Elenco do Flamengo - GettyImages
QUEM SAI E QUEM FICA?

Entenda a renovação do elenco do Flamengo: Bruno Henrique e Everton podem sair

Depois de perder a grande final da Copa do Brasil para o São Paulo, diretoria do Flamengo intensifica planejamento para a temporada de 2024 e nomes como Bruno Henrique e Everton Ribeiro ficam entre renovar ou sair do elenco

Henrique Cesar Mello Publicado em 25/09/2023, às 17h37

Depois de perder a grande final da Copa do Brasil neste último domingo, 24, para o São Paulo, o Flamengo intensifica a busca para a renovação do elenco para a temporada de 2024. Com a quinta final perdida no ano de 2023, alguns jogadores tendem a deixar o clube na próxima temporada. Por enquanto, há uma cautela nas negociações, visto que o Campeonato Brasileiro ainda está em disputa.

O Flamengo só disputa mais 14 jogos neste ano, todos pelo Brasileirão, campeonato no qual está na 7ª colocação, fora até mesmo da zona de classificação para a Copa Conmebol Libertadores. Com o ciclo do argentino Jorge Sampaoli se encerrando, a diretoria quer resolver o futuro técnico para poder começar a avaliar a situação dos jogadores importantes que têm contratos acabando neste ano. Até a final da Copa do Brasil, as negociações estavam congeladas, mas agora podem voltar à pauta do presidente Rodolfo Landim, do vice Marcos Braz e do diretor-executivo Bruno Spindel. A reformulação do elenco também contará com atletas em contratos longos.

Show Player

Claro, o mais falado dos possíveis a sair é o atacante Bruno Henrique. Com contrato no fim e com diversos interessados em seu futebol, o jogador quer uma valorização salarial e um projeto de carreira para o futuro. O Flamengo até conversou com o atleta, mas a ideia inicial era de um ano de contrato, o que não agradou o camisa 27, que completa 33 anos em dezembro. BH fez uma contraproposta, mas nada foi decidido. Segundo o jornalista Benjamin Back, o Palmeiras já teria fechado um acordo com o atacante, mas ainda não há nada confirmado.

Quem também vê seu contrato acabar em 2023 é o zagueiro David Luiz, que bateu a meta em maio e conseguiu uma extensão por mais uma temporada. No começo de setembro, foi alvo de clubes da Arábia Saudita e Turquia, e o defensor vê com bons olhos voltar ao futebol internacional. Quem tem uma situação diferente é o lateral Filipe Luís, que tem sua permanência no Flamengo totalmente condicionada à decisão do clube, que pode estender o contrato do jogador. Caso isso não aconteça, o lateral-esquerdo vai se aposentar.

Show Player

Outro defensor que pode ver uma saída do Flamengo é o zagueiro Rodrigo Caio. Com contrato até o final do ano, deve sair do clube por conta de suas constantes lesões. Quem também tem um contrato se encerrando é o meio-campista Everton Ribeiro. Em julho, o jogador revelou que não havia ainda falado sobre renovação. Perdendo espaço com Jorge Sampaoli, é um dos líderes do time. A tendência é que as partes cheguem a um acordo, com reajuste salarial e extensão do vínculo por mais um ano.

Provavelmente o maior ídolo da torcida atual do Flamengo, Gabriel Barbosa também pode sair. Com contrato até o final de 2024, uma renovação vem sendo conversada desde o final do Mundial de Clubes. Porém, no último domingo, ao ser perguntado se queria ficar, visto as dificuldades, como queda de rendimento e problemas com torcedores, Gabigol não respondeu diretamente sobre isso. Em julho, o clube não aprovou a pedida inicial do jogador, com aumento salarial. Porém, o Mengão acena com gatilhos de premiações a partir de conquistas que aproximam o valor total do contrato que o camisa 10 queria, por uma extensão de mais cinco anos.

Show Player

 

Filipe Luís Everton Ribeiro Bruno Henrique Flamengo David Luiz Rodrigo Caio Copa do Brasil Campeonato Brasileiro Gabriel Barbosa

Leia também

Santos tropeça e perde para o Amazonas na Série B


Após pronunciamento de Mbappé, Luis Enrique crava: “PSG vai...”


Flamengo vence o Corinthians em casa pelo Brasileirão


CBF pede posicionamento de clubes sobre paralisação


Alisson celebra fase no São Paulo e crava objetivo: “Meu sonho é...”


Campeão antecipado, Real Madrid amassa Granada na LALIGA