Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Tênis / HISTÓRICA

Roland Garros: Bia Haddad Maia é a 1ª brasileira nas quartas desde 1968

Em jogo tenso, a brasileira Bia Haddad Maia venceu Sara Sorribes e se tornou a primeira tenista do país a chegar às quartas de final de Roland Garros desde 1968

Gabriela Santos Publicado em 05/06/2023, às 10h10 - Atualizado às 14h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bia Haddad Maia bateu recorde para o tênis brasileiro em Roland Garros - GettyImages
Bia Haddad Maia bateu recorde para o tênis brasileiro em Roland Garros - GettyImages

Em jogo duro, Beatriz Haddad Maia venceu a espanhola Sara Sorribes e avançou às quartas de final do simples feminino de Roland Garros. Com o triunfo por 2 sets a 1 nesta segunda-feira, 05, em mais de 3h51 de jogo, a brasileira atingiu mais uma marca importante para o esporte nacional.

Desde 1968 uma tenista brasileira não chega tão longe no saibro francês, e em Grand Slams, quando a lendária Maria Esther Bueno alcançou a marca no tradicional torneio parisiense. O jejum durou 55 anos.

Bia não desistiu e arrancou uma grande vitória em uma partida extremamente disputada. A brasileira não se intimidou com Sara Sorribes Tormo e buscou uma virada espetacular. A vitória de 2 sets a 1, parciais de 6/7(3), 6/3 e 7/5, chegou após quase quatro horas de disputa, sendo o recorde de jogo mais longo do ano no tênis feminino.

O Jogo 

O confronto entre Bia Haddad e Tormo pode ser considerado um dos mais disputados da categoria feminina desta temporada de Roland Garros. As duas rivais se entregaram na partida em busca da vitória e apresentaram um tênis de alto nível. Mesmo assim, a brasileira conseguiu se sobressair e levou a vaga para as quartas de final de Roland Garros. Resultado histórico para o esporte brasileiro.

O primeiro set começou de maneira intensa para a brasileira. Ela não tomou conhecimento de Tormo e foi em busca da vitória com muita intensidade e energia. Bia chegou a abrir uma parcial de 5 a 2 e ficou próxima de fechar a primeira parte do confronto em diversas oportunidades. No entanto, a espanhola não desistiu, levou para o tie-break e conseguiu uma virada espetacular de 7(7)/6(3).

O segundo set entre as duas rivais foi de tirar o fôlego. Confiante, Sorribes voltou com ainda mais força e chegou a ficar com uma parcial de 3 a 0. Mas Bia Haddad não desistiu de tentar buscar o resultado em Roland Garros e foi para cima da espanhola. Ela alcançou o empate de 3 a 3, ganhou confiança e saiu com uma vitória na segunda parte por 6/3. Sendo assim, o confronto ganhou um aspecto ainda maior de decisão.

Bia Haddad e Tormo
Tormo fez uma grande partida, mas não conseguiu evitar a derrota para Bia Haddad (Crédito:GettyImages)


O decisivo e último set não foi diferente do restante da partida. Haddad e Tormo lutaram ponto por ponto para tentar sair com a vitória e classificação para a próxima fase. No entanto, a brasileira levou a melhor. Beatriz foi mais intensa e conseguiu acertar ótimos golpes. A espanhol tentou buscar uma reação, mas o domínio de Bia Haddad e foi maior e ela venceu a partida com por 2 sets a 1 com uma parcial final de 7/5.