Inglaterra, campeã da Eurocopa, e Brasil, campeão da Copa América - Shaun Botterill / Getty Images; Thaís Magalhães / Flickr CBF Oficial
PRIMEIRA EDIÇÃO!

Finalíssima: Brasil e Inglaterra farão decisão feminina em Wembley

Brasil, campeão da Copa América, e Inglaterra, que levantou a taça da Eurocopa, protagonizarão primeira edição da Finalíssima feminina, em Wembley

Redação Publicado em 26/10/2022, às 16h03

A Uefa e a Conmebol definiram a data e o local para a decisão da primeira edição da Finalíssima feminina. No dia 6 de abril de 2023, Brasil e Inglaterra se enfrentam em Wembley. As campeãs da Copa América e da Eurocopa femininas irão protagonizar o jogo único que vale a taça.

O título criado neste ano teve sua primeira disputa entre os campeões da Copa América masculina, Argentina, e da Eurocopa masculina, Itália. A partida, que também ocorreu em Wembley, acabou em uma vitória por 3 a 0 da albiceleste. Com gols de Lautaro Martínez, Ángel Dí Maria e Paulo Dybala, a taça viajou para a América do Sul sem dificuldades.

 

A Seleção Brasileira feminina se classificou para a Finalíssima após vencer a Colômbia por 1 a 0 na final da última Copa América, em julho de 2022. O Brasil é o maior campeão da competição, com oito títulos sul-americanos em nove edições realizadas. A equipe comandada por Pia Sundhage ficou invicta.

No dia seguinte da conquista brasileira, a Inglaterra derrotou a Alemanha, em Wembley, por 2 a 1. Foi a primeira vez que as inglesas levantaram a taça europeia, com 87 mil torcedores presentes para assistir. As alemãs, derrotadas na final, são as maiores campeãs, contando com oito títulos.

Taça da Finalíssima 2022 (Créditos: Shaun Botterill / Getty Images)

 

O Brasil e a Inglaterra se enfrentaram três vezes na história, com números favoráveis para as europeias. São duas vitórias inglesas, sendo uma em amistoso, por 1 a 0, e a outra na SheBelieves Cup de 2019, por 2 a 1. Para o Brasil, apenas uma vitória: 2 a 1, em um amistoso disputado em 2019. A Finalíssima será um bom desafio para as duas equipes, que estão classificadas e se preparando para a Copa do Mundo de 2023.


 

Seleção Brasileira Feminina Finalíssima Seleção Inglesa Brasil Inglaterra Seleção Brasileira Futebol feminino

Leia também

Técnico do Borussia brinca sobre favoritismo na final: “Vamos...”


Mbappé se despede do PSG na Champions com críticas


Corinthians volta a vencer e técnico reclama de calendário: "Não dá para…"


Atlético-MG vence mais uma na Libertadores, e Milito elogia: "Sonhando…"


Tite admite queda de confiança e projeta Bolívar: "Temos consciência…"


Yuri Alberto resolve, e Corinthians bate Nacional na Sul-Americana