Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / PUNIDO!

John Textor tem punição definida, é suspenso e recebe multa; confira

John Textor recebeu punição do STJD por sua conduta após a partida entre Botafogo e Palmeiras, válida pelo Brasileirão 2023; veja

Redação Publicado em 26/04/2024, às 16h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Textor tem punição definida, é suspenso e recebe multa; confira - Getty Images
John Textor tem punição definida, é suspenso e recebe multa; confira - Getty Images

John Textor, sócio majoritário da SAF do Botafogo, teve sua punição definida por conta das ofensas proferidas após a partida contra o Palmeiras, no último Brasileirão, em novembro de 2023. O norte-americano recebeu uma multa no valor de R$ 100 mil e, além disso, terá que cumprir 45 dias de suspensão, por decisão do tribunal pleno do STJD.

O veredito foi tomado pela maioria dos auditores. Além disso, como a decisão foi tomada em última instância, nenhum tipo de recurso é cabível na situação e o dirigente terá que cumprir tudo que lhe foi atribuído. Sobre a suspensão, o norte-americano já cumpriu 28 dias e tem mais 23 restantes para completar a pena.

Textor foi denunciado quatro vezes, infringindo dois artigos do Código Disciplinar. Assim, ele foi enquadrado no artigo 184, quando o agente pratica duas ou mais infrações, que culmina no acúmulo de penas. Esta foi a razão da multa de R$ 100 mil, aplicada após o início do cumprimento da suspensão.

As denúncias contra o empresário foram por infringir o artigo 243-F, que trata a ofensa à honra, e o 258-B, por invasão do local destinado à arbitragem ou de realização da partida. Após o término do jogo, John Textor entrou no gramado do Nilton Santos, questionou a equipe de arbitragem presente e concedeu uma entrevista à ‘TV Globo’ mostrando sua indignação com o resultado.

Textor acompanhando treino do Botafogo (Crédito: Vitor Silva / Botafogo)
Textor acompanhando treino do Botafogo (Crédito: Vitor Silva / Botafogo)

De acordo com a defesa do norte-americano, não houve nenhum tipo de invasão, pois Textor detinha uma credencial, que lhe dava direito a entrar em campo. Além disso, o empresário teria feito isso para se reunir com os jogadores, que estavam em momento de oração.