Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Mais Esportes / ESPORTS

FaZe Clan supera Team Liquid e conquista a primeira etapa da BLAST R6

Equipe levou a melhor no “El Clássico” por 2 a 0 e faturou R$ 200 mil com o título da competição

Redação Publicado em 03/04/2023, às 14h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Equipe levou a melhor no “El Clássico” - Rainbow Six Esports Brasil
Equipe levou a melhor no “El Clássico” - Rainbow Six Esports Brasil

A FaZe Clan é a campeã da primeira etapa da BLAST R6: Liga Brasileira 2023. A equipe venceu, neste domingo (2), a Team Liquid no “El Clássico” por 2 a 0 e ficou com o título da competição, além de R$ 200 mil em premiação. As duas equipes garantiram vagas na segunda fase do BLAST Copenhagen Major 2023, que acontecerá na Dinamarca de 24 de abril a 7 de maio, e pontos na classificação global para o Six Invitational 2024 - 150 para a FaZe e 130 para a Liquid.

Além do El Clássico, W7M Esports e LOS oNe disputaram no domingo a última vaga direta para o BLAST Major. Os Touros levaram a melhor diante da Onda Laranja, por 2 a 0, se classificaram para a primeira fase da competição internacional e obtiveram 110 pontos. Com a derrota, a LOS oNe jogará o Major LCQ (Last Chance Qualifiers), que vai ocorrer entre os dias 14 e 16 de abril e dará uma vaga para o torneio da Dinamarca. No sábado (1), na definição de uma das seeds do LCQ, a Black Dragons venceu o MIBR e ficou na quinta posição do Brasileirão. As três equipes se juntam à Viúvas da sN no torneio, que ainda terá outros quatro times.

Os campeonatos de qualificação para o BLAST Copenhagen Major retornam nesta terça-feira (4), com o Open Qualifiers Playoffs, que terá 16 times na disputa. Quatro equipes são oriundas da competição nacional - Looking For Org, Magic Squad, TropiCaos e Ninjas in Pyjamas - e as outras 12 vieram do qualificatório aberto. As quatro melhores se classificam para o Major LCQ na tentativa de buscar a última vaga para o primeiro torneio internacional da temporada.

A BLAST R6: Liga Brasileira, assim como o BLAST Copenhagen Major, conta com transmissão dos canais oficiais do Rainbow Six Esports Brasil na Twitch e no YouTube.

LOS oNe e FaZe Clan confirmam favoritismo avançam para as semifinais - Sexta-feira (31/03)

MIBR 1x2 LOS oNe

No primeiro confronto das quartas de final, MIBR e LOS oNe presentearam o público com uma grande série. O primeiro mapa escolhido para a MD3 foi Parque Temático. Na primeira metade do jogo o MIBR soube se defender muito bem e, cedendo apenas dois rounds ao adversário, terminou em vantagem de 4 a 2. Na troca de lados, foi a vez da Onda Laranja utilizar do poderio defensivo e, após ganhar cinco rounds seguidos, virou o confronto e fechou o primeiro mapa pelo placar de 7 a 4.

Arranha-céu foi o segundo mapa escolhido para a série e a LOS oNe terminou a primeira metade da partida em vantagem de 4 a 2. Mesmo com o round vencido pela oNe na segunda metade do confronto (com direito a quatro eliminações de Gabriel "Maia"), o MIBR se encontrou na partida, viu a rival ficar com o ponto decisivo que encerraria sua jornada nos playoffs, mas soube se defender e forçou o overtime. Na prorrogação, o time de Tassus "reduct" saiu na frente, viu a LOS oNe empatar, mas garantiu a vitória por 8 a 7.

O terceiro e decisivo mapa escolhido para esta série foi Oregon e mais uma vez as defesas prevaleceram. Na primeira metade do mapa, a LOS oNe cedeu apenas um round e fechou em vantagem de 4 a 2. Na troca de lados, foi a vez de o MIBR segurar o ataque rival e, mesmo perdendo dois rounds, conseguiu levar a partida para o overtime. Na prorrogação, o time laranja carimbou a vaga para a semi ao vencer dois rounds seguidos e fechar a série em 8 a 6.

FaZe Clan 2x0 Black Dragons

O segundo confronto das quartas de final colocou frente a frente FaZe Clan e Black Dragons. O primeiro jogo foi disputado no mapa Chalé e a FaZe iniciou abrindo dois rounds de vantagem. A BD buscou o empate, mas a primeira metade do jogo ficou favorável para a FaZe Clan, com 4 a 2 de vantagem. Quando passou para o ataque, o time de Jaime “Cyber” perdeu o primeiro round, mas depois dominou a partida e fechou pelo placar de 7 a 3.

