Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Mais Esportes / LUTAS!

Confira a lista completa de brasileiros que já conquistaram o cinturão no UFC

Alexandre Pantoja entra para a lista de lendas brasileiras a conquistarem o cinturão

Redação Publicado em 08/09/2023, às 12h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alexandre Pantoja é 21º a levar cinturão - Foto: Divulgação/UFC
Alexandre Pantoja é 21º a levar cinturão - Foto: Divulgação/UFC

A tradição do Brasil no UFC sempre foi notável, mas recentemente o país havia perdido seus campeões com a aposentadoria de Amanda Nunes e sofrido derrotas significativas no primeiro semestre. No entanto, a vitória de Alexandre Pantoja agora coloca o Brasil de volta no seleto grupo de nações com campeões na organização.

Pantoja conquistou o título de campeão peso mosca do UFC, inserindo seu nome em uma lista que inclui lendas do MMA como Royce Gracie, Anderson Silva, Amanda Nunes, José Aldo, Charles do Bronx, entre outros. Agora, ele se junta a um seleto grupo de 21 brasileiros que já alcançaram títulos na organização.

Confira à seguir quem foram as outras 20 lendas a conquistarem o cinturão e por onde andam:

1º Royce Gracie: O campeão do primeiro evento do UFC manteve seu reinado na organização até 1995. Posteriormente, competiu em outros eventos e encerrou sua carreira em 2016. Atualmente, ele atua como treinador de jiu-jitsu.

2º Marco Ruas: Ele fez sua última luta pelo UFC em 1995 e posteriormente competiu em outros eventos, encerrando sua carreira em 2007. Atualmente, com 62 anos de idade, ele continua treinando e, neste ano, alcançou a notável conquista de ser graduado como Grão Mestre com 9º Dan em Luta Livre.

3º Vitor Belfort: Participou de sua última luta no octógono do UFC em 2018. Nos tempos mais recentes, esteve envolvido em combates de exibição no mundo do boxe, enfrentando tanto Holyfield como Ronaldo Jacaré, conseguindo a vitória em ambas as ocasiões.

4º Murilo Bustamante: Competiu pela última vez no UFC em 2002 antes de prosseguir com sua carreira em outras organizações de MMA, finalmente pendurando as luvas em 2012. Atualmente, dedica-se ao treinamento e coaching no campo do jiu-jitsu.

5º Anderson Silva: Encerrou sua trajetória no UFC em 2020. Em seguida, participou de três embates no mundo do boxe, somando duas vitórias e uma derrota. Recentemente, manifestou seu desejo de realizar uma última luta de MMA no Japão, onde deu início à sua carreira nas artes marciais mistas.

6º Rodrigo Minotauro: Desde sua aposentadoria em 2015, ele assumiu o papel de comentarista no mundo do MMA e está envolvido no projeto social chamado "Irmãos Nogueira", que lhe rendeu uma honrosa entrada no Hall da Fama do UFC.

7º Lyoto Machida: Sua última luta no UFC aconteceu em 2018, porém, posteriormente, ele competiu em mais seis combates em um evento diferente, o Bellator, com o último deles ocorrendo em 2022.

8º Mauricio Shogun:  Ele encerrou sua carreira no UFC em janeiro deste ano e optou pela aposentadoria. Além disso, ele é o proprietário de uma academia conhecida como Shogun Team.

9º José Aldo:  Ele realizou sua última luta no UFC em 2022 e, atualmente, está explorando o mundo do boxe. Até o momento, obteve duas vitórias e registrou um empate em suas lutas no boxe.

10º Junior Cigano: Sua última aparição no octógono do UFC aconteceu em 2020. No ano passado, competiu em uma luta de MMA em outro evento. Agora, está programado para enfrentar Werdum em uma luta de MMA sem luvas.

11º Renan Barão: Ele encerrou sua carreira nas lutas de MMA em 2019 e, atualmente, está participando de torneios de jiu-jitsu.

12º Fabrício Werdum: Ele deixou o UFC, alcançou sucesso no YouTube, mas está planejando retornar à luta, enfrentando o compatriota Junior Cigano em um evento de MMA sem luvas.

13º Rafael dos Anjos: Permanece no UFC e recentemente enfrentou Vicente Luque, sofrendo uma derrota.

14º Amanda Nunes: Em junho deste ano anunciou a aposentadoria do MMA.

15º Cris Cyborg: Deixou o UFC, mas segue no MMA. A lutadora é a detentora do cinturão peso pena em outra organização, a Bellator.

16º Jéssica Bate-Estaca: Mantém-se no UFC e participou de três lutas em 2023, obtendo uma vitória e sofrendo duas derrotas. Atualmente, ocupa a 5ª posição no ranking da categoria peso palha.

17º Deiveson Figueiredo: Permanece no UFC e ocupa a primeira posição na divisão de peso mosca. Embora tenha anunciado sua intenção de deixar a categoria, posteriormente, em entrevistas, reconsiderou essa decisão.

18º Charles do Bronx: Continua competindo no UFC e obteve uma vitória recente sobre Beneil Dariush, buscando agora uma nova oportunidade de disputar o cinturão na categoria de peso leve.

19º Glover Teixeira: Ele se aposentou das competições de MMA em 2023 e posteriormente participou de uma luta de jiu-jitsu sem kimono, onde derrotou Anthony Smith.

20º Alex Poatan: Ele ainda está competindo no UFC e, após perder o título da categoria peso médio, planejou mudar de categoria. O lutador enfrentou Jan Blachowicz na categoria meio-pesado e saiu vitorioso.

*com colaboração de Savanna Machado