Palmeiras x Santos: Confira o raio-x do Clássico da Saudade - GettyImages
CLÁSSICO DA SAUDADE!

Palmeiras x Santos: Confira o raio-x do Clássico da Saudade!

Veja o retrospecto das equipes no confronto e no Estádio do Morumbi, palco da partida

Izabella Macedo Publicado em 23/08/2020, às 09h00

Neste domingo, 23, Santos e Palmeiras realizam o famoso Clássico da Saudade. Às 16h (horário de Brasília), a bola rola no Estádio do Morumbi e marca a 329ª vez que os clubes se encaram.

Diante disso, é certo afirmar que o duelo entre Alviverdes e Santistas é antigo. 

Por esse motivo o SportBuzz faz aqui, um Raio-X de cada uma das equipes e como elas chegam para o confronto, que será válido pela 5ª rodada do Brasileirão.

RETROSPECTO

Palmeiras e Santos já entraram em campo mais de 320 vezes um contra o outro (Crédito: GettyImages)

 

Dentro dos 328 jogos realizados pelas equipes até aqui, 105 vezes tivemos um campeão. Em 86 vezes o confronto saiu empatado e em 137 oportunidades algum dos dois teve que encarar a derrota.

QUEM VENCEU MAIS?

O grande vitorioso do clássico da Saudade é o Palmeiras, que com 137 vitórias é ainda o detentor da maior quantidade de gols registrada, se comparado com o rival Santos.

O Alviverde já marcou 557 gols no Peixe ao longo dos 105 anos de existência do confronto.

O PRIMEIRO CONFRONTO

Apesar disso, a primeira partida realizada entre os dois clubes aconteceu no dia 3 de outubro de 1915, no Velódromo de São Paulo e foi finalizada com o impressionante placar de 7 a 0 para o Santos, mas na época em que o Palmeiras ainda tinha o Palestra Itália como nome do time.

Na oportunidade, o Palestra Itália tinha apenas um ano de fundação e mesmo assim queria participar do Campeonato Paulista de 1915.

Porém, para que pudesse estar na principal liga de seu estado, a Associação Paulista de Esportes Atléticos impôs que o clube só poderia se juntar aos demais se vencesse um time de ponta que ele mesmo poderia escolher.

Mesmo não disputando o Paulistão da época, o Santos foi o escolhido por ser um time muito bem visto e reconhecido na capital.

Com a senhora goleada de 7 a 0, as chances do Palestra disputar o torneio no próximo ano estavam praticamente todas encerradas, o clube quase chegou a falir nesse momento, mas a resistência chegou com a expulsão do Scottish Wanderers, clube que foi punido por pagar jogadores em um campeonato amador.

Agora com o caminho livre, a competição precisava de um time para substituir e o Palestra se apresentou como opção sem pensar duas vezes e no ano seguinte, estava lá no Paulistão jogando novamente diante do Peixe.

O VERDÃO, MAIS INVICTO

Palmeiras conseguiu o maior tempo de invencibilidade diante do Santos, 15 anos (Crédito: GettyImages)

 

Além de carregar o título de mais goleador e mais vencedor do clássico, o Palmeiras também leva na maior série invicta, ficando 15 jogos contra o Santos, entre 8 de julho de 1917 e 6 de junho de 1926, sem perder para o rival.

ARTILHEIROS DO CLÁSSICO DURANTE A HISTÓRIA 

Durante a caminhada para se firmar como clube da elite, no caso do Palmeiras, e ser reconhecido como um time praticamente da capital, no caso do Santos, muitos nomes de jogadores famosos foram necessários para alavancar o clube.

Pelo lado do Palmeiras, Heitor é o maior artilheiro da história do clube pelo clássico da Saudade, com 13 gols marcados. Já no Santos, ninguém menos que o Rei Pelé leva essa, com 32 gols marcados com a camisa do Peixe.

E OS TÍTULOS?

O Santos ganhou, até hoje, apenas um título em cima do Palmeiras (Crédito: GettyImages)

 

Se pegarmos como base as finais diretas, aquela última partida que resolve tudo do campeonato, o Palmeiras já ganhou dois títulos batendo o Santos, e o clube da baixada venceu o rival apenas uma vez até aqui nas finalíssimas.

Pelo Brasileirão, quem leva a vantagem é o Santos, com 27 vitórias, 25 empates e 19 derrotas. 

QUEM LEVA A MELHOR NO MORUMBI?

Por conta da transmissão da final da Champions League, que acontece no mesmo dia e horário do clássico, a partida teve que ser transferida da casa Alviverde para o Estádio do Morumbi.

Na casa do outro rival, o São Paulo, quem leva a vantagem é o Palmeiras com 19 vitórias, enquanto o Santos venceu por 12 vezes e o jogo ficou empatado em 21 oportunidades.

PRINCIPAIS JOGADORES DA ATUALIDADE

Com oito gols marcados, Willian é o principal artilheiro do Verdão em 2020, seguido por Luiz Adriano, com cinco e Lucas Lima, com dois.

Willina é o principal jogador do Palmeiras em 2020 (Crédito: GettyImages)

 

Do lado do Santos, Marinho é o artilheiro do time e consequentemente, um dos principais jogadores do elenco do novo treinador Cuca, com três gols marcados até aqui.

Atrá dele, Arthur Gomes aparece com dois gols seguido de Eduardo Sasha.

Marinho é o principal jogador do Santos nesta temporada (Crédito: Getty Images)

 

COMO AS EQUIPES CHEGAM PARA O CONFRONTO?

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Patrick de Paula, Gabriel Menino, Bruno Henrique e Lucas Lima; Rony e Luiz Adriano. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Santos: João Paulo; Pará, Alisson, Luan Peres e Felipe Jonatan; Jobson, Diego Pituca e Carlos Sánchez; Soteldo, Marinho e Kaio Jorge. Técnico: Cuca.


5 itens do seu time do coração que você não pode ficar sem

1- Camisa Adidas São Paulo 2018 - https://amzn.to/31uv12K

2- Livro Maquete 3D Estádio Vila Belmiro - https://amzn.to/2IZ3AaY

3- Mochila Corinthians - https://amzn.to/2psy3ax

4- Caneca com Abridor,  Flamengo - https://amzn.to/31uUJnQ

5- Fone de Ouvido Cruzeiro - https://amzn.to/33GhR4d

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

willian Marinho Morumbi Brasileirão Santos Clássico da Saudade Palmeiras Campeonato Brasileiro

Leia também

CBF promove programa de doações ao Rio Grande do Sul com Vinicius Júnior


Van Dijk fala sobre futuro no Liverpool: “Uma grande transição”


Crystal Palace atropela Manchester United pela Premier League


Raniele admite posição de liderança no Corinthians: “Bem tranquilo”


Estêvão marca de pênalti e revela inspiração em Veiga: “Um exemplo”


Al-Hilal vence clássico contra Al-Ahli e encaminha título saudita