Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, anúncio o fim do "gol fora" - Getty Images
FIM DE UMA ERA!

Presidente da Conmebol define fim de gol fora na Libertadores

Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, anunciou nesta quinta-feira, 25, o fim do "gol fora" em todas as competições da entidade

Redação Publicado em 25/11/2021, às 13h56

Nesta quinta-feira, 25, Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, pôs fim a uma das regras mais polêmicas dos torneios mata-mata que contam com jogos de ida e de volta. O anúncio é de que não haverá mais o critério de  "gol fora", que é quando o time visitante marca fora de casa e passa a ter uma vantagem por isso.

Tal decisão muda muito o cenário de como as equipes vão se preparar para as partidas eliminatórias do torneio da entidade. Como exemplo claro é possível citar o Palmeiras que, nesta edição, se classificou na semifinal contra o Atlético-MG ao empatar dentro de casa em 0 x 0 e então conseguiu o empate em 1 x 1 e garantiu sua vaga na final.

Outro exemplo com o Verdão é o confronto contra o São Paulo, nas quartas de final. Com o empate em 1 a 1 no Morumbi, o Soberano precisou atacar mais para conseguir o resultado, já que o placar inicial da partida os eliminaria. Com isso, o Palmeiras se montou para aproveitar os contra-ataques e venceu o confronto por 3 a 0.

É importante lembrar que o fim do critério é válido para todas as competições da entidade. A regra foi abolida após 16 anos em vigor e passa a valer a partir de 2022. Com início em 2005, o critério era válido em todas as fases, mas foi retirado das finais a partir de 2008.

Confira o post nas redes sociais da Conmebol

La CONMEBOL elimina el “gol de visitante”. En adelante todos los goles de los torneos de la CONMEBOL tendrán el mismo valor, ya no se considerará como un factor de desempate los tantos convertidos en calidad de visitante. Con ello, se apunta a una mayor justicia deportiva.

— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) November 25, 2021

"A CONMEBOL elimina o  "gol de visitante". Daqui para frente, todos os gols dos torneios da CONMEBOL terão o mesmo valor, e os gols marcados como visitante não se considerarão como um fator de desempate. Com isso, se busca uma maior justiça desportiva", diz o post.


Conmebol sul-americana Libertadores gol fora

Leia também

Juventus e Milan empatam sem gols pela 34ª rodada do Campeonato Italiano


Corinthians deve sofrer quatro mudanças para encarar o Fluminense; veja


Holanda: a história da eterna vice das Copas do Mundo


Briga generalizada interrompe final entre Palmeiras e Corinthians no futsal


Torcedores do Newcastle fazem mosaico especial para jogadores brasileiros


Klopp e Salah discutem em jogo do Liverpool: “Se eu falar, vai pegar fogo”