De azarão a semifinalista: Conheça o Lyon, adversário do Bayern de Munique na Liga dos Campeões - GettyImages
LIGA DOS CAMPEÕES!

De azarão a semifinalista: Conheça o Lyon, adversário do Bayern de Munique na Liga dos Campeões!

Equipe francesa está em busca do título inédito da competição europeia

Izabella Macedo Publicado em 18/08/2020, às 15h09

Quando falamos que esta edição da Liga dos Campeões está completamente indefinida é porque os times que chegaram até às semifinais realmente não estão de brincadeira e totalmente focados no título.

O Lyon surpreendeu ao derrotar o Manchester City, de Aguero e Gabriel Jesus no último sábado, 15, por 3 a 1 em uma partida muito equilibrada, mas que foi dominada pelos franceses na fase final.

Classificados como as "zebras" da competição, já que geralmente Real Madrid, Barcelona e Juventus que lutam pela taça, a equipe comandada por Rudi Garcia teve muita garra e também sangue frio para eliminar um a um e ficar a poucos passos da vitória.

Agora, a equipe encara o Bayern de Munique nesta quarta-feira, 18, às 16h para ver com quem fica a vaga da finalíssima do torneio.

Por esse motivo, o SportBuzz preparou um grande resumo para que você conheça melhor o time que surpreendeu a todos e está muito próximo do seu título inédito na Champions League.

O Olympique Lyonnais, mais conhecido apenas como Lyon, surgiu após um desacordo entre as secções de rugby e de futebol do clube multidesportos Lyon Olympique, que existia desde 1899.

Antes de 1966, o clube teve um bom sucesso vencendo o Campeonato Francês em 1910 e em 1920, garantindo seu novo estádio, o Stade de Gerland.

O clube ainda teve que esperar 10 anos até vencer a Ligue 2, o 1º troféu estabelecido, em 1951. No entanto, o Lyon foi novamente rebaixado para a Ligue 2, depois de apenas uma temporada na Ligue 1. 

Depois de ser comandado por Julien Darui que reconstruiu o elenco, o clube foi novamente promovido à Ligue 1, pela segunda vez em 5 anos e a partir daí construiria uma história recheada de títulos no torneio.

Jean-Michel Aulas tomou o controle do clube em 1987 e investiu pesado para transformar o Lyon em uma equipe estável na Ligue 1 e também para desenvolver o clube a nível europeu. 

Na primeira temporada com Raymond Domenech, o Lyon terminou a Ligue 1 em 8º, não sendo rebaixado.

Domenech levou o clube ao 5º lugar na sua segunda temporada, o que garantiu ao Lyon um lugar na Taça UEFA. A qualificação europeia foi alcançada depois de apenas dois anos na Ligue 1, e apenas quatro anos depois de Aulas ter assumido o controle.

A ERA JUNINHO PERNAMBUCANO

Juninho Pernambucano quando atuava pelo Lyon (Crédito: GettyImages)

 

Nos primeiros anos do século XXI, o Olympique Lyonnais dominou a Ligue 1 francesa. Depois de conquistar o segundo lugar em 2001, o clube, liderado pelo brasileiro Juninho Pernambucano conquistou sete títulos consecutivos na Ligue 1, entre 2002 e 2008.

Dessa forma, o clube tornando-se o primeiro clube francês na história a conseguir esse feito e a partir daí, virou uma verdadeira máquina de vencer no futebol francês, naquela que seria o melhor momento de sua história.

Sua temporada seguinte foi ainda melhor, já com a preferida camisa 8, conseguiu conquistar o segundo título consecutivo na Ligue 1, além de terminar como artilheiro e maior assistente da equipe no campeonato e na temporada.

Na decisão da Supercopa da França de 2003, deu duas assistências para a vitória por 2 a 1 sobre o Auxerre e o Lyon levou o troféu.

E não parou por aí: na temporada 2003-04, o terceiro título da Ligue 1, desta vez Juninho não terminou como artilheiro da equipe, mas foi o principal jogador daquela conquista e o vice artilheiro do time na liga.

De um clube modesto e desconhecido, o Lyon estaria entre as maiores força no país.

Hoje, o brasileiro é o diretor de futebol do clube francês.

COMO FOI A TEMPORADA DO LYON?

Elenco do Lyon no aquecimento (Crédito: GettyImages)

 

Por conta da pandemia de coronavírus, as autoridades francesas optaram por encerrar o Campeonato Francês de forma antecipada, mas o clube foi a público se manifestar contra essa decisão, que declarou o Paris Saint-Germain como campeão.

Ocupando a sétima posição na tabela de classificação, o time ficou de fora das competições europeias na próxima temporada e temia a falta de ritmo de jogo contra a Juventus na partida de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões.

A classificação em Turim deixou o elenco ainda mais confiante, ainda mais porque antes, havia batido de frente diante do PSG na final da Copa da Liga da França, que acabou no 0 a 0 durante todo o tempo normal e também na prorrogação.

O PSG foi o campeão depois de vencer nos pênaltis por 6 a 5, um placar de se orgulhar.

Outro ponto importante para aumentar ainda mais a confiança dos jogadores foi o retorno do atacante holandês Memphis Depay. Ele seria um desfalque na Liga dos Campeões caso o torneio acontecesse nas datas antes programadas.

