Apenas Neymar e Wendell Lira conseguiram levar o prêmio pra casa - Getty Images
PRÊMIO PUSKÁS

Confira os brasileiros que já foram indicados ao Prêmio Puskás

Apenas Neymar e Wendell Lira conseguiram levar o prêmio pra casa em 2011 e 2015, respectivamente

Damaris Andrade Publicado em 16/04/2020, às 17h59

O Prêmio Puskás foi criado em outubro de 2009 pela FIFA para premiar o gol mais bonito da temporada. O nome da premiação é em homenagem à Ferenc Puskás, atacante que jogou no Real Madrid entre os anos 1950 e 1960, considerado o maior futebolista da história da Hungria e um dos maiores de todos os tempos.

O primeiro a receber o prêmio foi ninguém menos que Cristiano Ronaldo, pelo gol marcado nas quartas de final da Champions League 2008/09 contra o Porto. No mesmo ano, já teve dois brasileiros indicados!

GRAFITE 

Em 2009, o ex-jogador vestia a camisa do VfL Wolfsburg quando ficou em terceiro lugar na primeira edição do Prêmio Puskás. Com 13,39%, Grafite driblou dois zagueiros e o goleiro, marcando o quinto gol da goleada sobre o Bayern de Munique na Bundesliga.

NILMAR

O atacante estava em sua passagem pelo Internacional quando foi indicado ao Prêmio Puskás em 2009 pelo gol da vitória contra o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro. Nilmar ficou em sexto lugar, com 8,71% dos votos.

NEYMAR

Com apenas 18 anos, Neymar ficou entre os dez indicados ao Puskás em 2010 pelo gol contra o Santo André. No ano seguinte, o menino Ney não foi só indicado, como venceu o Prêmio Puskás pelo gol contra o Flamengo no Campeonato Brasileiro.

Em 2012, ficou em terceiro lugar, com 7% dos votos pelo gol contra o Internacional pela Copa Libertadores. O mesmo aconteceu em 2013, mas desta vez com a porcentagem maior e com a camisa da Seleção Brasileira. O atacante marcou o primeiro gol na vitória de 3 a 0 contra o Japão.

Neymar foi indicado mais uma vez em 2016, mas desta vez com a camisa do Barcelona em uma partida pelo Campeonato Espanhol contra o Villarreal. Além disso, o atacante do Paris Saint-Germain é o segundo jogador com mais indicações, três pelo Santos, uma pela Seleção Brasileira e uma pelo Barcelona. 

CAMILO SANVEZZO

Em 2014, Camilo Sanvezzo foi indicado pelo gol de empate do Vancouver Whitecaps contra o Portland Timbers, pela MLS.

WENDELL LIRA

Natural de Goiânia, Wendell Lira foi o segundo brasileiro a vencer o prêmio. Com 46,7%, o gol de Wendell pelo Goianésia contra o Atlético Goianiense bateu o gol de Lionel Messi e Alessandro Florenzi.

MARLONE

Com 22,86%, Marlone ficou em segundo lugar pelo gol sobre o Cobresal na Copa Libertadores da América de 2016. O meia-atacante matou de peito e de voleio, marcou um golaço, fazendo 3 a 0 para o Corinthians.

MATHEUS CUNHA

Em 2019, foi a vez de Matheus Cunha, do RB Leipzig, ser indicado ao Prêmio Puskás. Aos 20 anos, o atacante marcou o quarto gol da vitória contra o Bayer Leverkusen e atualmente é um dos principais destaques da equipe e da Seleção Brasileira olímpica.


Itens que todo fanático pela Seleção Brasileira vai amar ter

Clique nos links abaixo para comprar os produtos:

1. Álbum de Figurinhas Seleção Brasileira Rússia 2018. A Maior Campeã de Todos os Tempos (+ 10 Envelopes) 

2. Copo Chuteira 370 Ml Jogador Cbf Globimport Transparente 

3. Camiseta Nike Brasil Torcedor Réplica 18/19 

4. A camisa amarela da seleção brasileira

5. Chinelo Slim Brasil, Havaianas, Feminino 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

matheus cunha Grafite Wendell Lira Prêmio Puskas Marlone Camilo Sanvezzo Neymar Nilmar

Leia também

Nos acréscimos, Palmeiras vence Botafogo-SP pela ida da Copa do Brasil


Com gol aos 90, CRB vence Ceará em casa e abre vantagem na Copa do Brasil


Fora de casa, São Paulo vence Águia de Marabá pela ida da Copa do Brasil


Botafogo vence Vitória no Nilton Santos e abre vantagem na Copa do Brasil


Barcelona corre atrás de contratação de jogador que era antigo sonho


Reação bizarra de Thomas Müller após gol de Vinicius Junior viraliza; veja