Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Mais Esportes / FISICULTURISMO

Ângela Borges destaca o crescimento do fisiculturismo entre as mulheres

Brasileira é tricampeã mundial e possui mais de 60 títulos na divisão wellness, que enfatiza os traços femininos

Redação Publicado em 13/04/2023, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ângela Borges é uma referência do fisiculturismo mundial - Divulgação
Ângela Borges é uma referência do fisiculturismo mundial - Divulgação

Tricampeã mundial e dona de sete primeiros lugares na categoria wellness elite profissional no Arnold Classic, a brasileira Ângela Borges é uma das atrações do Arnold Classic South America 2023, que começa nesta sexta-feira, dia 14, e vai até o próximo domingo, 16, na Expo Center Norte, na capital paulista.

Embora não vá subir ao palco, já que no evento sul-americano não há divisão feminina profissional, Ângela Borges estará presente em estandes de patrocinadores nos três dias de eventos, além de ser uma das entrevistadas da Arnold TV, já no último dia de feira.

Referência no mundo do fisiculturismo, a multicampeã, que já representou o Brasil em cinco continentes e em mais de 40 países, falou sobre a crescente popularidade da musculação no país.

"Essa busca, não só pela parte estética, mas também pela saúde, cresce de maneira exponencial. Os últimos acontecimentos ligados à saúde global reforçaram a importância de nos mantermos saudáveis e ativos. Isso tudo aliado a um mercado fitness repleto de inovações e eventos, como o próprio Arnold South America impulsionam ainda mais o crescimento do setor. Sou feliz e grata por contribuir com esse crescimento", comentou a atleta.

Além do crescimento como um todo, vale destacar que o público feminino está cada vez mais presente nesta indústria. Referência para milhares delas, Ângela, que possui uma plataforma própria de treinamento avançado para mulheres, falou do orgulho de ter contribuído para este fenômeno.

"Esse é um tema bastante sensível para mim, pois me especializei em treinamento feminino, criei uma plataforma exclusiva para mulheres e hoje tenho mais de dez mil alunas pelo mundo. Me alegra ver que esforços como o meu e de algumas outras pessoas têm tornado possível o ingresso de mais mulheres na prática da atividade física. Desmistificando e quebrando tabus, resgatando a autoestima e em muitos casos, superando traumas e a própria depressão. Nós mulheres somos cuidadoras por natureza e aos poucos estamos aprendendo a importância de cuidar de nós mesmas", relatou a fisiculturista, que é formada em Educação Física.

A crescente é tanta que hoje muitas fisiculturistas são reconhecidas como ícones do esporte, diferentemente de décadas anteriores, nas quais apenas homens detinham o poder exclusivo dos holofotes. Apesar disso, ainda há um certo caminho a se percorrer, como a diferença no valor das premiações. É o que lamenta a tricampeã mundial.

"Durante muitos anos o fisiculturismo foi extremamente masculino, e muito disso ainda é possível ver hoje, como por exemplo o valor das premiações; as categorias masculinas são extremamente beneficiadas em detrimento das femininas. Quanto ao reconhecimento, as mídias contribuíram muito para um avanço significativo, entretanto é inegável que os homens têm ainda uma grande vantagem nesta questão. Parte do problema somos nós mesmas, mulheres, que não temos uma cultura de nos apoiarmos, comentando, curtindo e compartilhando conteúdo feminino, diferentemente do que ocorre com o público masculino, que é muito mais aguerrido e participativo. Enquanto nós mulheres não entendermos isso, vamos ficar sempre à margem, não só neste esporte mas em todos os seguimentos da sociedade. Como eu sempre falo: mulher, se você quer mais conteúdo feminino, seja mais participativa e assim contribua com o crescimento", sugeriu Ângela, que também falou sobre o reconhecimento dos fãs.

"Nos meus mais de 10 anos de carreira tive a oportunidade de competir em mais de 40 países em cinco continentes. Sem dúvida, sou bastante reconhecida lá fora. Mas minha maior alegria é poder afirmar que o meu grande público está aqui no meu país. Isso se deve, em boa medida, em partes pelo meu pioneirismo e também pelo grande número de conquistas realizadas aqui mesmo no Brasil. Outro ponto que julgo ser importante é a minha obsessão por levar o esporte a todas as pessoas de maneira simples, oferecendo mais do que apenas inspiração, mas também informação e conhecimento contribuindo para que mais mulheres busquem uma vida saudável e feliz", finalizou.

O carinho do público se refletiu na final da Arnold Classic Ohio 2023, realizada em março nos EUA, onde Ângela foi vice-campeã, sendo superada pela canadense Kassandra Gillis. Na ocasião, houve muito protesto nas redes sociais contestando a decisão dos jurados, já que, para muitos, o físico da brasileira estava visivelmente superior ao da concorrente. Ângela comentou o episódio.

"Esse dia sem dúvida ficará marcado na minha memória, não só porque sou extremamente competitiva e, claro, queria ter vencido. Naquele momento meu sentimento não foi só por mim, mas por todas as atletas e as mulheres do Brasil. A derrota faz parte de uma disputa, mas em esportes como este, onde o julgamento é subjetivo, situações como esta não são incomuns. O troféu não foi entregue em minhas mãos, mas o carinho, o respeito e o reconhecimento do público no Brasil e no mundo tornaram esse dia um pouco mais doce. Me resta torcer para que ninguém passe por uma situação semelhante. Eu sigo em frente fazendo meu trabalho, levando motivação e conhecimento pelo mundo, com o mesmo amor e carinho que sempre fiz", garantiu.

Por fim, a ídolo do fisiculturismo falou sobre a cobrança por uma maior clareza quanto aos critérios de julgamento.

"Este é um tema bastante debatido há muitos anos. Ninguém discorda que quanto mais clareza, melhor. O receio dos atletas é compreensível, os padrões estão em constante mudança, o julgamento é feito por pessoas e os critérios são em sua maioria subjetivos, este pacote de coisas faz do fisiculturismo um esporte amado e odiado por tantas pessoas ao mesmo tempo", avaliou.

Confira abaixo a agenda de Ângela Borges na Arnold Classic South America 2023:

Sexta-feira dia 14/04
ARNOLD STAND MAX TITANIUM: 14:00 às 16:00
ARNOLD TALKS: 16:00 às 17:00

Sábado dia 15/04
ARNOLD UNIGUAÇU - palestra sobre treinamento feminino: 09:00 às 10:00
ARNOLD STAND MAX TITANIUM: 10:00 às 12:00
ARNOLD STAND DR. PEANUT: 13:00 às 14:00

Domingo dia 16/04
ENTREVISTA ARNOLD TV: 11:00 às 12:00
ARNOLD STAND MAX TITANIUM: 12:00 às 14:00
ARNOLD STAND STEEL/PROTAN: 15:00 às 16:00