Momento em que o Corinthians se consagrou campeão da Libertadores de 2012 - transmissão FOX Sports
LIBERTADORES!

Corinthians comemora nove anos do título da Libertadores; relembre a campanha e o elenco campeão!

Corinthians foi campeão da Libertadores pela primeira vez em sua história em 2012, mesmo ano que levou o Mundial de Clubes

Redação Publicado em 05/07/2021, às 12h28

Neste domingo, 4, o Corinthians comemorou nove anos do título da Libertadores de 2012, que inclusive, embalou a equipe para seguir rumo a conquista do Mundial de Clubes, diante do Chelsea, no Japão.

Algumas 📸 da grande final há nove anos! QUE DIA, FIEL, QUE DIA! 🖤

📸 Daniel Augusto Jr/ Ag. Corinthians#Liberta9anos#VaiCorinthians pic.twitter.com/EY0T2mMGUQ

— Corinthians (@Corinthians) July 4, 2021

Como forma de comemoração, o SportBuzz relembra aqui, em uma espécie de túnel do tempo, a campanha, e caminhada do Corinthians até a final da Libertadores, e o fatídico jogo contra o Boca Juniors, na final.

Além disso, também vamos listar quem eram os jogadores campeões no elenco Alvinegro, que deram ao torcedor a conquista inédita do título da competição continental, e ainda viveu um dos melhores anos da história do clube. Confira:

A campanha

Um dos remanescentes da conquista da Libertadores que está no atual elenco do Timão, Fábio Santos contou mais detalhes da final! 🖤🤍

📹 @FelipeSzpak / Corinthians TV#VaiCorinthians#Liberta9Anos pic.twitter.com/AKl94z0lR5

— Corinthians (@Corinthians) July 4, 2021

A busca pelo título começou na fase de grupos. O Corinthians estava no Grupo 6, junto de Cruz Azul, do México, Nacional, do Paraguai, e Deportivo Táchira, da Venezuela.

Nessa etapa da competição, a equipe Alvinegra terminou invicta, com 14 pontos somados em quatro vitórias e apenas dois empates. Os resultados conquistados nessa etapa garantiram à equipe comandada por Tite, o segundo melhor desempenho no torneio.

Dessa forma, o Corinthians enfrentou o Emelec nas oitavas de final. O primeiro jogo terminou empato, sem gols, e o da volta consagrou a vitória Alvinegra por 3 a 0, e mais um importante passo dado em busca da taça inédita.

Já nas quartas de final, o Corinthians deixou o Vasco no caminho, no inesquecível jogo em que Cássio tirou, com a ponta da luva, o chute de Diego Souza. De novo, a primeira partida ficou com o placar em 0 a 0, mas o segundo jogo terminou com 1 a 0 para o Timão.

A semifinal foi disputada contra o Santos, e a vitória por 1 a 0 no primeiro jogo, e empate em 1 a 1 no segundo confronto deram a vaga para a finalíssima ao Corinthians.

A final

Emerson Sheik vibrou dessa forma após balançar a rede na final da Libertadores de 2012! E você, nesse momento, qual foi sua reação? 🥲🖤

📸 Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians#Liberta9anos#VaiCorinthians pic.twitter.com/KLUL2BbXL1

— Corinthians (@Corinthians) July 5, 2021

Jogando no La Bombonera, no primeiro jogo da final, o dia 27 de junho ainda é muito lembrado pelos torcedores. O Corinthians ia conhecendo sua primeira derrota na Libertadores, e deixando o sonho para uma próxima.

No entanto, Romarinho saiu do banco de reservas para conseguir o empate já nos minutos finais da partida.

O último, e derradeiro confronto aconteceu na casa do Corinthians na época, o Pacaembu, palco dos dois gois feitos por Emerson Sheik, e que foram o suficiente para que o torcedor tirasse da garganta o grito de "É campeão da Libertadores".

O elenco

Na finalíssima, o técnico Tite escalou os seguintes jogadores, que puderam estar em campo durante uma importante conquista do clube.

Cássio, Alessandro, Chicão, Leandro Castán, Fábio Santos, Ralf, Paulinho, Alex, Danilo, Emerson Sheik e Jorge Henrique. Na reserva, o treinador ainda tinha à disposição Júlio César, Marquinhos, Ramon, Wallace, Douglas, Liedson e Romarinho.


Libertadores Corinthians

Leia também

PSG chega ao 12º título francês sem nem precisar entrar em campo


Tite pede ‘passo atrás’ para Flamengo após derrota: “Procurar simplificar”


Manchester City bate Nottingham Forest fora de casa e encosta no Arsenal


Botafogo bate Flamengo no Maracanã e vira líder do Brasileirão


Bahia x Grêmio: VAR aponta ofensa de Diego Costa a quarto árbitro


Arsenal quase desliza, mas vence Tottenham e dispara na liderança