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Como o TikTok pode impulsionar atletas olímpicos? Pedro Carvalho explica

Parceria entre a plataforma de vídeos curtos e atletas brasileiros promete alavancar carreiras para os Jogos Olímpicos de Paris

Gabriella Vivere Publicado em 11/03/2024, às 16h11

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TikTok Brasil estabeleceu uma parceria com confederações e atletas brasileiros para impulsionar as redes sociais e “esquentar” a imagem dos esportistas antes do evento - Getty Images
TikTok Brasil estabeleceu uma parceria com confederações e atletas brasileiros para impulsionar as redes sociais e “esquentar” a imagem dos esportistas antes do evento - Getty Images

Os Jogos Olímpicos de Paris estão chegando, e os atletas brasileiros receberam uma ótima notícia nesta segunda-feira (11). O TikTok Brasil estabeleceu uma parceria com confederações e atletas brasileiros para impulsionar as redes sociais e “esquentar” a imagem dos esportistas antes do evento. A colaboração, estruturada em conjunto com o site "Olimpíada Todo Dia", promete aumentar a visibilidade e as carreiras dos competidores por meio da poderosa ferramenta da viralização online.

A parceria estabelece uma colaboração estratégica entre o TikTok e as confederações nacionais, visando criar conteúdos que conectem atletas e fãs de maneira inédita. O acordo busca aproximar os torcedores do dia a dia dos atletas, humanizando suas histórias e conquistas - mas não é garantia de crescimento.

Pedro Carvalho, especialista em viralização com mais de 1.7 milhão de seguidores no TikTok, comenta sobre a parceria. "O TikTok tem se mostrado uma ferramenta incrivelmente eficaz para conectar pessoas e criar tendências. Se o conteúdo for trabalhado da forma correta, pode dar certo sim. O importante é os atletas entenderem como o TikTok funciona”, destaca.

Apesar da parceria ser promissora, Pedro destaca que a iniciativa deve utilizar as estratégias corretas para viralizar o conteúdo. “A parceria é bacana, mas não adiantará de nada se os atletas não seguirem as estratégias mais efetivas de viralização”, diz o especialista. O TikToker certamente tem propriedade para falar do assunto: Pedro conquistou grande número de seguidores no TikTok com seus vídeos informativos, que ensinam como viralizar e monetizar conteúdos na rede social.

Dentro do universo esportivo brasileiro, poucos atletas se destacam no TikTok. Neymar é o atleta brasileiro com mais seguidores no TikTok - mas isso não significa que o jogador sabe usar a rede social. Com mais de 32 milhões de seguidores, Neymar posta poucos vídeos e não se preocupa com o que vai viralizar. Afinal, o sucesso do brasileiro é tão grande que qualquer tipo de conteúdo irá render visualizações.

Não é surpresa que os jogadores de futebol se destaquem na rede social. O esporte é disparado o mais popular do país, e os principais atletas são reconhecidos mundialmente. Vini Jr. por exemplo, possui mais de 19 milhões de seguidores no TikTok, mesmo não publicando com frequência.

A nova parceria busca justamente ampliar a visibilidade de atletas de outros esportes. Afinal, o TikTok está redefinindo a forma como a tecnologia pode impactar positivamente o mundo esportivo. À medida que nos aproximamos dos Jogos Olímpicos de Paris, as redes sociais dos atletas brasileiros podem elevar suas carreiras a novos patamares de reconhecimento e sucesso, mesmo se os resultados esportivos não forem positivos.