Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Verstappen ironiza chororô de Hamilton

Piloto inglês sugere nova regra para conter desenvolvimento dos carros da Red Bull

Redação Publicado em 29/06/2023, às 16h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Max Verstappen e Lewis Hamilton na coletiva do GP do Canadá da F1 2023 - Clive Mason/Getty Images
Max Verstappen e Lewis Hamilton na coletiva do GP do Canadá da F1 2023 - Clive Mason/Getty Images

O heptacampeão de Fórmula 1 Lewis Hamilton parece ter se cansado de ficar para trás na temporada e sugeriu à FIA que estipule um calendário definido para o desenvolvimento dos carros da categoria. O inglês da Mercedes acredita que a medida aumentaria o equilíbrio entre as equipes, melhorando a disputa por posições.

Na atual temporada, a Red Bull venceu as oito corridas até aqui. Max Verstappen lidera o Mundial de Pilotos com uma vantagem de 69 pontos sobre seu companheiro de equipe, Sergio Perez, enquanto Fernando Alonso, da Aston Martin, está nove pontos atrás. Hamilton ocupa apenas a quarta posição, com 93 pontos a menos do que Verstappen. No Mundial de Construtores, a Red Bull tem vantagem de 135 pontos sobre a Mercedes, que está em segundo lugar.

Acho que a FIA deveria estabelecer um prazo para que todos possam começar a desenvolver o carro do ano seguinte. Então, a partir de 1º de agosto, por exemplo, todos podem começar, para que ninguém possa obter uma vantagem para a próxima temporada, porque isso é injusto".

Disse o piloto, em coletiva para o GP da Áustria, incomodado com a desvantagem para a Red Bull, mas sem nunca ter reclamado quando a Mercedes tinha o domínio absoluto da F-1.

Hamilton expressou confiança de que a Mercedes, que conquistou pódios nos últimos dois GPs (Barcelona e Canadá), pode alcançar a Red Bull nas pistas antes do fim da temporada. No entanto, ele acredita que isso só será possível porque os rivais já estão focados no desenvolvimento do carro para 2024, devido à larga vantagem que conquistaram até aqui.

"O carro (Mercedes W14) está indo na direção certa. Acredito que, gradualmente, até o fim do ano, provavelmente alcançaremos a Red Bull, mas isso só acontecerá porque eles já estão focados no carro do ano que vem. Eles não precisam fazer mais nenhuma mudança no carro deste ano porque estão muito à frente. Eles estão 100 pontos à nossa frente", disse Hamilton.

Atual campeão do mundo pela Red Bull, o holandês Max Verstappen ignorou o chororô de Hamilton e aproveitou para provocá-lo: "A vida também é injusta. Não é apenas na Fórmula 1. Muitas coisas na vida são injustas, então temos que saber lidar com isso", afirmou, relembrando o período de domínio absoluto de Hamilton: Nós não estávamos falando sobre isso quando ele (Lewis) estava vencendo todos os campeonatos, certo? Então acho que não devemos fazer isso agora".