Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Mais Esportes / E-SPORTS

MSI 2023 começa em Londres; Dr. André Kot alerta sobre os cuidados que atletas de e-sports devem ter

Cuidados com a visão e uma boa alimentação são algumas das precauções necessárias para pro players, explica o médico André Kot

Redação Publicado em 04/05/2023, às 09h45 - Atualizado às 11h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A LOUD foi a representante brasileira no MSI 2023, torneio internacional de League of Legends - Riot Games Brasil
A LOUD foi a representante brasileira no MSI 2023, torneio internacional de League of Legends - Riot Games Brasil

A fase de entrada do Mid-Season Invitational (MSI) 2023, torneio internacional de League of Legends, começou nesta terça-feira (02) em Londres, na Inglaterra, com premiação de US$ 250 mil (equivalentes a cerca de R$ 1,25 milhão na cotação atual). O MSI é o campeonato internacional de meio de temporada do MOBA da Riot Games.

Atletas desse esporte devem tomar alguns cuidados durante a carreira. Para esses jogadores profissionais, chamados de pro players, a alta performance é essencial para que ótimos resultados aconteçam. Segundo o médico André Kot, o aumento de desempenho e a qualidade técnica não são alcançados sem a preocupação com a saúde física e a mental.

“Jogadores de e-sports passam muito tempo na frente de uma tela. Isso pode ser muito prejudicial à saúde, caso cuidados não sejam tomados. Algumas precauções que posso citar são a atenção com a visão, por causa da exposição prolongada à luz azul emitida pelos monitores; uma alimentação saudável, essencial para manter uma saúde balanceada; e uma postura adequada. O bom desempenho vem acompanhado da preocupação com certos cuidados”, afirmou.

As equipes de League of Legends (LoL) geralmente têm um membro do grupo dedicado ao bem-estar dos jogadores, geralmente chamado de coach de saúde ou psicólogo esportivo. Ainda de acordo com o médico André Kot, ter alguém da equipe médica na delegação é de extrema importância, pois lesões podem acontecer durante a competição.

“As equipes deveriam tratar como prioridade a necessidade de levar uma equipe médica para os atletas nas competições. Lesões como tendinite e tendinopatia no tendão são comuns em atletas de LoL. Isso acontece por causa da alta quantidade de horas que eles passam em frente ao monitor. Portanto, é fundamental levar especialistas na área junto com a equipe para a disputa de torneios", finalizou.