SNUS - Getty Images
VÍCIO PERIGOSO!

Conheça o ‘snus’, produto ilegal que tem viciado atletas da Premier League

Produto de venda ilegal em toda a União Europeia, o famoso ‘snus’ vem sendo consumido por diversos jogadores da Prermier League

Redação Publicado em 22/05/2024, às 16h06

A Premier League, liga de futebol mais rica do mundo, vem sendo colocada diante de um problema sério de saúde pública: a epidemia de ‘snus’. Diversos jogadores do campeonato são flagrados usando o produto, até mesmo quando estão no banco de reservas das partidas, mesmo com todos os malefícios para a saúde, existindo brechas na legislação facilitando a permissão para seu uso. Pesquisadores reconhecem que o problema vem crescendo ainda mais.

O snus é um produto que possui nicotina, sem fumaça, feito de tabaco. A versão sem tabaco, chamada de ‘bolsa de nicotina’, também costuma ser mencionada incorretamente como snus por alguns usuários. A pessoa coloca o objeto entre o lábio superior da boca e a linha das gengivas. Não é a mesma coisa que mascar tabaco, pois o ‘pacote’ é úmido, tem um pó solto ou pré-embalado, costumando vir em sachês, podendo ter sabores diferentes.

The Newcastle lads on the snus live on BT Sport 😂 pic.twitter.com/nzmT5uEN72

— Sam (@SB1993_) April 30, 2022

“É um produto que tem nicotina, uma das drogas mais potentes, que atinge o sistema nervoso central mais rapidamente. A nicotina causa dependência. Ela pode causar doenças também cardiovasculares, problemas para gravidez e parto. O snus tem uma série de componentes tóxicos, substâncias cancerígenas”, disse Aline de Mesquita Carvalho, tecnologista da Divisão de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco (CONPREV) do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em entrevista ao “GE”.

A venda do snus com tabaco é ilegal na União Europeia (exceto na Suécia) e no Reino Unido. Mas, o consumo não é proibido. Achar sites ingleses oferecendo diversos modelos e quantidades do produto não é difícil, podendo partir de 20 unidades em saquinhos por cinco libras (cerca de R$32 reais). A quantidade de nicotina presente em um sachê é comparável a um cigarro (15mg), segundo um estudo publicado na revista “Biology of Sport”. Mas, leva uma concentração maior de nicotina no plasma do sangue.

Bertrand Traoré il a calé son snus en sous-marin 😭 pic.twitter.com/WkS5at0Uua

— Alm🗣 (@Ali1cinq) February 18, 2023

Há relatos no sindicato da categoria que jogadores estariam recebendo tratamento por estarem viciados no produto. As bolsas na gengiva podem afetar a saúde bucal, com recessão gengival e cárie. Além disso, tem forte associação com quadros de câncer e problemas cardiovasculares. Mesmo assim, atletas fazem seu uso como alternativa para lidar com o estresse e a pressão da opinião pública. Outros acreditam que melhora a performance e aumenta o nível de concentração. Além do aspecto cultural, onde fumar era um hábito forte nos vestiários ingleses.

O uso do snus não é proibido pela Agência Mundial de Antidopagem. A WADA revelou ao “GE” que a nicotina faz parte do Programa de Monitoramento desde 2012, para detectar potenciais padrões de mal uso no esporte. Uma substância somente entra para a lista quando atinge pelo menos dois dos seguintes critérios: Tem o potencial para ou melhora a performance esportiva; Representa uma potencial ou concreta ameaça à saúde dos atletas; Viola o espírito do Esporte.

Neil Lennon casually putting a snus in🤨 pic.twitter.com/PQ3goRyG0J

— DanLowther (@DanLowther10) May 4, 2019

 

Snus Premier League Inglaterra

Leia também

Vagner Love deixa o Atlético-GO rumo a time da Série B


Morre mãe de Pelé, Celeste Arantes, aos 101 anos


'Lewa' passa em branco, e Áustria derrota a Polônia na Eurocopa


Jair Ventura deixa o comando do Atlético-GO após derrota


Ucrânia vira no segundo tempo e vence a Eslováquia


Flamengo faz gol no fim, e Tite pede à CBF: "Tem jogador que vai…"