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Sneakers / EITA!

Reebok dispara contra Nike e reacende antiga rivalidade entre as marcas

Durante comercial do novo Nano X4, empresa de origem inglesa cutuca antiga rival do estado de Oregon, nos Estados Unidos, reacendendo briga

Redação Publicado em 17/01/2024, às 14h01

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Nano X4 - Reprodução / Twitter
Nano X4 - Reprodução / Twitter

De repente, uma guerra anteriormente adormecida entre marcas de tênis parece estar se esquentando novamente. A batalha de décadas entre a Reebok e a Nike, que esteve no centro das atenções nas décadas de 1980, 1990 e até no início de 2000, acaba de ver outra bala disparada após anos de conflito congelado. Em seu novo anúncio do Nano X4, a 14ª versão do calçado, a empresa inglesa zomba da do estado do Oregon, nos Estados Unidos, e de sua linha Metcon.

O Nano X4, que a Reebok chama de “tênis oficial do fitness”, foi lançado em parceria com a Wodapalooza, uma competição de CrossFit de vários dias em Miami, na Flórida. Num anúncio no Instagram da empresa, a marca revela o seu novo calçado e depois começa a adicionar-lhe tecnologia de forma comicamente desnecessária. O modelo fitness passa a ser o “sapato do futuro” no comercial. Da sola surge tecnologia semelhante ao Shox e Air Max da Nike. O tiro mais notável disparado contra a rival acontece quando o tênis materializa um sistema de proteção de corda que a narração em estilo de IA chama de “algo que ninguém pediu, mas nos disseram que é vital para a experiência de elite do CrossFit”.

A proteção de corda apareceu pela primeira vez no tênis de treino Nike Metcon 7 em 2021 e também apareceu nos modelos Metcon 8 e 9. Ajuda na escalada em corda, mas isso é somente uma pequena parte do treinamento para a maioria das pessoas que praticam CrossFit, ou condicionamento físico funcional em geral, e ocupa muito espaço na parte superior. Quase torna a série Metcon ultimamente inutilizável nas ruas. A maioria dos tênis do esporte tem algum tipo de elemento ou aderência na entressola para ajudar a subir nas cordas, mas a quantidade que a empresa usa não é necessária.

O anúncio continua anexando um foguete no calcanhar do Nano X4, que também pode ser visto como uma foto da desajeitada entressola traseira do Metcon, que inclui uma peça de plástico, que supostamente aumenta a profundidade do agachamento, mas torna o calçado não adequado para corrida. E o sapato fictício do anúncio é finalizado com um leque de verdade feito para refrescar o pé. O comercial termina saltando 2.000 anos no futuro, em vez dos 20 em que a zombaria original se baseia, e um homem está andando pelo chão do ginásio em blocos de metal que não podem ser levantados com um logotipo da Reebok iluminado. Isso poderia ser lido como mais uma referência à Nike e seus tênis de treino com cadarço automático, os Hyperadapts, de 2017.

A rivalidade entre Nike e Reebok vem desde os anos 80, quando os calçados de couro branco da marca dominavam a indústria. Até os anos 90, quando roubaram nomes como Shaquille O’Neal e Allen Iverson da Nike. E na década de 2000, quando a Nike impediu LeBron James de assinar um contrato com a Reebok.