Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Mais Esportes / Medicina esportiva

Serena Williams, Venos Williams e Chris Paul, atletas veganos de desempenho inegável

Especialista em nutrologia Thomaz Cortez comenta impacto do veganismo no desempenho dos esportistas

Redação Publicado em 19/05/2023, às 17h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uma dieta vegana pode fornecer uma ampla variedade de nutrientes essenciais, afirma especialista em nutrologia - Foto: Justin Tallis/AFP
Uma dieta vegana pode fornecer uma ampla variedade de nutrientes essenciais, afirma especialista em nutrologia - Foto: Justin Tallis/AFP

O veganismo é um estilo de vida que exclui o consumo de produtos de origem animal e se baseia em uma alimentação estritamente vegetal. Para um atleta, adotar uma dieta vegana pode ter diversos impactos na sua vida e no desempenho esportivo, esportistas como Serena Williams, Venus Williams e o jogador de basquete Chris Paul já são adeptos do lifestyle.

Para o especialista em nutrologia Thomaz Cortez, embora a carne e outros produtos de origem animal sejam fontes ricas em proteína, uma dieta vegana pode fornecer uma ampla variedade de nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais, antioxidantes e fitonutrientes, que são importantes para a saúde geral e o desempenho atlético. Ao adotar uma dieta vegana, é importante garantir o consumo adequado de proteínas por meio de fontes vegetais, como leguminosas, tofu, tempeh, quinoa e produtos à base de soja.

“É importante ressaltar que, embora o veganismo possa ter impactos positivos na vida de um atleta, é essencial planejar cuidadosamente a dieta para garantir que todas as necessidades nutricionais sejam atendidas. Consultar um nutrólogo ou especialista em alimentação vegana pode ser muito útil para desenvolver um plano alimentar adequado às necessidades individuais do atleta, e sempre levar em consideração fatores como a modalidade esportiva praticada, a intensidade do treinamento e as metas específicas de desempenho”, comentou o especialista.

Uma dieta vegana bem equilibrada tende a ser rica em alimentos que podem promover a saúde cardiovascular, como frutas, vegetais, grãos integrais, nozes e sementes. Esses alimentos são geralmente baixos em gorduras saturadas e colesterol, o que pode ajudar a manter os níveis de colesterol e pressão arterial saudáveis. Uma boa saúde cardiovascular é essencial para um desempenho atlético ótimo.

“É fundamental salientar que cada indivíduo é único e que os resultados podem variar. Cada atleta deve avaliar e experimentar o que funciona melhor para o seu corpo e seu desempenho esportivo. A orientação de profissionais especializados, como nutrólogos, nutricionistas esportivos ou médicos, pode ser valiosa para garantir que todas as necessidades nutricionais sejam atendidas e otimizar o desempenho esportivo enquanto se adota uma dieta vegana”, finalizou.