Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / NOVIDADE NO ESPORTE?

Pickleball: esporte que mescla tênis e ping-pong cresce nos EUA

O Pickleball, embora tenha surgido há quase seis décadas, vem se desenvolvendo mais recentemente nos Estados Unidos; entenda como funciona a prática

Redação Publicado em 25/05/2023, às 14h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Torneio de Pickleball - Getty Images
Torneio de Pickleball - Getty Images

O Pickleball é o esporte que mais cresceu nos Estados Unidos nos últimos anos. O fenômeno pode ser justificado pela necessidade de modalidades esportivas que não envolvessem muito contato físico durante o período da pandemia de Covid-19. De acordo com dados da Associação da Indústria de Esportes e Fitness dos EUA, o número de jogadores aumentou em 21% no ano de 2020 e 14% em 2022.

Apesar de sua popularidade ter crescido mais recentemente, a prática é antiga: existe há quase seis décadas, desde 1965, e sempre viveu à sombra do tênis e do ping-pong. Atualmente, cinco milhões de pessoas jogam Pickeball ao redor do globo. “Está crescendo loucamente, em outras partes do mundo também”, destacou Stu Upson, presidente-executivo da USA Pickeball, à BCC.

“São 37 países que fazem parte da Federação Internacional de Pickleball”. Entre as nações que aderiram à modalidade, está o Brasil: a Associação Brasileira de Pickleball se localiza em Governador Valadares, Minas Gerais. A cidade, inclusive, ganhou fama nacional como "exportadora" de talentos brasileiros para os Estados Unidos na década de 1980.

“Diferentemente do tênis ou do golfe, em que você precisa ter aulas, você pode entrar em uma quadra de pickleball e em cerca de uma hora, você já não é tão ruim”, explicou Upson. O Pickleball pode ser jogado de maneira individual ou em duplas. A quadra para a prática se assemelha à utilizada no tênis, porém é um pouco menor em suas dimensões (13,41m x 6,10m).

Prática de Pickeball
Prática de Pickeball (Créditos: Getty Images)

Assim como as demais modalidades com raquete, os objetivos principais são passar a bola pela rede e dificultar a devolução adversária, embora com outras especificidades nas regras. O Pickleball foi inventado por Joel Pritchard e seus amigos Bill Bell e Barney McCallum para entreter os filhos durante as férias de verão em Bainbridge Island. O nome seria uma homenagem ao cachorro de Pritchard, chamado Pickles, que vivia fugindo com a bola.