Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Mais Esportes / ESPORTS

Futebol real e digital: R10 Team viaja para campeonato na Europa

Equipe de futebol virtual de Ronaldinho Gaúcho jogará futebol de maneira híbrida

Redação Publicado em 08/05/2023, às 16h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
R10 Team vai competir na Rússia - Divulgação
R10 Team vai competir na Rússia - Divulgação

A R10 Team, equipe de Esports FIFA oficial do Ronaldinho Gaúcho se prepara para participar de um evento revolucionário. Em parceria com a Confederação Brasileira de Games e Esports (CBGE), entidade brasileira filiada à Global Esports Federation, o time, que é destaque no cenário competitivo mundial de eFootball, embarca para Kazan, Rússia, no próximo dia 11, de olho na etapa classificatória do próximo Games of Future, marcado para 2024.

O Games of Future é um torneio internacional em um formato inovador que acontecerá entre fevereiro e março do ano que vem com premiação prevista de um milhão de dólares. As competições serão realizadas em dezesseis modalidades híbridas que apoiam o conceito de phygital – combinando esportes clássicos, Esports e tecnologias VR/AR. Em resumo, os mais de dois mil atletas deverão se provar tanto no mundo físico, quanto no digital.

Para Tiago Faria Corrêa, Manager da R10, este torneio pode ajudar a desmistificar a visão de muitas pessoas em relação aos esportes eletrônicos: "Unir o real e virtual é algo que a gente sempre tentou conciliar, ainda mais pelas polêmicas que existem aqui no Brasil quanto aos Esports serem ou não um esporte”, disse. "Sem dúvidas é um evento inovador! Nunca tínhamos visto nada parecido e nos chamou muita atenção quando veio o convite."

Paulo Ribas, presidente da CBGE, também falou sobre a importância de um evento neste formato: "Ser convidado a participar deste evento que mistura tecnologias, games e atividades físicas para nós, é uma honra. Poder representar o Brasil e levar para a competição times como a Vivo Keyd Stars no Dota2 e agora a R10 no eFootball nos enche de orgulho e motivação para ajudar na construção deste cenário, exatamente no momento que se debate a questão dos games x esporte tradicional. O futuro já chegou.”, declarou.

E por se tratar de um campeonato híbrido, definir o elenco brasileiro não foi tarefa fácil. Ao analisar os jogos do torneio invitational realizado no ano passado, o staff da R10 concluiu que seria crucial ter uma equipe equilibrada com força tanto no virtual, quanto no real: "Primeiro a gente definiu um player que era conhecido por jogar bem videogame e era bom de bola no campo sintético. Por isso, o centroavante e capitão Alan Leal, foi nosso pilar para montar o grupo de atletas.", explicou Tiago.

No entanto, na semana passada, o time teve que mudar de planos. Alan Leal acabou se lesionando e precisou ser cortado. No lugar dele, foi chamado o Vinicius Caiado, que também atua na frente e tem um ótimo nível no FIFA.

Dos sete atletas da delegação, três são atletas de futebol profissional de Fut7 e quatro são players "híbridos", que jogam muito bem futebol no videogame e são bons de bola nos gramados.

Os treinamentos, porém, se limitaram aos jogos no videogame, porque não foi possível reunir a equipe antes da viagem: "Nosso plano é treinar lá. A vantagem é que todos estão em forma, tanto no futebol real como no virtual.”, tranquilizou Tiago.

Entenda o formato:

Esta será a quinta fase dos jogos phygital e a segunda com uma equipe brasileira na modalidade. Serão disputados dois jogos: um no virtual, no FIFA Volta, com duas duplas em cada time, e outro no futebol real, jogado em quadra de grama sintética e sem lateral, estilo showball, com cinco jogadores de cada lado. O vencedor será determinado pela quantidade total de gols somados, tanto no virtual quanto no real. Em caso de empate, a competição vai para os pênaltis. A premiação deste torneio será de 30 mil dólares, dividida por oito equipes.

Para 2025, a edição esta prevista para ser realizada na China.

Conheça a equipe que vai representar o Brasil:

LUAN TELES

Natural do Rio de Janeiro, Luan é goleiro do Bangu-RJ de Futebol 7. Já teve passagens por Goytacaz, Resende, são Cristóvão, Botafogo, Serra (ES), América, Vasco, Flamengo, Bangu e Seleção Brasileira, onde foi Campeão Mundial em 2021 e terceiro lugar na Copa América 2022.

VINICIUS CAIADO

Nascido e criado na baixada fluminense, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Caiado é Pro-Player de FIFA e profissional de futebol real, com passagens por Botafogo, Atlético-MG, Cruzeiro e Vasco. No cenário virtual, guarda no currículo os seguintes títulos: Multicampeão ESL, Campeão Copa Gamer, Campeão da Federação de Macaé e Vice-Campeão Nova Gaming 2023.

MARCELINHO

Do Rio de Janeiro, nascido e criado no Complexo da Maré, Marcelinho é atacante e atualmente joga no Bangu-RJ de Futebol 7. Na modalidade, participou do Mundial de Clubes em 2021 e da Copa do Brasil 2021. É bicampeão da Super Copa do Brasil (21/22) e sagrou Craque do Torneio RJ/SP 2022.

GB

Natural do Rio de Janeiro, nascido e criado em Brás de Pina, Gabriel Batista é volante e atualmente joga na equipe do Bangu-RJ de Futebol 7. O jogador coleciona passagens por União-RJ, Paduano, Americano-RJ, Americano-SC e Flamengo.

EDUARDINHO

Natural de Campo Largo, Paraná, Eduardinho é Pro-Player e multicampeão de eFootball e no futebol atua como meio-campista. Além de ter representado o Brasil no campeonato mundial da Global Esports Games, coleciona passagens por clubes como Avaí, Botafogo, Vasco da Gama, Athletico e Santos.

ARTHUR APESTE

Nascido em Franca, SP, Arthur atua no futebol virtual desde 2012 e atualmente está fechado para representar o Santos FC nos campeonatos oficiais como coach e confirmado no E-brasileirão 2023.

FELIPE

Atleta profissional de FIFA desde 2020, Felipe Ferreira Leite, é natural de Cajamar/Sp e coleciona algumas conquistas na carreira, como o título do Playoffs FIFA 21, Top 4 FIFA 20 em Paris, e Top 16 FIFA eClubs em Londres.