Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Mais Esportes / Futebol

Estátua de Marcelo Gallardo no estádio Monumental vira motivo de piada entre torcedores; relembre outros casos

Uma protuberância exagerada nas partes íntimas da escultura tem causado muita discussão

Redação Publicado em 29/05/2023, às 14h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estátua de Marcelo Gallardo em frente ao Monumental - Foto: Reprodução/Twitter
Estátua de Marcelo Gallardo em frente ao Monumental - Foto: Reprodução/Twitter

Marcelo Gallardo, o lendário técnico de futebol argentino, teve uma estátua erguida em sua homenagem pelo River Plate em frente ao Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires. A escultura foi revelada no último sábado (27) e causou grande alvoroço entre os torcedores devido a um detalhe um tanto inusitado na região de sua virilha.

Com cerca de 8 metros de altura, a figura de bronze, que gerou diversos memes na internet, retrata Gallardo, o técnico mais vitorioso na história do clube, segurando um dos dois troféus da Copa Libertadores da América que conquistou à frente da equipe.

A autora, Mercedes Savall, defendeu sua escolha artística e afirmou à mídia argentina que a protuberância foi intencionalmente exagerada para fazer alusão a uma gíria local: "Eu exagerei naquela parte, pois entendi que tem a ver com um gesto para com os torcedores. Faz parte da linguagem do futebol, e busquei uma maneira de trazer o folclore para a arte e arrisquei", disse ao La Nacion.

Marcelo Gallardo treinou o River Plate entre junho de 2014 e dezembro de 2022. Neste período, conquistou um total de 14 títulos, com destaque para as duas Libertadores, em 2015 e 2018.

Relembre casos semelhantes:

Busto de Cristiano Ronaldo no aeroporto internacional da Ilha da Madeira:

O infame busto de bronze de Cristiano Ronaldo, esculpido pelo artista português Emanuel Santos, teve uma recepção absolutamente desastrosa quando foi revelado ao mundo em março de 2017, durante uma cerimônia que homenageou o craque com a renomeação do Aeroporto de sua terra natal para 'Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo'.

Apenas 15 meses após ter sido colocado em exibição, o busto foi removido a pedido da família de Ronaldo e substituído por uma obra de autoria de um escultor espanhol anônimo, que também retratava o astro.

Estátua de Michael Jackson no estádio Craven Cottage:

A estátua do rei do pop foi instalada no estádio Craven Cottage, lar do Fulham FC, em abril de 2011. Ela havia sido erguida a pedido do ex-proprietário e presidente do clube, Mohamed Al Fayed, que era um amigo próximo de Jackson. Na época, a decisão causou grande indignação entre os torcedores do Fulham.

Em resposta à enxurrada de críticas, o então presidente se pronunciou, dizendo que aqueles que não conseguissem apreciar a homenagem deveriam "ir para o inferno".

A escultura foi removida do estádio e devolvida ao milionário egípcio em setembro de 2013, após decisão do novo proprietário do clube, Shahid Khan, que consultou os torcedores do time londrino após adquiri-lo em julho do mesmo ano.

*Estagiário Paulo Pink sob supervisão de Gabriela Vivere