Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

ISA acolhe pedido inclusão do surfe nas paraolimpíadas de 2028 em Los Angeles

Associação Internacional de Surfe (ISA) atendeu proposta do Comitê Organizador de Los Angeles 2028 (LA28)

Tatielle Freitas Publicado em 02/02/2023, às 11h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Na foto, Samuel Pupo - Foto: Buda Mendes / Getty Imagem
Na foto, Samuel Pupo - Foto: Buda Mendes / Getty Imagem

A Associação Internacional de Surfe (ISA) incluiu na última segunda-feira (30), o esporte nos jogos paralímpicos de Los Angeles 2028 (LA28), nos Estados Unidos. A ação foi tomada logo após a modalidade não conseguir ser inscrita para os Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024.

Segundo nota publicada pela ISA, o Conselho de Administração do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) confirmou que o Para Surfing demonstrou viabilidade competitiva e a integridade do esporte. Além disso, a inclusão da modalidade traz benefícios estratégicos para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

Em dezembro de 2022, Pismo Beach, na Califórnia, sediou a última edição do ISA World Para Surfing Championship. A edição foi um recorde para a ISA em termos de participação, com mais de 180 atletas de 28 nações.

“A missão da ISA é criar ‘um mundo melhor através do surfe’ e o Para Surfing é uma personificação direta desta missão. Desenvolvemos uma plataforma para os melhores atletas do Para Surfing do mundo competirem no mais alto nível, se tornarem campeões mundiais e inspirar as gerações futuras sobre o que é possível no oceano”, disse Fernando Aguerre, presidente da Associação Internacional de Surfe, em nota no site oficial da ISA.

O trabalho da ISA para inserir o Para Surfing nos Jogos Paraolímpicos de Los Angeles de 2028 segue a mesma estratégia do ano anterior, adotada para a confirmação do Surfe Shortboard no Programa Esportivo Inicial nos Jogos Olímpicos de LA. A modalidade do shortboard se fez presente pela primeira vez no programa de esportes olímpicos em Tóquio de 2020. Em 2024, novamente estará nos Jogos Olímpicos de Paris, o que reforça o objetivo da entidade em manter o esporte permanentemente dentro do Ciclo Olímpico e Paraolímpico.