Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Marko recebe advertência da Federação Internacional de Automobilismo após declaração xenofóbica

Comentários preconceituosos sobre Sergio Pérez não passam batidos pela FIA

Redação Publicado em 15/09/2023, às 14h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marko Helmut recebe advertência da FIA - Foto: Reprodução
Marko Helmut recebe advertência da FIA - Foto: Reprodução

As declarações xenofóbicas feitas por Helmut Marko sobre Sergio Pérez finalmente provocaram uma reação do restante do universo da Fórmula 1. O consultor da Red Bull, que havia enfrentado críticas de vários membros da comunidade automobilística nos dias anteriores, agora foi alvo de uma advertência por escrito emitida pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Hoje, sexta-feira (15), dia em que ocorreram os primeiros treinos livres para o Grande Prêmio de Singapura da Fórmula 1, a FIA emitiu uma advertência por escrito ao consultor da Red Bull. O comunicado lembrou a Helmut Marko de suas responsabilidades como uma figura pública no mundo do esporte a motor e enfatizou a necessidade de agir de acordo com o Código de Ética da FIA. As informações foram divulgadas pela rede de televisão britânica Sky Sports.

A narrativa ganhou projeção internacional nos dias que se seguiram ao Grande Prêmio da Itália. Na tentativa de justificar as flutuações na temporada de Pérez, Marko declarou que os pilotos "sul-americanos" tendem a ter mais dificuldade em manter a concentração. Outro detalhe apontado pelos críticos foi a falta de conhecimento geográfico do profissional, uma vez que o México, país de origem de Pérez, está localizado na América do Norte.

Após esse incidente, o Grande Prêmio da Cidade do México emitiu um comunicado no qual condenou as declarações de Marko, ainda no fim de semana passado. O consultor da Red Bull emitiu um pedido de desculpas na ocasião. No entanto, foi apenas agora, com a chegada da Fórmula 1 em Singapura, que o restante da comunidade da F1 começou a reagir ao ocorrido.

Sergio Pérez minimizou as declarações, mas o chefe da Red Bull, Christian Horner, repreendeu o consultor. Contudo, explicou que não pode punir Marko, pois ele não é um funcionário da equipe, mas sim da matriz da Red Bull.

*com colaboração de Savanna Machado