Coordenador médico da CBF explica medidas e restrições para o futuro - Divulgação/CBF
MUDANÇAS!

Coordenador médico da CBF explica medidas e restrições para o futuro: "Hoje tem gol do Gabigol, dancinha... isso não vai existir"

Jorge Pagura também não fez previsão para o retorno do futebol

Izabella Macedo Publicado em 15/05/2020, às 18h29

Durante uma transmissão ao vivo realizada através do Instagram, o coordenador do protocolo nacional da CBF, Jorge Pagura não fez previsão para o retorno do futebol e ainda disse que a entidade segue à risca as orientações de cada estado, município e também do governo federal.

Com isso, o coordenador foi seguro ao garantir: nada vai ser mais seguro do que um treino de futebol quando houver a flexibilização.

"Quando liberarem as atividades não vai haver lugar mais seguro do que treino de futebol, jogo de futebol. As medidas que preparamos são altamente restritivas do ponto benéfico para a saúde de todos", afirmou Pagura.

O médico neurocirurgião, que também é presidente da Comissão Nacional de Médicos do Futebol da CBF, avisou que as comemorações terão que mudar e assim, o comportamento dos atletas em campo de maneira geral terá que ser repensado.

"O barulho do silêncio é a nova tônica que a gente vai ver no futebol. O abraço, a comemoração, "hoje tem gol do Gabigol, dancinha... isso não vai existir", disse.

Pagura contou que ouviu mais de 100 médicos de diversas associações para finalizar o protocolo. O documento prevê testes do tipo RT-PCR, considerado como o mais assertivo, e também testes rápidos, que são mais simples.

"Alemanha resolveu os problemas deles, mas não podemos nos comparar com eles, tem a diferença econômica. Mas vamos ter testagem sim, não podemos fazer teste de RT-PCR em cada um porque pode demorar, tem que esperar entre o 3º e o 7º dia, então teria que testar e isolar. Então vamos ter grande questionário clínico, testes rápidos e série de coisas. Dentro desse plano, qualquer sintoma vamos tratar como doente e daí vai para o RT-PCR. Mas uma coisa é analisar para 80 jogos. Outro, fazer em 380 jogos, que é só da Série A. E mais de mil em outras séries. É inviável RT-PCR para todos", ressaltou.

Quanto a previsão de retorno das atividades esportivas, o coordenador foi firme ao afirmar que é algo que ainda não existe.
 

"Não tem. A CBF, na figura do presidente Rogério Caboclo, respeita totalmente as decisões que vêm dos órgãos federal, estadual e municipal. Não vai mexer uma palha para forçar nada. Há um mês e meio que estou trabalhando nesse projeto. Junto com médicos, epidemiologistas. Estamos totalmente prontos para voltar com a maior segurança dentro da sua atividade aqui no país. Quando o futebol fala todo mundo escuta. Nossa responsabilidade na execução do plano é muito grande", contou.


5 itens do seu time do coração que você não pode ficar sem

1- Camisa Adidas São Paulo 2018 - https://amzn.to/31uv12K

2- Livro Maquete 3D Estádio Vila Belmiro - https://amzn.to/2IZ3AaY

3- Mochila Corinthians - https://amzn.to/2psy3ax

4- Caneca com Abridor,  Flamengo - https://amzn.to/31uUJnQ

5- Fone de Ouvido Cruzeiro - https://amzn.to/33GhR4d

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

 
 
cbf Jorge Pagura Comissão Nacional de Médicos do Futebol da CBF retorno do futebol

Leia também

Botafogo pode sofrer transfer ban por dívida com Luís Castro; entenda


Marcelo comemora retorno de Thiago Silva: “Onde tudo começou”


Após passar a noite na cadeia, Jô é liberado em Campinas


Borussia vence PSG novamente e vai à final da Champions League


Mesmo saudável, James Rodríguez não viaja com elenco do São Paulo


Tuchel sobre a força do Real Madrid na Champions: “Não consigo explicar”