Messi e Guardiola trabalharam juntos no Barcelona - GettyImages
QUE DUPLA!

Com Messi perto do Manchester City, relembre a parceira do craque com Pep Guardiola no Barcelona

Os dois trabalharam na equipe catalã entre os anos de 2008 e 2012, além disso conquistaram 14 títulos juntos

Lucas Miluzzi Publicado em 26/08/2020, às 16h59 - Atualizado às 18h08

A saída de Lionel Messi do Barcelona parece estar cada vez mais iminente e sua ida para o Manchester City está muito perto de ser concretizada. Os ingleses possuem poderio financeiro para trazer o craque, porém o fator Pep Guardiola pesa na negociação. 

A relação entre os dois gênios do futebol é de longa data e começou em 2008, quando o técnico teve a oportunidade de assumir o Barça e criar um legado que é celebrado até os dias de hoje. Como seu principal parceiro, o espanhol teve Messi, que viveu sua melhor versão sob o comando de Guardiola. 

Show Player

A ligação da dupla sempre foi intensa e ambos sempre trocaram diversos elogios. Porém ninguém imaginava, muito menos Pep, que um dia ele poderia estar tão perto de trabalhar com o argentino em outra equipe que não fosse o Barça. 

Sabendo da possibilidade dos dois voltarem a fazer um dobradinha que conquistou o futebol mundial durante cinco temporadas, o SportBuzz separou algumas conquistas dos dois na época de Barcelona. 

Vale lembrar que Guardiola comandou Lionel Messi entre os anos de 2008 e 2012. Durante essas temporadas, a dupla conseguiu colocar o Barcelona de volta ao topo do futebol europeu e conquistaram 14 títulos ao longo desta jornada na Catalunha. 

CHAMPIONS LEAGUE (2008/09 - 2010/11) 

Crédito: GettyImages / Guardiola e Messi se abraçando 

Os primeiros anos da parceria Lionel Messi e Pep Guardiola foram marcantes, com um futebol envolvente, com o argentino de "Falso 9" e um toque de bola rápido, o Barça conseguiu ser bicampeão europeu batendo o Manchester United nas duas oportunidades, em 2009 e 2011. 

Não foram só os títulos europeus que destacaram Lionel Messi, mas sim a quantidade de vezes que balançou as redes. Na edição da temporada 2008/09 fez nove gols, enquanto na jornada seguinte conseguiu  fazer 12 gols e se concretizar como o principal nome de sua geração. 

CAMPEONATO ESPANHOL (2008/09 - 2009/10 - 2010/11) 

Não foi apenas no cenário europeu que a dupla conseguiu fazer o Barcelona ser dominante. Messi e Pep Guardiola foram além de seu reinado no Velho Continente e deixaram o galáctico Real Madrid para trás em três oportunidades. 

Nos três títulos espanhóis do Barça sob o comando de Guardiola, Lionel Messi foi quem obteve maior destaque. Na campanha da primeira conquista, o craque teve 23 gols, mas depois foi evoluindo seu futebol e conseguiu ser artilheiro da La Liga na temporada 2009/10 com 34 gols.

No ano seguinte ficou atrás apenas de Cristiano Ronaldo com 40 gols, mas conseguiu balançar as redes 31 vezes. Além disso foi o maior assistente da edição 2010/11 com 18 assistências e sendo o principal atleta do bicampeonato espanhol. 

OUTROS TÍTULOS DA DUPLA NO BARCELONA: 

Vale lembrar que individualmente, Messi cresceu muito ao lado de Pep Guardiola e durante os cinco em que o espanhol comandou o craque argentino, Lionel venceu a Bola de Ouro da Fifa em quatro oportunidades: 2009, 2010, 2011 e 2012.


5 itens de times internacionais que todo amante do futebol vai querer ter

1- Camisa Juventus 1985 Retrô - https://amzn.to/2JeQQgo

2- Caneca Scandinavia Real Madrid - https://amzn.to/2oh7iWs

3- Porta Tênis c/ 2 divisões Manchester City - https://amzn.to/32GlAin

4- Funko Pop! Paris Saint-Germain Kylian Mbappé - https://amzn.to/2pJkLGO

5- Bola Bolsa Esportiva Barcelona - https://amzn.to/2MGSGsQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Lionel Messi Pep Guardiola Barcelona Guardiola Champions League messi Manchester City

Leia também

Jornal expõe condição de Vitor Roque para ser emprestado pelo Barcelona


Antony explica comemorações inusitadas em jogo: “Fico feliz de…”


Thomas Tuchel e Joshua Kimmich reforçam mística do Real Madrid: “Às vezes…”


James Rodríguez é relacionado para clássico contra o Palmeiras


Premier League aprova teto salarial para 2025; times de Manchester são contra


Ancelotti manda indireta em coletiva de imprensa: “Poucos pensavam...”