Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Stock: Massa e Rubinho dividem pódio polêmico em Interlagos

Ex-pilotos da Ferrari na F1, nunca haviam ido juntos ao pódio em Interlagos. Corrida teve vitória de Massa após polêmica no fim

Julia Anastácio, sob supervisão de Gabriella Vivere Publicado em 18/12/2023, às 15h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Massa, Barrichello no pódio de Interlagos, na companhia de Marcos Gomes - Foto: Paulo Abreu / Parabólica
Massa, Barrichello no pódio de Interlagos, na companhia de Marcos Gomes - Foto: Paulo Abreu / Parabólica

Já são 12 anos correndo juntos, 9 na Fórmula 1 e mais três na Stock. Ao todo, 25 corridas em Interlagos com ambos na pista (9 na F1, 16 na Stock). E foi somente nesse domingo que os dois ídolos do automobilismo brasileiro subiram juntos ao pódio do nosso principal autódromo, na corrida 2 da grande final da Stock Car.

Os dois largaram de posições intermediárias após resultados discretos na corrida 1: FelipeMassa saiu do 14º lugar, enquanto Rubens Barrichello partiu do 19º. Ambos, no entanto, tinham estratégias adequadas para fazer corridas de recuperação.

Barrichello escalou o pelotão logo de cara e, pouco depois de fazer seu pit stop, já alcançou e superou Átila Abreu, e assume a liderança virtual. Enquanto isso, Massa seguia na pista sem fazer sua parada, no aguardo do limite do regulamento para fazê-lo. Na prática, Massa liderava, mas tenderia a voltar à pista pouco atrás de Rubinho uma vez que trocasse seus pneus.

Tudo caminhava para a tão sonhada vitória de Barrichello em Interlagos, o circuito que considera sua segunda casa, e no qual não vence desde o longínquo 1990, ainda pela Fórmula 3Sulamericana.

A poucos minutos do fim, Sergio Ramalho bateu forte na Curva do Laranjinha após passar mal dentro do carro. O acidente era um lance evidente de safety car. Se acionada, a bandeira amarela provocaria o fechamento imediato dos boxes, o que arruinaria a corrida de quem ainda não havia parado.  Aquela altura, eram apenas Massa e Marcos Gomes, 1º e 2º na pista, respectivamente. A vitória de Barrichello seria certa.

Somente então, o safety car foi ativado. Para piorar, entrou no ponto errado. Massa e Gomes já estavam de volta à pista quando o Camaro da direção de prova aguardava quem vinha atrás – que era Barrichello, o 3º.

E assim se seguiu por duas voltas: dois carros sozinhos na frente, depois o safety car e o resto do pelotão. Foi só na penúltima volta que Massa e Gomes diminuíram o ritmo e o safety car os alcançou, ultrapassou e alinhou todos os carros na ordem certa.

Com tudo “corrigido”, não havia tempo para mais nada: bandeira quadriculada atrás do carro de segurança e vitória de Felipe Massa no templo de Interlagos. Mais uma, depois de duas belas vitórias pela Ferrari nos GPs de Fórmula 1 de 2006 e 2008. Marcos Gomes terminou em 2º, com Rubens Barrichello num agridoce 3º lugar.

Mesmo com a confusão, o clima era de festa tanto no pódio quanto nas arquibancadas. Não é todo dia que dois pilotos de primeira linha, com 11 vitórias de F1 cada, sobem ao pódio juntos na cidade natal de ambos. E sorte de Marcos Gomes, que fez parte de mais esse momento histórico da Stock Car.