Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / FÓRMULA 1

Hamilton vence GP da Arábia Saudita e empata com Verstappen

Em prova de três largadas e marcadas por punições, Lewis Hamilton vence no GP da Arábia Saudita, iguala Max Verstappen no campeonato de pilotos e leva disputa pelo título para última etapa

Redação Publicado em 05/12/2021, às 16h59 - Atualizado às 16h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hamilton vence GP da Arábia Saudita e empata com Verstappen - GettyImages
Hamilton vence GP da Arábia Saudita e empata com Verstappen - GettyImages

Lewis Hamilton venceu o Grande Prêmio da Arábia Saudita neste domingo, 5, e empatou o campeonato de pilotos de Fórmula 1, deixando a decisão do título para a próxima e última etapa da temporada, em Abu Dhabi. Em corrida marcada por bandeiras vermelhas, o britânico superou o rival Max Verstappen, segundo colocado. Na linha de chegada, Valtteri Bottas ficou com a terceira colocação.

O heptacampeão, que vem de vitórias nos GPs do Brasil e do Catar, conquistou seu terceiro triunfo consecutivo. A prova deste domingo, no Circuito de Jeddah, contou ainda com uma colisão dos líderes do campeonato na tentativa de ultrapassagem, e Hamilton finalizou a prova sem parte de sua asa dianteira.

Canal SportBuzz:

A prova teve três largadas e quatro pilotos abandonaram a corrida ainda nas primeiras 20 voltas das 50 no Circuito de Jeddah. No primeiro incidente, na 10ª volta, Mick Schumacher, da Haas, colidiu no muro e isso acionou a bandeira amarela e posteriormente a bandeira vermelha. Além do alemão, Sebastian Vettel, Sergio Pérez, Nikita Mazepin e George Russell também não concluíram a etapa.

A prova ficou parada por 30 minutos somando as duas bandeiras vermelhas. Na primeira entrada do safety car, a Mercedes aproveitou para trocar os pneus de Bottas e Hamilton. No entanto, a RBR escolheu não parar Verstappen, que se beneficiou com a bandeira vermelha e herdou a liderança.

Na relargada, Hamilton ultrapassou Verstappen, mas o holandês retomou a posição por fora da pista, o que ter que largar na terceira posição na segunda relargada, que aconteceu por uma colisão entre George Russell, Nikita Mazepin e Sergio Pérez. O piloto da RBR ficou atrás do pole Esteban Ocon e do próprio Hamilton, mas logo assumiu a liderança e teve Lewis em sua cola.

Hamilton vence GP da Arábia Saudita e empata com Verstappen (Crédito: GettyImages) 

Nas duas últimas voltas, os líderes do campeonato protagonizaram disputas polêmicas nas tentativas de ultrapassagem de Hamilton. O holandês chegou a ser punido em 5s. O britânico assumiu a ponta de vez na volta 43. Nos metros finais, Valtteri Bottas ultrapassou Ocon e assumiu a terceira posição para confirmar o pódio.

A decisão do título da temporada 2021 da Fórmula 1 vai para o Grande Prêmio de Abu Dhabi, no próximo domingo, 12. Com a vitória em Jeddah, Lewis Hamilton chegou aos 369,5 pontos e igualou a pontuação de Max Verstappen. Vale lembrar que o holandês tem uma vitória a mais e por isso tem vantagem no critério de desempate, caso os dois não pontuem na última etapa.

Acidente na Fórmula 2

Na largada da corrida 3 da Fórmula 2, o brasileiro Enzo Fittipaldi acertou a traseira do francês Theo Poucheire, que estava em terceiro no grid e ficou parado ao apagar das luzes. Os pilotos foram atendidos e encaminhados de helicóptero para o Hospital das Forças Armadas de Jeddah. O neto de Emerson Fittipaldi, ex-piloto bicampeão da Fórmula 1, sofreu uma fratura no tornozelo.