Após críticas à Ferj, Paulo Autuori, do Botafogo, é suspenso por 15 dias pelo TJD-RJ - GettyImages
COMPLICADO

Botafogo: Após críticas à Ferj, Paulo Autuori é suspenso por 15 dias pelo TJD-RJ

Penalizado, o treinador não pode ir para o banco na próxima partida; clube vai recorrer

Izabella Macedo Publicado em 26/06/2020, às 16h30

Em entrevista ao jornal O Globo, o treinador do Botafogo, Paulo Autuori criticou a Ferj e e presidente da entidade, Rubens Lopes.

Por conta disso, de acordo com o site Globo Esporte, o técnico foi suspenso por 15 dias pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro. A decisão liminar saiu na tarde desta sexta-feira, 26.

A medida cautelar inominada é do procurador-geral do TJD, André Valentim. A decisão do TJD-RJ foi assinada pelo vice-presidente em exercício do TJD-RJ, José Jayme Santoro.

Com a punição ainda em caráter liminar, ele não pode trabalhar no jogo do Botafogo neste domingo, 28, às 11h, contra a Cabofriense, nem mesmo permanecer no banco de reservas. A decisão ainda cabe recurso ao departamento jurídico Alvinegro, que já está se preparando.

Em sua entrevista ao jornal O Globo, Autuori se referiu à Ferj como sendo a "Federação dos espertos" e afirmou que "o campeonato é carta marcada". Ele também criticou a forma como a entidade vem se portando na retomada do Campeonato Carioca.

Desde quando o retorno da competição passou a ser especulado, o Botafogo se mostrou contrário à volta dos jogos. Autuori até chegou a pedir demissão por conta da situação, mas mudou de ideia.

"No caso presente, como já asseverado acima, o ora Suplicado acusou a Federação de Futebol deste Estado e seu Presidente de manterem competições desonestas, para favorecimento de alguns usando pejorativamente termos como “mamata” e “espertos” entre outros. Os fatos são graves e não significam mera verbalização sem consequências, mas condutas que tangenciam o liame das normas penais e civis", diz um trecho da decisão assinada por José Jayme Santoro, vice-presidente em exercício do TJD.

No texto publicado pelo site esportivo feito pelo procurador-geral do TJD-RJ, André Valentim, o artigo 35 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) é citado. Ele trata da suspensão preventiva "quando a gravidade do ato ou fato infracional a justifique, ou em hipóteses de excepcional e fundada necessidade, desde que requerida pela Procuradoria, mediante despacho fundamentado do Presidente do Tribunal (STJD ou TJD)".

De acordo com Valentim, Autuori "ofendeu e denegriu a imagem da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e do Presidente da entidade, Dr. Rubens Lopes da Costa Filho... sem qualquer fundamento plausível."

Autuori ainda está sendo intimado seja por e-mail, WhatsApp, ou telefone para comentar sobre a decisão liminar.
 
Autuori não é o primeiro treinador a ser punido na história recente do futebol carioca. Em 2015, também por fazer críticas à Ferj, ao presidente Rubens Lopes e em relação entre clube e federação, o técnico Vanderlei Luxemburgo foi suspenso preventivamente. No STJD, o Flamengo conseguiu liberar o treinador.

5 itens que vão conquistar o coração dos torcedores do Botafogo

1- Copo Com Tampa Botafogo - https://amzn.to/32AqLAe

2- Relógio Technos Botafogo - https://amzn.to/32BPx2T

3- Almofada Shape Botafogo Uatt? - https://amzn.to/2W25GML

4- Boné New Era Botafogo - https://amzn.to/2BxT9XH

5- Caneco com Tirante Botafogo Uatt? - https://amzn.to/2W0ujt3

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

 
Rubens Lopes Botafogo Paulo Autuori ferj Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro

Leia também

Atlético-MG bate Cuiabá fora de casa e assume liderança do Brasileiro


Nico Williams sofre racismo contra Atlético de Madrid e jogo é paralisado


Ramón Díaz e Emiliano Díaz estão fora do Vasco após atropelo do Criciúma


Aston Villa cede empate em casa para o Chelsea pela Premier League


Em pleno São Januário, Criciúma atropela Vasco pelo Campeonato Brasileiro


Le Havre surpreende, mas cede empate para PSG nos acréscimos da partida