GP do Azerbaijão: Verstappen vence, e RBR sobra em dia ruim da Ferrari - GettyImages
MAIS LÍDER

GP do Azerbaijão: Verstappen vence, e RBR sobra em dia ruim da Ferrari

Max Verstappen vence mais uma e abre vantagem na ponta do campeonato de pilotos; Ferrari tem abandono duplo no GP do Azerbaijão

Redação Publicado em 12/06/2022, às 09h38 - Atualizado às 10h05

A RBR sobrou e venceu o Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1 neste domingo, 12. Max Verstappen e Sérgio Perez, respectivamente, conquistaram as primeiras colocações na etapa do Circuito de Baku, marcada por uma “onda de azar” da Ferrari, que teve abandono duplo de Charles Leclerc e Carlos Sainz. O britânico George Russell, da Mercedes, fechou o pódio.

Foi a primeira vez que Verstappen subiu ao pódio no Azerbaijão, tendo abandonado a etapa nas edições de 2017, 2018 e 2021 e ficado em quarto em 2019 e em oitavo em 2016, quando o circuito foi o GP da Europa. Com os abandonos da Ferrari, as primeiras colocações foram definidas antes mesmo da metade da prova e o holandês garantiu a vitória tranquila.

Show Player

CANAL - SPORTBUZZ:

George Russell mostrou novamente consistência para se manter no top 5 e conquistou seu terceiro pódio na temporada. O jovem britânico foi acompanhado pelo companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton, que fechou em quarto. Completaram as dez primeiras colocações: Pierre Gasly, Sebastian Vettel, Fernando Alonso, Daniel Ricciardo, Lando Norris e Esteban Ocon.

Na sequência, da 11ª à 15ª posições: Valtteri Bottas, Alexander Albon, Yuki Tsunoda, Mick Schumacher e Nicholas Latifi. Além dos pilotos da Ferrari, não completaram a prova: Lance Stroll (Aston Martin), Kevin Magnussen (Haas) e Zhou (Alfa Romeo). A próxima etapa da Fórmula 1 será disputada no próximo final de semana, de 17 a 19 de junho, com o Grande Prêmio de Montreal, no Canadá.

🏁 END OF RACE (LAP 51/51) 🏁

Career win #25 for @Max33Verstappen 💪#AzerbaijanGP #F1 pic.twitter.com/LA8uC7xY0G

— Formula 1 (@F1) June 12, 2022

Domingo ruim para a Ferrari

Disputando o topo da classificação mundial de pilotos e construtores, a Ferrari não teve um domingo feliz. Pole position, Charles Leclerc perdeu a ponta para Pérez logo na largada. Na volta 9, Carlos Sainz saiu da pista e ficou pela curva 4. O espanhol abandonou a prova por problema hidráulico. Onze voltas mais tarde, na volta 20, Leclerc liderava a prova e seu motor abriu o bico e precisou abandonar o GP.

Max Verstappen e Charles Leclerc no GP do Azerbaijão (Crédito: GettyImages) 

 

Com a situação, Verstappen, que vinha tirando tempo para o monegasco, assumiu a ponta e foi seguido por Sérgio Pérez. Os pilotos da RBR abriram na ponta e não foram ameaçados para confirmar a dobradinha da equipe. O mexicano ficou com a volta mais rápida da etapa e assumiu a vice-liderança do mundial de pilotos, ultrapassando Leclerc. 

Hoje tivemos um ritmo incrível no carro. No geral, muito feliz com o equilíbrio do carro. Ter o 1-2 como equipe - um dia muito bom para nós”, comemorou Verstappen em entrevista após a vitória.

VERSTAPPEN WINS IN BAKU!! 🇦🇿🏆🎉

Perez makes it a Red Bull 1-2, with Russell claiming the final podium place 👏👏👏#AzerbaijanGP #F1 pic.twitter.com/739ta2h7Th

— Formula 1 (@F1) June 12, 2022

 

Max Verstappen Fórmula 1

Leia também

F1: Nico Hulkenberg assume assento na Sauber a partir de 2025


F1: Carlos Sainz analisa opções enquanto Audi espera resposta


F1: pilotos da Ferrari esclarecem desentendimento: “Lutou contra…”


F1: Norris consegue pódio, mas critica formato do GP da China


Toto Wolff sobre humor de Hamilton: “Nem se parece com ele”


F1: Piquet Jr revela que pai de Verstappen quer trocá-lo de time e já definiu onde