Assim, ele se recuperou da grave lesão no joelho sofrida em dezembro e virou reforço para o time. Depay foi o autor do gol de pênalti do Lyon em Turim em uma cobrança de cavadinha cheia de confiança.

Sob o comando do francês Rudi Garcia, o Lyon variou táticas antes de se consolidar em um esquema com três zagueiros. A mídia local aponta o meio-campo revelado pelo clube, o francês Houssem Aouar, como o melhor jogador da temporada. 

A virada da chave no Lyon aconteceu depois da realização de um torneio em que disputou como sede em julho. O time que buscava ritmo de jogo, fez dois jogos e se assustou ao perder do Rangers por 2 a 0 na estreia, mas recuperou a confiança ao vencer o Celtic por 2 a 1.

QUEM SÃO OS BRASILEIROS DO LYON?

No elenco, estão seis brasileiros que buscam fazer história, levando o time ao seu primeiro título europeu. Entre os nomes estão jovens, veteranos, quase anônimos no futebol brasileiro e uma das promessas para o futuro da Seleção Brasileira.

Bruno Guimarães

Volante Bruno Guimarães, do Lyon (Crédito: GettyImages)

 

Por ter se destacado no Athletico-PR, o volante passou a ser sondado por diversos times da Europa, e depois de algumas propostas, optou por defender as cores do Lyon.

Com 22 anos, Bruno é considerado uma das promessas para o elenco da Seleção Brasileira, ainda mais depois da sua atuação na categoria olímpica e nos demais times que já atuou.

Marcelo

Zagueiro Marcelo, do Lyon (Crédito: GettyImages)

 

O jogador ex-Santos, que soma passagens por times conhecidos como PSV, Hannover e Besiktas, fechou com o clube francês em 2017. Assim como o companheiro, o zagueiro é titular absoluto no elenco.

Marçal

Fernando #Marçal : « Je n’ai pas prévu de rentrer dimanche » 💶@marcaloficial20 #MCOL #LdC #ManCity
(Le Progrès : https://t.co/ysK7LA59gp) pic.twitter.com/vuJSGJej4Q

— OL+ (@OL__Plus) August 13, 2020

O lateral é brasileiro, mas fez quase toda a sua carreira fora da sua terra. Para se ter uma ideia, antes de ir para Portugal, onde atuou por Torreense, Nacional e Benfica, o atleta jogou apenas pelo Guaratinguetá.

Antes de chegar ao futebol francês, ainda chegou a ser emprestado para um time turco para defender, também por empréstimo, o Guingamp. Em 2017 chegou ao Lyon e, hoje, é titular absoluto no time.

Thiago Mendes

Thiago Mendes, do Lyon (Crédito: GettyImages)

 

Este velho conhecido do torcedor do São Paulo, chegou ao Lyon no meio de 2019, vindo do Lille, time pelo qual atuou depois do Tricolor paulista. Aos 28 anos, o volante, que foi revelado pelo Goiás, não tem sido titular na equipe francesa, mas entra em praticamente todos os jogos.

Jean Lucas

OFFICIAL: Olympique Lyon have signed Brazilian midfielder Jean Lucas from Flamengo for €8m. pic.twitter.com/TCC6kHrCo1

— Transfer News Central (@TransferNewsCen) June 25, 2019

Mais um volante e que também chegou no meio de 2019, o ex-Flamengo e Santos foi negociado com a equipe francesa pelo Rubro-Negro enquanto ainda estava emprestado ao clube da baixada.

Jean Lucas também está entre os reservas, mas não costuma entrar com tanta frequência, a última atuação foi em abril, contra o PSG, pela Copa da França.

Rafael

Lateral Rafael, do Lyon (Crédito: GettyImages)

 

O lateral, que vem da base do Fluminense, mas que não chegou a jogar profissionalmente no Brasil, tem passagens pela seleção e títulos importantes com o Manchester United, sendo três da Premier League e um do Mundial de Clubes. 

Seu irmão gêmeo idêntico, Fábio, também é jogador e atuou ao lado dele no clube inglês, mas hoje é seu rival na Ligue 1, defendendo o Nantes. 


5 itens de times internacionais que todo amante do futebol vai querer ter

1- Camisa Juventus 1985 Retrô - https://amzn.to/2JeQQgo

2- Caneca Scandinavia Real Madrid - https://amzn.to/2oh7iWs

3- Porta Tênis c/ 2 divisões Manchester City - https://amzn.to/32GlAin

4- Funko Pop! Paris Saint-Germain Kylian Mbappé - https://amzn.to/2pJkLGO

5- Bola Bolsa Esportiva Barcelona - https://amzn.to/2MGSGsQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Champions League Liga dos Campeões Bayern de Munique lyon Manchester City

Leia também

Aston Villa cede empate em casa para o Chelsea pela Premier League


Em pleno São Januário, Criciúma atropela Vasco pelo Campeonato Brasileiro


Le Havre surpreende, mas cede empate para PSG nos acréscimos da partida


Al Nassr bate Al Khaleej e confirma distância no topo do Campeonato Saudita


Aos 96, Leverkusen arranca empate do Stuttgart e mantém invencibilidade


Em volta de Payet, Roberto Dinamite é homenageado pelo vasco em camisa 10