Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / JOGOS OLÍMPICOS

Jogos Olímpicos 2020: Conheça o Estádio Olímpico de Tóquio

Novo Estádio Nacional de Tóquio foi reconstruído para receber os Jogos Olímpicos de 2020

Redação Publicado em 30/04/2021, às 12h03 - Atualizado às 12h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estádio Olímpico de Tóquio será palco das cerimônias de abertura e encerramento de Tóquio 2020 - GettyImages
Estádio Olímpico de Tóquio será palco das cerimônias de abertura e encerramento de Tóquio 2020 - GettyImages

O Estádio Olímpico do Japão é uma das principais sedes da Olimpíada de Tóquio 2020, adiadas para 2021 por conta da pandemia de coronavírus. Também conhecido como Nacional de Tóquio, o local vai receber as cerimônias de abertura e encerramento do megaevento esportivo.

Além disso, o estádio vai realizar as competições de atletismo e futebol – incluindo as decisões pelas medalhas das disputadas masculinas e femininas.

O Nacional de Tóquio foi usado como o principal estádio para os Jogos Olímpicos de 1964 e foi reconstruído em três anos de obras para a Olimpíada deste ano. Após o término dos Jogos de 2020, o estádio será utilizado para eventos esportivos e culturais.

Novo Estádio Nacional de Tóquio

Desenhado pelo arquiteto Kengo Kuma, o estádio foi reinaugurado oficialmente no dia 21 de dezembro de 2019, e foi erguido no lugar do antigo Estádio Nacional.

Em 23 de dezembro daquele ano, o oito vezes campeão olímpico Usain Bolt foi o responsável por “batizar” a pista de atletismo, dividindo espaço com outras estrelas do atletismo como a holandesa Marlou van Rhijn, velocista tricampeã paralímpica, e a britânica Hanna Cockroft, pentacampeã nacional em provas do atletismo em cadeira de rodas.

Kengo Kuma desenhou o projeto procurando ser cuidadoso com o meio ambiente. Ele deu à estrutura externa um design que definiu como “árvore da vida”, construída em madeira usada como elemento que se aproxima do Jardim do Templo Meiji, que fica próximo ao estádio. A arena tem uma convencional forma oval.

Na fachada, há cinco beirais sobrepostos de camadas de madeira, recolhidas de 47 prefeituras do Japão. Além disso, mais de 47 mil árvores pequenas e médias foram plantadas ao redor do novo Estádio Nacional.

A arquitetura também foi pensada para garantir a circulação natural de ar para dispersar o calor e umidade típicos do verão japonês, contando com 185 ventiladores e sistemas de refrigeração.

*Fonte: Tóquio 2020

Estádio Olímpico de Tóquio será palco das cerimônias de abertura e encerramento de Tóquio 2020

Capacidade

O Estádio Nacional de Tóquio tem capacidade para 68 mil pessoas.

Tóquio 2020

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, adiados para 2021 por conta da pandemia de coronavírus, serão realizados entre os dias 23 de julho e 8 de agosto, enquanto as Paralimpíadas serão disputadas de 24 de agosto a 5 de setembro.

Apesar do adiamento em um ano, o nome Tóquio 2020 permanecerá para a 32ª edição da Era Moderna, que contará com 33 modalidades esportivas.

A capital japonesa foi eleita a província-sede dos Jogos Olímpicos em 7 de setembro de 2013, durante a 125ª Sessão Comitê Olímpico Internacional (COI), vencendo a concorrência de Madri e Istambul. Tóquio foi escolhida como anfitriã do evento com 62% dos votos.

A maioria das competições será realizada em Tóquio, mas outras províncias também serão anfitriãs dos Jogos Olímpicos, como Saitama, Kanagawa, Shizuoka, Chiba e Miyagi.