Mansão foi o segundo mapa escolhido da série e o ataque da FaZe Clan seguiu com força máxima. A FaZe abriu quatro rounds de vantagem e, mesmo deixando escapar dois para sua adversária, fechou a primeira metade em 4 a 2. Na troca de lados, os Dragões mostraram poder de reação e chegaram a encostar no placar, mas a defesa funcionou bem e, com direito a 4 eliminações de Thiago "Handyy" no último round, a FaZe garantiu seu lugar na semifinal por 7 a 5.

Team Liquid e FaZe Clan se classificam para o BLAST Copenhagen Major - Sábado (01/04)

LOS oNe 0x2 Team Liquid

No sábado, LOS oNe e Team Liquid fizeram a primeira semifinal do dia. Parque Temático foi o mapa escolhido para abrir a MD3. Com uma das vagas ao BLAST Major em disputa, a partida começou equilibrada. As duas equipes se alternaram nas vitórias das rodadas iniciais, até que Gabriel “Volpz” efetuou um 4k decisivo para que a Liquid ganhasse confiança e abrisse vantagem. Após a jogada, a Cavalaria anotou quatro rounds seguidos e chegou ao ponto decisivo. A LOS oNe reagiu e venceu duas rodadas de defesa, mas não foi o suficiente para evitar que a Liquid fechasse o primeiro mapa em 7 a 4.

No Oregon, a LOS se impôs e, logo no começo, emplacou quatro defesas sólidas para sair na frente e encerrar a primeira metade com um 4 a 2. Porém, mais uma vez a individualidade foi determinante para a Liquid retomar a frente no placar. Desta vez, logo após a inversão de lados, Luccas “Paluh” foi responsável por realizar um ace e colocar a equipe de volta no jogo. Diferentemente do primeiro mapa, a LOS não se abalou e a partida seguiu acirrada. Porém, com o ponto decisivo em mãos, a Cavalaria não hesitou, anulou um ataque promissor do adversário e finalizou o mapa em 7 a 5.

Com a vitória por 2 a 0, a Team Liquid tornou-se a primeira brasileira a garantir vaga no BLAST R6 Copenhagen Major 2023 e avançou à grande final da BLAST R6: Liga Brasileira.

Após a classificação, Gabriel “Volpz” comentou sobre seu momento na organização: “Sinto que na Liquid estou sendo aproveitado muito bem, tenho agregado muito em minha função. Realmente é minha melhor fase dentro do jogo. Ainda temos algumas coisas para ajeitar, para melhorar. Isso demanda um pouco de tempo, mas vamos acertar.”

W7M Esports 1x2 FaZe Clan

Na segunda decisão do dia, Clube foi o primeiro palco do duelo entre W7M Esports e FaZe Clan. Após um bom início da W7M, que anotou dois pontos de defesa consecutivos, a FaZe reagiu, freou o ímpeto adversário e encostou no placar, deixando a primeira metade empatada em 3 a 3. Com a troca de lados, a FaZe mostrou ótima leitura de jogo para anular os ataques dos Touros e venceu todas as rodadas de defesa para finalizar o mapa em 7 a 3.

No Café Dostoiévski, o cenário foi o mesmo do mapa anterior, porém, as equipes se inverteram: desta vez, a FaZe Clan apostou em defesas soltas e boas rotações para abrir vantagem, mas viu a W7M atenta para buscar o empate. Apesar da FaZe sair na frente na segunda metade, os Touros mostraram poder de fogo e encaixaram boas eliminações para retomar a liderança do placar. Após vencer quatro rounds seguidos, a equipe chegou ao 7 a 4 e igualou a série.

Com o empate, a decisão se encaminhou para o Oregon. A FaZe Clan conseguiu novamente implementar defesas sólidas e contou com a confiança de seus jogadores, que acumularam eliminações oportunas para despontar no placar e surpreender os Touros com um 5 a 0. Após a virada de lados, a W7M venceu três rodadas em sequência, mas viu o adversário vencer mais uma rodada e chegar ao sexto ponto. Com o ponto decisivo em mãos, a FaZe soube administrar a vantagem construída para fechar a acirrada MD3 em 2 a 1.

O resultado colocou a FaZe na final da BLAST R6: Liga Brasileira contra a Team Liquid. Além disso, a equipe garantiu a segunda e última vaga brasileira na segunda fase do BLAST Copenhagen Major.

Ao final da partida, Jayme “Cyber”, MVP e destaque da FaZe Clan, comentou sobre a evolução do desempenho coletivo da equipe: “Apesar de ser uma line nova, estamos nos adaptando rapidamente. Conseguimos lidar muito bem com as adversidades durante os rounds, sempre sabendo reverter as situações da melhor forma. Nosso coach (Ramalho) também tem nos ajudado muito. Ele sabe pedir as pausas nos momentos certos e nos ajuda muito com a leitura de jogo.”

