Rússia viu a Fifa e Uefa se posicionarem fortemente contra a invasão à Ucrânia - GettyImages
EXCLUÍDOS!

Fifa e Uefa suspendem Rússia de competições; veja as consequências

Clubes e time nacional da Rússia não poderão disputar qualquer tipo de competição organizada pela Uefa e também pela Fifa; confira detalhes

Redação Publicado em 28/02/2022, às 14h55

Uefa e Fifa anunciaram a exclusão de clubes e da seleção nacional da Rússia de qualquer tipo de competição organizada por uma das instituições. A opção pela eliminação dos russos do futebol em partidas internacionais se deu após a invasão à Ucrânia e a postura violenta de Vladimir Putin para conquistar o território ucraniano. 

Uefa e Fifa seguiram os caminhos tomados por COI e as outras grandes entidades do esporte mundial em relação à Rússia. Diversos eventos esportivos e também competições internacionais que iriam ser realizadas em território russo acabaram sendo adiadas ou até mesmo canceladas. Mas o que a decisão das duas maiores organizações do futebol mundial interfere diretamente para os russos? 

Show Player

Canal - SportBuzz

Com a decisão em conjunto da Uefa e Fifa, os principais clubes da Rússia e a seleção russa de futebol não vão poder participar dos maiores torneios de futebol do mundo. Copa do Mundo, Eurocopa, Europa League e Champions League não vão estar mais no calendário futebolístico do país, pelo menos até que a guerra contra a Ucrânia tenha um desfecho. 

A primeira consequência, que é a de curto prazo, é a eliminação do Spartak Moscou da Europa League. O time estava na fase eliminatória da competição e ia enfrentar o Red Bull Leipzig. Além disso, a seleção feminina russa não poderá participar da Eurocopa, enquanto o masculino ficará de fora das Eliminatórias da Copa do Mundo e consequentemente do Mundial do Qatar. 

Fifa tomou umaatitude polêmica em torno da particapação da Rússia nas Eliminatórias para a Copa do Mundo (Crédito: GettyImages)

"Na sequência das decisões iniciais adoptadas pelo Conselho da FIFA e pelo Comité Executivo da UEFA, que previa a adopção de medidas adicionais, a FIFA e a UEFA decidiram hoje em conjunto que todas as equipas russas, quer sejam equipas representativas nacionais ou equipas de clubes, serão suspensas da participação em ambos competições da FIFA e da UEFA até novo aviso", começou anunciando a Fifa.

"Essas decisões foram adotadas hoje pelo Bureau do Conselho da FIFA e pelo Comitê Executivo da UEFA, respectivamente os mais altos órgãos decisórios de ambas as instituições em assuntos tão urgentes. O futebol está totalmente unido aqui e em total solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia. Ambos os presidentes esperam que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa voltar a ser um vetor de unidade e paz entre os povos".

FIFA and UEFA suspend Russian clubs and national teams from all competitions.

Full statement: ⬇️

— UEFA (@UEFA) February 28, 2022

Ou seja, com as decisões da Fifa e também da Uefa, não apenas o futebol profissional da Rússia foi afetado como também o de categoria de base. Competições como Eurocopa sub-17, sub-19, Eurocopa de Futsal sub-19, além dos torneios tradicionais não terão a participação dos russos e por tempo indeterminado. 

As medidas tomadas por Uefa e Fifa são indeterminadas e não possuem um período de tempo para serem finalizadas. Sendo assim, ainda não é possível saber quais serão os reflexos disso para a Rússia, mas a consequência imediata é o isolamento e falta de visibilidade das equipes e seleções nacionais russas para o mundo todo. 

VEJA QUAIS COMPETIÇÕES A RÚSSIA NÃO PODERÁ JOGAR!


 

Fifa Champions League europa league eurocopa uefa copa do mundo Rússia

Leia também

Palmeiras bate Cuiabá fora de casa pelo Brasileirão


Bahia vence Botafogo fora de casa e assume vice-liderança do Brasileirão


Mbappé esbanja confiança para decisão na Champions: “Vamos virar”


Luciano marca dois, e São Paulo bate o Vitória no Barradão


Athletico vence o Vasco e assume a liderança provisória do Brasileirão


Morre César Luis Menotti, técnico campeão do mundo com a Argentina