Josep Maria Bartomeu, ex-presidente do Barcelona - GettyImages
EITA!

CT do Barcelona tem operação policial e ex-presidente do clube, Josep Maria Bartomeu, é levado preso; saiba mais!

Após buscas da polícia, ex-mandatário foi detido, além dos atuais CEO e do diretor jurídico

Redação Publicado em 01/03/2021, às 08h30

A gestão de Josep Maria Bartomeu no comando do Barcelona não rendeu apenas desentendimentos com os jogadores e funcionários e problemas financeiros, mas agora também virou caso de polícia.

De acordo com informações da imprensa local, uma operação policial teve como alvo o CT do clube, na manhã desta segunda-feira, 1, e também o ex-presidente, que foi levado preso.

Esse seria um novo passo na investigação sobre o "BarçaGate", série de escândalos que levaram à mudanças na diretoria no ano passado.

As publicações destacam que uma equipe de agentes da "Mossos d'Esquadra" foi até a residência de Bartomeu e o levou detido, acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e administração injusta.

Além dele, também foram presos o atual CEO do Barça, Òscar Grau; o diretor jurídico, Román Gómez Pontí; e o ex-assessor presidencial Jaumes Masferrereles. Os outros diretores estariam isolados e incomunicáveis.

O Tribunal de Justiça da Catalunha emitiu a ordem de busca nas instalações do clube, que foram fechadas durante a atuação dos agentes.

Os funcionários precisaram ficar do lado de fora e não há registro de que os atletas do time profissional estavam presentes no momento da chegada dos policiais.

No centro das investigações estaria a suspeita de que a diretoria contratou uma empresa de consultoria especializada em dados e redes sociais, a "I3 Ventures", para proteger a reputação de Bartomeu e outros diretores.

A empresa também usaria seus serviços para publicar e espalhar mensagens que atacam jogadores como Messi e Piqué, ídolos do clube como Xavi, Puyol e Guardiola, além de políticos rivais, como Joan Laporta e Víctor Font.

Mesmo com as acusações, Bartomeu sempre negou que a empresa usasse seus serviços para difamar qualquer pessoa.

Porém, o contrato para o pagamento pelos serviços também entrou em investigação, já que o preço pago foi considerado inflacionado diante de outros contratos parecidos no mercado. O clube teria pago 1 milhão de euros à empresa, divididos em cinco parcelas de 200 mil euros.

Cada uma delas teria sido incluída no orçamento de diferentes departamentos do Barcelona, o que teria causado divergência entre os próprios diretores.


 
 
 
 
 
Barcelona Josep Maria Bartomeu

Leia também

São Paulo e Palmeiras fazem clássico sem gols no Brasileirão


Ronaldo concretiza venda de SAF do Cruzeiro e se despede: “Dever cumprido…”


Revelado pelo Grêmio, atacante comemora retorno após lesão: “Muito feliz”


Gum fala sobre aposentadoria, família e trajetória no futebol


Abel Ferreira e diretor do São Paulo fazem as pazes antes do Choque-Rei


Jornal expõe condição de Vitor Roque para ser emprestado pelo Barcelona