Firewatch - Reprodução / Twitter
REVIEW SPORTBUZZ

Firewatch: lindo jogo que fala sobre fuga, decisões de vida e solidão

O SportBuzz testou um dos principais jogos de narrativa profunda, focado em decisões de vida e solidão enquanto se é um aspirante a guarda florestal

Henrique Cesar Mello Publicado em 17/03/2024, às 08h30

Ocasionalmente, ninguém quer passar horas jogando algum game violento, cheio de ação e sangue. Às vezes, somente um tempinho investigando incêndios em uma floresta misteriosa, cheia de suspenses e uma história interessante é tudo que se precisa. Este é o caso de Firewatch, um título independente desenvolvido pela Campo Santo, disponível para PlayStation, Xbox, Nintendo Switch e PC. O SportBuzz jogou e agora traz uma review sobre o jogo. Veja!

Com a premissa de não utilizar nenhum combate para se mostrar interessante, Firewatch traz uma narrativa profunda e instigante, com muitas decisões de vida, falando sobre fuga da realidade e solidão.

No enredo, que dura cerca de cinco horas, o jogador assume o papel de Henry, um homem que decide aceitar o emprego de guarda florestal para escapar de algumas questões de sua vida, que o usuário precisa descobrir por contra própria o que aconteceu. Chegando no novo posto, na Floresta Nacional de Shoshone, em Wyoming, nos Estados Unidos, com Delilah apresentando suas funções porum walkie talkie.

No dia a dia do trabalho, o dever de Henry é bem simples: vigiar a floresta para impedir que incêndios aconteçam. Para fazer isso, existe o mapa e a bússola, olhando de cima de uma torre de vigilância que proporciona uma linda vista privilegiada em um ponto estratégico na vastidão das árvores. No decorrer dos dias, a amizade com Delilah cresce, junto de sua paranoia por estar completamente sozinho e isolado por muito tempo.

Os dois acabam se envolvendo em um mistério que desmascara as inseguranças mais íntimas de Henry e Delilah, em uma jornada de profunda autodescoberta, que pode fazer qualquer um se identificar. Firewatch tem um estilo muito próprio quando se fala dos gráficos, com um visual cartunesco que traz paisagens de tirar o fôlego. Outro ponto que deixa a experiência de jogar o jogo mais impressionante é a trilha sonora composta por Chris Remo, com cada música encaixando perfeitamente na ambientação e nos acontecimentos, aumentando a imersão no mundo, com efeitos de ventania, insetos e outros detalhes da natureza.

that moon went to the david jenkins school for planetary bodies. @slightestwind's firewatch/ofmd au real, confirmed pic.twitter.com/jlYOnZkM4T

— el 🍉🏳️‍🌈🏴‍☠️ (@loopslip00) March 14, 2024

Firewatch é uma experiência única que marcará a vida de qualquer jogador apaixonado por videogames. Por mais que seja algo bem curto, é possível criar uma conexão com os protagonistas e se identificar com suas inseguranças e seus questionamentos. Portanto, a Nota SportBuzz é de 9.5/10!


 

Videogame review Campo Santo Firewatch

Leia também

Todd Howard revela motivo de Fallout 5 ser nos EUA: “Ingenuidade americana”


Larian Studios prepara projeto que promete ser o ‘melhor de todos’


Jogo indicado ao The Game Awards 2023 chega ao Game Pass do Xbox


Jogo de sobrevivência será lançado depois de 12 anos, mas com polêmicas


David Beckham move ação milionária contra ator de Hollywood


Game desenvolvido por uma pessoa só está perto de ser lançado; confira