nunes apontou qual foi o seu maior aprendizado à frente do comando do elenco Alvinegro.
 
"Investir um foco principal nas ações do campo, principalmente quando chego ao clube. Quis, como combinado, cumprir uma missão de integração no clube, gestão e influência de ideias em todos os departamentos adjacentes ao campo e investi menos dentro do jogo, isso traz um preço. Não só no resultado, mas nas relações, você entra nos departamentos e gera desconforto e incômodo. Tenho o respeito de todos, fui muito pragmático, talvez tenha sido um erro", contou.
 
Depois de começar 2020 com um time mais técnico, o Timão voltou da pausa da pandemia jogando de forma mais reativa e essa mudança no estilo também foi analisada pelo treinador.
 
"Quando a gente volta da quarentena, botei jogadores mais defensivos, como Carlos Augusto e Gabriel, jogamos só com um atacante que era o Jô, com Mateus Vital e Ramiro dos lados. Um time mais pragmático, que tentava ter mais posse, mas que criava chances. Erramos pouquíssimo e não fomos campeões por um detalhezinho, pois foi para os pênaltis. Seria como em 2018 e 2019, que fomos campeões paulistas e as campanhas no Brasileirão não foram boas. Hoje, no Brasil, quem se expõe pouco está mais próximo de ganhar, muito pelo calendário, jogadores cansados (...). Dificilmente os jogadores atuam no seu ápice de forma, e tecnicamente o jogo se perde", disse.
 

Tiago foi o primeiro dos três treinadores contratados pelo Corinthians em 2020.

Depois dele, Dyego Coelho comandou o time por um mês, abrindo espaço para Vagner Mancini assumir. Além do Timão, vários outros clubes do Brasil já trocaram de treinador na temporada.

Diante disso, Tiago Nunes vê exagero nas decisões dos clubes em mudar tão rapidamente os treinadores.

"Não creio que exista projeto no Brasil hoje, ainda mais como o calendário está construído. Quando voltamos da quarentena, fizemos nove jogos em 27 dias, depois tivemos uma semana cheia e fizemos uma sequência de seis ou sete jogos com intervalo de dois dias. Não existe projeto que dê certo com uma cobrança iminente por resultado imediato. Por mais que o futebol viva do resultado, se você quer construir uma identidade há de se manter as ideias independente do resultado e da opinião pública, que é formada pelas redes sociais e muito compartilhada por repórteres e comentaristas", opinou.

"O futebol virou um grande moedor de treinadores. Você entra no clube, quando ganha é muito valorizado, mais até do que devia, e quando perde é muito desvalorizado, muito mais do que devia. Tem que ter mais cuidado com isso, não vai ter projeto, a roda vai girar também com estrangeiros e quem perde é o futebol brasileiro".

Antes de encerrar a entrevista, Tiago Nunes revelou que tem vontade de ter uma outra oportunidade no Corinthians no futuro.

"Não tem como controlar o que vai acontecer futuramente. Há exemplo no Corinthians de treinadores que saíram, voltaram e conquistaram, como o Tite. Não estou comparando, o Tite é um mestre. Mas quando não dá certo, fica o desejo de tentar de novo, é natural", finalizou.


5 itens que vão conquistar o coração dos torcedores do Corinthians

1- Caneca Estriada Corinthians - https://amzn.to/2OYJgKB

2- Jogo Churrasco Inox Corinthians - https://amzn.to/2VUZCFq

3- Caneta Roller Pen De Metal Com Caderno Corinthians - https://amzn.to/31lta0g

4- Luminária LED Corinthians - https://amzn.to/2OXHR7a

5- Camisa Corinthians Basic Camuflagem - https://amzn.to/2J3eo7V

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

 

 
Tiago Nunes Tiago Nunes Vagner Mancini Dyego Coelho Corinthians

Leia também

Jude Bellingham, do Real Madrid, brinca com carta de Mbappé: “Gosto dessa…”


Após ser reintegrado, John Kennedy volta a ser afastado no Fluminense


Presidente do Inter revela propostas milionárias por jogadores


LALIGA: Lewandowski crava hat-trick pelo Barcelona e faz promessa


Emiliano Díaz publica despedida do Vasco: “Para sempre”


Cássio desabafa após perda da vaga, mas garante: "Que líder eu seria…"