MIBR 0x2 Black Dragons

Ainda no sábado, MIBR e Black Dragons se enfrentaram em confronto válido por uma melhor posição no LCQ - Last Chance Qualifier. Com a vitória, a BD garantiu também, além da vantagem no último qualificatório para o Major, a quinta colocação no Stage 1 da Blast R6: Brasil League.

FaZe Clan se sagra campeã e W7M assegura vaga para o BLAST Major - Domingo (02/04)

Team Liquid 0x2 FaZe Clan

Oregon foi o palco de abertura do El Clássico. A FaZe mostrou agressividade e rapidez nos ataques para ficar em vantagem e levar os três primeiros pontos, com uma rodada perfeita. A Liquid respondeu da mesma maneira e encostou no placar antes da virada de lados, mas com 4 a 2 para a FaZe Clan. Na segunda metade, a FaZe seguiu à frente do marcador apesar das respostas da Cavalaria. Com o ponto decisivo em mãos, a FaZe Clan contou com um clutch de Eduardo “KDS” diante de três adversários para fechar o primeiro mapa do confronto em 7 a 3.

O segundo duelo ocorreu no Banco. Desta vez, muito equilíbrio desde o início, sem que nenhuma das equipes abrisse grande margem no marcador. A jogada de destaque veio com André “nesk”, no terceiro round, com um clutch 1v3 e anotando um 4k. Com o placar empatado na troca de lados, a Liquid voltou a ficar em vantagem, mas a FaZe reagiu com três rodadas em sequência, com direito a um 4k de Jaime “Cyber”, para chegar ao matchpoint. A Cavalaria encostou, mas foi a FaZe que fechou o mapa por 7 a 5 e ficou com o título da competição.

Lucas “soulz1”, campeão do Six Suécia Major 2021 com a equipe, exaltou o nível de jogo coletivo apresentado nesta etapa: “Consideramos que tivemos três novos atletas para a temporada, pois o Victor ‘VITAKING’ chegou no Invitational deste ano para o papel de IGL e isso requer adaptação com o time todo. Focamos muito neste split, conseguimos o resultado, mas ainda estamos longe dos 100%. Agora é manter este ritmo para chegarmos no nosso melhor nível”.

LOS oNe 0x2 W7M Esports

W7M Esports e LOS oNe iniciaram a disputa pelo terceiro lugar do torneio - que valia uma vaga no BLAST Major - no Parque Temático. Os Touros conquistaram os dois primeiros pontos, com quatro eliminações em um round para Felipe “nade”. A Onda Laranja reagiu, mas não encontrava os espaços para executar os ataques, ficando em desvantagem de 4 a 2 na primeira metade. Na virada, a W7M conseguiu eliminações cruciais ao longo das rodadas para chegar ao ponto decisivo. Com um 4k de João “Jv92”, os Bulls finalizaram o mapa por 7 a 3 e largaram na dianteira da série.

No mapa Fronteira, as disputas na primeira parte foram acirradas. O ataque da W7M e a defesa da LOS oNe trocaram pontos, mas foram os Bulls que desenvolveram as melhores jogadas para ficarem em vantagem por 4 a 2. Na virada de lados, a W7M levou a primeira rodada, mas a LOS oNe continuou viva após um round perfeito no ataque. A atual vice-campeã, porém, obteve o ponto decisivo com um clutch de Diego “Kheyze” diante de dois jogadores. Depois de mais um round perfeito do adversário, a W7M garantiu a vitória por 7 a 4 e carimbou o passaporte para a Dinamarca.

Uma das novidades nesta etapa, Felipe “FelipoX” comentou sobre a campanha e adaptação à equipe nas últimas semanas: “O nade e eu entramos em uma equipe que acabou de ser vice do Six Invitational, querendo ou não há uma pressão. Para este split, tivemos uma mentalidade de um time novo, sem se preocupar com o que já foi conquistado. Conseguimos bons resultados mesmo com pouco tempo de treino, mas ainda temos margem para melhorar”.

Confira a classificação final e a premiação das equipes na primeira etapa da BLAST R6: Liga Brasileira 2023:

1º - FaZe Clan (R$200 mil) - Segunda fase BLAST Copenhagen Major

2º - Team Liquid (R$ 140 mil) - Segunda fase BLAST Copenhagen Major

3º - W7M Esports (R$ 120 mil) - Primeira fase BLAST Copenhagen Major

4º - LOS oNe (R$ 100 mil) - Last Chance Qualifier

5º - Black Dragons (R$ 80 mil) - Last Chance Qualifier

6º - MIBR (R$ 70 mil) - Last Chance Qualifier

7º e 8º - Looking For Org e Magic Squad (R$ 60 mil) - Open Qualifiers Playoffs

9º e 10º - TropiCaos e Ninjas in Pyjamas (R$ 50 mil) - Open Qualifiers Playoffs